sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Um dia destes vier a ser presidente do Benfica!...



O cão - no Brasil mais conhecido por cachorro! - com o nome científico Canis lupus familiaris, é o animal de estimação mais popular em todo o mundo e considerado como o melhor e mais fiel amigo do homem. Parente do lobo, o cão começou a ser domesticado há mais de 30 ou 40 mil anos e está cientificamente provado que será o animal com maior capacidade de empatia para com o homem, ou seja, capaz de entender uma boa parte dos seus sentimentos e emoções melhor que qualquer outro animal.

O cão é um animal extremamente social, dotado de grande capacidade de olfacto e audição, o que lhe permite desempenhar tarefas que vão muito para além do simples animal de companhia: o cão pode ser treinado para busca e salvamento, guia de invisuais e pessoas com outros problemas de saúde, agentes policiais e judiciais, entre muitas outras pessoas especialmente deficientes, chegando até a desempenhar as mais variadas tarefas humanas, como substituir o seu dono na compra do jornais e outras tarefas que requerem extrema inteligência.

Há longos anos que o Benfica, inteligentemente, se rodeou de uma significativa matilha de cães, exactamente para desempenhar importantes e variadas tarefas do quotidiano que, levadas a cabo por este animal, ninguém se atreverá a julgá-lo com a severidade que usaria em relação a qualquer dos seus dirigentes.

Nessa extensa matilha e particularmente em áreas mais sensíveis, o Benfica rodeou-se de cães especialmente dotados e treinados, que todo o mundo já se habituou a conhecer pelo nome, destacando-se entre todos, um "canito" que dá pelo nome de Zé Eduardo, cuja especial vocação e incumbências será substituir o seu presidente em cerimónias onde é preciso dizer determinadas "verdades" que ficariam mal na boca "orelhuda" da mais alta individualidade do "grande estado lampiânico".

Terá sido o caso ocorrido ontem na celebração do 15º aniversário da Casa do Benfica na Bairrada, aqui reportada pelo jornalista Bruno Gonçalves, onde perante "mais de duas centenas de benfiquistas" - o Benfica estará a entrar em profunda letargia na minha querida Bairrada, o que lamento, mas não saberei bem se hei-de chorar, ou rir! - parece ter aparecido o citado cão Zé Eduardo, para "ladrar a encomenda ordenada pelo presidente orelhas"! É para isso que servem os cães, para ladrar! E o canito ladrou assim:

«Não me interessa em nenhuma circunstância o que os outros dizem de nós. Importa-me apenas o que nós fazemos e o que nós pensamos. É-me indiferente ouvir os outros a ladrar. A caravana passa e o nosso trabalho continua. Vivemos uma época em que todos se movem apenas por interesses e, sabe-se lá, utilizando que meios...»

Mas que grande cãozarrão o Zé Eduardo me saiu! A ladrar assim, que ninguém se admire se...

Um dia destes vier a ser presidente do Benfica!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Há apenas uma alternativa a esse canito..."o avô" de um desses leitões que e saboreiam na sua linda Bairrada...e assim teremos o "porcomoniz...tiró dedo do nariz..."

    SL

    ResponderEliminar
  2. Será este um galicão? Um canidelinha? Ou, simplesmante, uma cadelinha?
    Domingos Soares Oliveira deixou de ser o delfim do orelhas?

    Este Zé Eduardo tem um ar de Pitbull, lá isso tem. Mas cacareja?
    As galinhas andam doidas, andam doidas as galinhas e deixam-me confuso.
    O que é certo é que, desta vez, o orelhas não teve de se contradizer...

    ResponderEliminar