segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

E não é apenas por incompetência!...


A arbitragem autogoleia-se

O maior factor de instabilidade do futebol profissional não são os clubes: são os maus árbitros. Admitam-no

«O que influenciará mais os maus fígados dos adeptos contra os árbitros? O que se escreve nos jornais e diz na televisão ou erros grosseiros de arbitragem que, em duas semanas, ajudam (não foram a única razão, claro) a abater quatro pontos ao líder do campeonato? Erros grosseiros que, por razões diferentes, passaram ao lado do video-árbitro; na jornada anterior porque o árbitro Rui Costa nem sequer quis reavaliar a grande penalidade sobre Danilo Pereira, do Porto, e agora porque um árbitro assistente não viu Aboubakar três metros em jogo, nem respeitou a instrução de esperar pela análise do VAR num lance de golo, impedindo o recurso a essa ferramenta. A arbitragem perdeu o clássico com estrondo e deve admiti-lo para que subsista um mínimo de sanidade e confiança nas instituições. Os árbitros não estão a fazer o seu papel de juízes equidistantes na decisão do campeonato e vão demolir o video-árbitro muito mais depressa do que os críticos. São eles o maior factor de instabilidade no futebol profissional, como já foram no ano passado e no anterior. Não se confunda os sintomas com a doença.»
(José Manuel Ribeiro, Opinião, in O Jogo)

"Os árbitros são o maior factor de instabilidade no nosso futebol"!...

E não é apenas por incompetência!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. Também me não admiraria nada, se fosse desejo dos árbitros..."acabar" com o VAR...
    É que apesar de tudo, o VAR veio em parte "tirar-lhes poder"...por exemplo nessa situação do fora de jogo que acabou "por retirar" um golo ao Porto que só o árbitro auxiliar "viu" ...
    É que tudo deverá tender, para que nesses casos...seja o VAR a "resolver" e isso "deixa os apitadores sem margem...para executar as ordens dos e-mails..."..o que diga-se "é uma chatice"...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Uma crónica bastante pró-Porco! Onde estava este jornaleiro quando os apitadores favoreciam vergonhosamente os azuis?! A conversa era que os sportinguistas eram calimeros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, há um momento em que, seja para o que for, se tem que pôr a pré-história de lado e dizer, convicto, "A partir daqui...".
      Eu esperava que esse ponto fosse o aparecimento do VAR, mas não esperava -decididamente, não esperava- que todo o problema nascesse em 3-4 árbitros e... no sistema, isto é, quem os nomeia, quem os avalia e, até, quem escolhe os candidatos a árbitros.

      Esta época tem sido esclarecedora: temos a APAF, como manto protector, temos Jorge Sousa, Soares Dias e Hugo Miguel como cabeças de cartaz e temos a porcaria que se vai sabendo -e os e-mails vão revelando- no que se refere a escolhas dos "futuros" e avaliação dos presentes.
      O que se passou na semana anterior e neste fim de semana, mostram que o problema não está em dirigentes, mesmo em comentadores, incluindo os mais animalescamente berrantes -o problema está, acima de tudo, nos árbitros e em quem, na sombra, os maneja.
      Faça tábua-rasa do ante e pós-VAR e olhe o que temos nesta absurda mistura de arbitragens/APAF's/VAR e dos e-mails. Esqueça o "antigamente".
      Percebe melhor o "hoje"?

      Eliminar
  3. E não é de agora... Mas parece que agora é que estamos no fundo... Rebobinem lá o filme ai uns... 25 anos e voltamos a conversar....

    HIPÓCRITAS....

    "A conversa era que os sportinguistas eram calimeros!"

    SAUDAÇÕES LEONINAS...

    ResponderEliminar
  4. "Sabem" muito e pensam que somos esquecidos...

    SL

    ResponderEliminar
  5. Parece que também há uma cartilha azul. Ouçam, se puderem a conferencia de imprensa do Sérgio C. a seguir ao jogo e voltem a ler este artigo do J.M.R. e vejam lá se não falam em uníssono.

    ResponderEliminar
  6. Mas todos sabemos que em termos de corrupção... lampiões e andrades...
    Estão um nível semelhante...
    SL

    ResponderEliminar