terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Não sei que raio de sabor terão os "guisados de libras"?!...


DIZ-ME ONDE JOGAS

«Como todos os interessados, gosto de seguir a carreira dos futebolistas portugueses, ou que passaram por Portugal, no estrangeiro.

Eu sei que estas coisas das transferências são assuntos complexos, com facetas muitas vezes desconhecidas do grande público em que, frequentemente, as premências financeiras não permitem a quem vende dar-se ao luxo ser selectivo. Leva quem se chega à frente primeiro.

Há jogadores que viram a sua carreira verdadeiramente empolada, por conseguirem ir jogar num clube de referência (acho que o caso mais patente será o André Gomes, em quem continuo a não vislumbrar méritos para jogar no Barcelona) e outros encalham porque não têm essa sorte (o Rui Costa poderia e deveria ter muito mais títulos, não fora a sua enigmática transferência para o Fiorentina, onde, nos sete anos que lá esteve, nunca foi campeão).

Outras situações são mais enigmáticas; vi, a semana passada, o Leicester jogar contra o Manchester United, onde foi bravo, mas não dá para perceber a razão pela qual o Slimani, nem suplente é.

Vêm estas cogitações a propósito do reiterado interesse do West Ham pelo William Carvalho; trata-se de um jogador com características muito especiais na posição em que joga, sendo claramente uma referência do chamado futebol de posse, pela sua técnica refinada, visão de jogo e capacidade de passe. Noutro contexto táctico, o William, nunca será um jogador vulgar, mas renderá sempre menos.

Quem vê jogar o West Ham, num estilo moldado no jogo directo da procura da cabeça do seu possante avançado Andy Caroll, perguntará o que é que os pés de veludo do William, lá andarão a fazer.

Lembro-me de um Arouca-Sporting em 2013, em que o treinador de então, Leonardo Jardim, empatado 1-1, a meio da segunda parte, tirou o William, que estava a ser o melhor jogador e fez entrar o Slimani, que veio a marcar o golo da vitória. Razão? Leonardo, esclarecido, como de costume, percebeu que William não encaixava num esquema táctico que, face às condições do terreno, mandavam despejar jogo na área do Arouca. E assim o Sporting deu a volta ao marcador.

William pode ir realizar muito dinheiro para o West Ham, mas não creio que se vá realizar como jogador, muito menos ganhar o que quer que seja. 

O talento de William merece outros voos. Diria mesmo mais: mais vale ser campeão no Sporting e querido de todos, do que rico e anónimo, numa equipa inglesa de terceira linha.

Os adeptos do Sporting agradecem e estou em crer que o seleccionador nacional também.»
(Carlos Barbosa da Cruz, Opinião, in Record)

Penso o mesmo e subscrevo inteiramente aquilo que Carlos Barbosa da Cruz deixou bem explícito e mais claro que a água, neste seu artigo de opinião. Mas o que poderemos nós, adeptos sportinguistas fazer, quando a muitos dos nossos leões lhes dá na real gana de começarem nervosamente "a escavar no chão", para depois partirem à desfilada ao encontro de "sacrossantas desilusões"?!... 

Também poucas dúvidas terei de que William não será excepção! E que, infelizmente, não será o último a fazê-lo! Mesmo quando em Alvalade alcançam estatuto e absolutas garantias na construção do futuro!... 

Não sei que raio de sabor terão os "guisados de libras"?!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Eu acho que por vezes as pessoas perdem a noção dos valores que os futebolistas ganham.

    Carlos Barbosa está a dizer que William não é considerado "rico" agora? Um jogador que ganha €1,5M limpos por ano, é verdade que pode sempre ganhar mais, mas não ser considerado "rico"? ......

    ResponderEliminar
  2. Eu também não sei. Mas sei que, no lugar deles, também ia tentar saber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Álamo, perdoe-me o OFF, mas... esta é imperdível.

      http://misterdocafe.blogspot.pt/2017/12/carregueirabenfica.html

      Da minha parte, só digo que não quero ser desmancha-prazeres, ainda para mais vivendo nesta época de boa vontade. Por isso, se precisarem de um empurrãozinho extra -desnecessário, bem sei, os que eles dão são mais do que suficientes- é só dizer.
      Os amigos são para as ocasiões, carago!

      Eliminar