quinta-feira, 4 de abril de 2019

E quem sabe até de Varandas!...


Bruno devolve orgulho aos sportinguistas

«São muitos os adeptos de bom futebol, sportinguistas ou não, que já definem a equipa do Sporting como Bruno Fernandes e mais 10. Pois bem, se é verdade que ontem essa tirada acaba por ser injusta para um grupo de jogadores que soube ser superior ao Benfica, ao olharmos para a eliminatória, verificando que foi o capitão que marcou tanto na Luz, como em Alvalade, temos de nos render ao talento imenso de um jovem que lidera pelo exemplo.

O triunfo do Sporting no dérbi decisivo de acesso ao Jamor é importantíssimo para o clube de Alvalade. E para o seu presidente. Bruno Fernandes fez mais ontem pela governação emocional do leão do que o conselho directivo desde que foi eleito. Não que Frederico Varandas não esteja a mostrar ser um presidente corajoso e com vontade de resolver o enorme emaranhado de problemas que lhe foi deixado, mas não há nada como bater o rival para que os sportinguistas recuperem o orgulho. Por muito que isso seja até uma tontice.

Bruno Fernandes recolocou o Sporting entre os grandes com aquele golo. Não que o clube tivesse saído desse grupo restrito, mas nos dérbis anteriores a diferença pareceu abismal. Ontem não. Pelo contrário. Tem razão Keizer quando diz que o Sporting foi a única equipa que quis vencer. Por muito que custe a Lage engolir isso, todos vimos que houve um lado que partiu para a frente desde o primeiro minuto e outro que se limitou a apostar nas transições ofensivas como forma de infligir danos ao rival.

Para além disso, a vitória leonina dá a hipótese de o Sporting tentar conquistar o 2.º troféu da temporada. O que para quem vem de um terramoto como foi Alcochete e as consequentes rescisões, dificilmente pode ser considerado negativo.

Uma eventual conquista da Taça frente ao FC Porto poderá, isso sim, voltar a unir o Sporting. O descalabro verde confirmou-se no Jamor a época passada. Mais um título pode reagrupar as tropas em redor da equipa. E quem sabe até de Varandas.

O Benfica abana com esta derrota. A declaração de Vieira no final do jogo mostra a natural preocupação de quem trata da comunicação encarnada. Até porque há uma Liga para conquistar e o desvanecer de uma onda criada em redor de Lage com as mais recentes exibições é perigosa para meta mais desejada.

O Benfica também ficou pelo caminho porque o Sporting quis mais. As águias são superiores, têm mais armas – o que dizer de uma equipa que vai ao banco buscar Jonas quando o leão joga de início com Luiz Phellype –, mas têm de se bater como se não houvesse amanhã.

A expectativa em que Bruno Lage montou a equipa, no fundo quase sempre à espera dos leões e a tentar controlar a vantagem, também foi responsável pela eliminação. Venha o campeonato.

QUESTÕES LATERAIS

Hugo Miguel fez lembrar Zé Pratas

Um critério verdadeiramente incompreensível na amostragem dos cartões foi a nota dominante de uma arbitragem francamente medíocre de Hugo Miguel. Mas o pormenor que me fica na retina é a forma como foge aos jogadores do Benfica no final do encontro. Fez-me lembrar o tristemente célebre episódio de José Pratas. 

Tiago Pinto bem tentou acalmá-lo

A irresponsabilidade de Rafa acrescentou à derrota em Alvalade e consequente eliminação uma baixa para a Liga, o grande objetivo do Benfica para esta época. Tiago Pinto bem tentou acalmar o jogador encarnado, mas já era tarde. Um profissional não pode perder a cabeça daquela forma, principalmente quando o jogo já acabou. A equipa precisa de todos e houve um que pediu escusa. Mal. 

Solidariedade sem diferenças

Tantas vezes de candeias às avessas, Sporting e Benfica souberam esquecer as diferenças e puxar ambos para o mesmo lado no que respeita à ajuda a Moçambique. Já o tinham feito com o jogo no Restelo e ambos voltaram à carga com a recolha de bens e mantimentos. São coisas boas que ficam.»
(Bernardo Ribeiro, Análise ao Sporting-Benfica, in Redord)

Não andará Bernardo Ribeiro muito afastado da verdade ao manifestar duas das suas mais fortes convicções: o Sporting foi quem mais lutou para estar no Jamor e que poderá muito bem estar no Estádio Nacional em 25 de Maio, a chave do reagrupamento do Clube em torno da equipa...


E quem sabe até de Varandas!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Reagrupamento em torno de Varandas?!... Não. Isso é um absurdo. Não confundir a eterna vontade de ganhar ao rival, com um erro de casting que foi a eleição do atual Presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ABSOLUTO não existe! A VERDADE ABSOLUTA, naturalmente também não! Mas há quem se julgo capaz de a possuir! O "anónimo das 13:24" será um desses "EXEMPLARES"! Pobre coitado!!!...

      Eliminar
  2. Um erro de casting por não ser um papagaio?!
    A verdade é que com muito menos recursos já venceu a taça da liga e está na final da taça de Portugal! E mesmo no campeonato, a atual pontuação é superior a muitas outras épocas. E reparo com agrado que os jogadores que Varandas contratou, em janeiro, jogam. Até Wendel, que não estava preparado com o "mestre da tática", já joga e bem! Isto quer dizer que o erro de casting terão sido outros dirigentes e treinadores! Até Keizer está a ter uma boa performance. Prefiro mil vezes Keizer ao JJ basófias. Agora muitos sportinguistas preferem ser brunistas! Deixem-se dessas idolatrias! Percebam definitivamente que o homem a partir de janeiro do ano passado foi o seu maior inimigo cometendo erros clamorosos. Basta ouvir as entrevistas de BdC para confirmar que ele estava completamente refém do treinador e em guerra constante. Acham isto boa gestão?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve tempos - há um bom par de anos! -, que considerei Helder Mestre um ser humano exemplar e intelectualmente honesto. Depois de tudo o que por aqui comentou desde a "queda do anjo Bruno de Carvalho", este comentário de agora impele-me a considerá-lo um CATAVENTO!...

      Eliminar