sábado, 2 de junho de 2018

O resto será propaganda!...




A REPÚBLICA BOLIVARIANA DE ALVALADE

«Cada vez que um órgão de soberania da Venezuela delibera contra o Presidente Nicolás Maduro, este arranja maneira de substituir os elementos a si desafectos e tornear as deliberações, permanecendo no poder, mesmo ao arrepio das disposições constitucionais.

Não há paz, segurança, nem pão na Venezuela, mas isso não parece inquietar Nicolás Maduro, que se autoproclama investido na profética e indeclinável missão de conduzir o país ao radioso destino dos amanhãs que cantam.

Há uma irresistível similitude com o que se passa no Sporting e que importa detalhar.

1. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jaime Marta Soares, e restantes elementos da Mesa, não tendo apresentado, por escrito, ao Presidente do Conselho Fiscal, a sua renúncia, permanecem em funções.

2. Mesmo que Marta Soares tenha dito verbalmente que se demitia, tal declaração não produz efeitos legais.

3. Mesmo que, por absurdo, se considere que Marta Soares se demitiu, ao abrigo do n.º 3 do art.º 37.º dos estatutos do SCP, está na plenitude das suas funções, até à tomada de posse dos seus sucessores.

4. Nos termos do n.º2 do art.º 46.º dos estatutos do SCP, Marta Soares tem de convocar a reunião da Assembleia Geral - no caso de se ter demitido - para data não posterior a 45 dias sobre a ocorrência - neste caso a sua pretensa demissão - pelo que não estará em falta, mesmo nesta perspectiva.

5. Marta Soares tem toda a legitimidade e competência para nomear uma comissão de fiscalização, nos termos do n.º 1 do art.º 41.º dos estatutos do SCP.

6. Marta Soares tem toda a legitimidade de convocar a assembleia geral de dia 23, por sua iniciativa e face aos requerimentos que recebeu da Direcção e de sócios do Sporting, nos termos da alínea c) do n.º 1 do art.º 51.º dos estatutos do SCP

7. A Direcção do Sporting tem o dever estatutário de garantir a logística da reunião da Assembleia Geral e facultar os elementos de que a Mesa careça para a boa condução dos trabalhos.

8. Em circunstância nenhuma, a Direcção do SCP tem competência legal ou estatutária, para nomear uma comissão transitória da Mesa da Assembleia Geral ad-hoc, ou uma comissão de fiscalização. Esta é uma barbaridade jurídica.

9. Igualmente, não assiste à Direcção do Sporting convocar uma reunião da Assembleia Geral e estabelecer a respectiva ordem de trabalhos. Esta é outra barbaridade jurídica.

10. Tal como as coisas estão, só o tribunal vai conseguir desenvencilhar este enredo.

A Venezuela, para além das piores razões, é conhecida pelas suas intermináveis telenovelas. Será aqui também o caso?»

Depois de João Sampaio, Carlos Barbosa da Cruz afina pelo mesmo diapasão e explicita, neste seu texto e em concreto, as suas razões.

O resto será propaganda!...

Leoninamente,
Até á próxima

8 comentários:

  1. Eu "ainda estou vivo..."...

    Não comento...porque nem sei o que dizer ...
    Sporting Sempre...
    SL

    ResponderEliminar

  2. «Os nazis acreditavam na propaganda como uma ferramenta vital para o atingimento de seus objetivos.
    Adolf Hitler,
    o
    Führer
    da Alemanha, ficou impressionado com o poder da propaganda
    Aliada
    durante a
    Primeira Guerra Mundial
    e acreditava ter ela sido a causa principal do colapso moral e das revoltas na frente alemã e na Marinha em
    1918.»
    «Mais, Adolf Hitler e alguns outros altos oficiais nazistas como

    Reinhard Heydrich
    não tinham dilemas morais em espalhar propaganda que eles mesmos sabiam ser falsa e deliberadamente difundiam informações falsas como parte da doutrina
    conhecida como a
    Grande Mentira.»
    https://pt.wikipedia.org/wiki/PropagandaPropaganda, no seu significado original, significava propagar, difundir ou espalhar... Propagar a fé cristã nas missões do estrangeiro, isto no tempo de Urbano VIII...
    Uns são Repúblicas Boliverianas, outros são Repúblicas Sicilianas da Cosa Nostra ou Repúblicas Napolitanas da Camorra! Qual será a que tem a constituição mais democrática?Pena o Estado não ter a força da autoridade para dar o exemplo e repor a legalidade no futebol português! É o niilismo total... Vou prosseguir no meu estado de apateia... Porque isto não merece outra coisa! Tudo tem um início e tudo tem um fim... Quantos grandes impérios não terminaram já?! O mundo é feito de mudança... Do caos nascerá nova vida. Uma coisa boa, é que o futebol em Portugal nunca mais será a mesma coisa! E não será para melhor!
    Ou os sportinguistas pensam que a saída deste Conselho Diretivo do SCP resolve o problema do clube? Seja qual for o desenlace, as divisões e sequelas serão enormes! Esqueçam a média de 40 mil pessoas no estádio! Isso acabou! As pessoas não estão apenas descontentes com o BdC, também estão com o futebol! Oiço muitos benfiqistas que também estão saturados e fartos deste futebol! O futebol português entrará agora na sua curva descendente! E como os seus intervenientes merecem esta decadência! A única coisa boa do futebol são os adeptos e a bola... O resto são mercenários! Eles têm andado a enganar os adeptos, porque todos sabem que o jogo não se resolve nas quatro linhas! Têm sido participantes numa farsa apenas para tirarem proveitos financeiros da mesma! JJ, por exemplo, sabe muito bem que o jogo é uma farsa! A final da taça masculina foi uma farsa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sobre o "post" e as disposições estatutárias e legais do SCP, Helder? Tens algo a dizer?

      Eliminar
    2. Não tenho nada a dizer sobre as disposições estatutárias. Sou mais pelo Direito Consuetudinário do que pelo Direito Romano. Isto das leis é para os mais espertos e não para quem tem razão. Sei apenas que estas manobras prejudicam o clube. E quando o antigo presidente da assembleia geral tem uma coluna vertebral de borracha está tudo dito...

      Eliminar
  3. Sim realmente é um absurdo dizer que o Sr. Marta Soares se demitiu, tá tudo maluco não foi ele que foi aos canais de televisão dizer que todos os membros se tinham demitido e ele próprio também, foi um ClONE do senhor que o fez!
    Claro que sei que 'oficialmente' provavelmente não o fez, mas isso só prova que a ideia nunca seria dar 'voz' aos sócios, nem com assembleias gerais eleitorais mas sim apenas e só fazer cair a direcção e aí nomear as comissões de gestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é óbvio e está perfeitamente correcto. É um serviço a prestar ao clube e ...todos os eleitos estão lá para isso...Marta está a fazer o que lhe compete...

      Eliminar
  4. Caro Paulo Lopes,é por isso que não me canso de escrever que: O SPORTING É NOSSO.

    ResponderEliminar
  5. Grande parte deste imbróglio foi provocado pelo Marta Soares que com as suas piroetas enganou os Sportinguistas ao afirmar publicamente que se tinha demitido mas nunca fazendo conta disso. Demitido ou não teria que marca eleições para a MAG e para o CFD. Não o faz e deu nisto.
    Quanto ao comentário do Barbosa da Cruz, apenas digo que a sua azia é derivado ao facto do seu filho ter sido despedido do Sporting por esta direcção.
    É o Sporting que temos.
    S.L-.

    ResponderEliminar