sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Continua complicado para muita gente manter a coluna direita!...

Com uma história única no desporto e, particularmente, no futebol português, o Clube de Futebol “Os Belenenses” tomou conhecimento de que a FPF aprovou a criação de uma comissão técnica independente que tem por fim estudar e categorizar as competições disputadas em Portugal.
Campeão Nacional em 1945/46 e vencedor da Taça de Portugal em 1941/42, 1959/60 e 1988/89, na história do Clube de Futebol “Os Belenenses” constam mais três títulos nacionais relativos à conquista do Campeonato de Portugal em 1926/27, 1928/29 e 1932/33.
Entende o Clube de Futebol “Os Belenenses” que estes títulos, tendo sido conquistados na única prova de cariz nacional que se disputava no nosso País, devem ser justamente contabilizados e somados ao título de Campeão Nacional de 1945/46, confirmando-se desta forma o cariz único de um clube que sempre esteve ao nível dos maiores.
Tem o Clube de Futebol “Os Belenenses” noção de que uma corrente de pensamento defende a equiparação desta competição à Taça de Portugal, mas recorda – voltando a frisá-lo – que à época das conquistas do Belenenses não se realizava em Portugal qualquer outra competição nacional de clubes – a Liga portuguesa arrancou apenas em 1934/35.
Tal como as Taças dos Campeões Europeus conquistadas antes da denominação Liga dos Campeões são incluídas nos palmarés europeus dos clubes, na mesma categoria, entende o Clube de Futebol “Os Belenenses” ser justo que estes títulos lhe sejam reconhecidos.
A grandeza do Clube de Futebol “Os Belenenses” nunca nos levará para discussões inflamadas sobre o tema, antes para um caminho de estreita colaboração com o nosso parceiro FPF, ao qual disponibilizamos todo o auxílio que venha a ser necessário para que deste debate resulte luz e esclarecimento.
Restelo, 15 de Dezembro de 2017
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”

Embora reconhecendo ao Clube de Futebol 'Os Belenenses' a coragem de vir exigir publicamente os justos méritos que nunca lhes foram reconhecidos, será bom recomendar aos seus dirigentes a imperiosa necessidade de limparem dos seus olhos a ramela que, em tempos de verdade que preconizam o fim da obscuridade que desde há longos anos se abateu sobre o futebol português, parece conduzi-los, ou mesmo obrigá-los, a afirmar que "a Liga portuguesa arrancou apenas em 1934/35"! Ao contrário da cegueira patente na subserviente afirmação da Direcção do Clube de Futebol 'Os Belenenses', a liga portuguesa apenas arrancou na época de 1938/39, depois de quatro anos em que paralela e simultaneamente com o Campeonato de Portugal, se realizou em regime excepcional a Liga Experimental, que viria então e só depois, a dar lugar ao Campeonato Nacional da Primeira Divisão.

Continua complicado para muita gente manter a coluna direita!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Os campeões deixaram de o ser porque passado uns anos mudaram tudo,reescreveram e alteraram a história.
    Onde isto vai parar?
    Qualquer dia,daqui a uns anos, dizem que a taça da liga é que representava o campeonato por exemplo.
    E andamos nisto..Aliás isto é uma bela demonstração do que é o futebol português.
    Para uns vale tudo e não têm vergonha na cara,são uns frustrados que viraram fanáticos e é vê-los por ai degladiarem se na lama e nos bastidores por associações,árbitros,delegados,dirigentes aliados etc etc são um nojo.
    E já que eles não têm vergonha na cara a C.Social ainda consegue ser pior e pactuar com isto nestas décadas.
    SL

    ResponderEliminar