quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Esperava-o há mais tempo!!!...


Sem lugares cativos, por favor

«Tenho respeito e gratidão por Fernando Santos. E considero Cristiano Ronaldo um dos melhores futebolistas de todos os tempos, bem como, já o escrevi, Portugal tem para com ele uma dívida que nunca lhe poderá pagar pelo contributo que deu para que em qualquer canto do mundo o nosso país seja conhecido por todos. A esperança tem de ser a última coisa a morrer, desejo que ambos sejam felizes e nos honrem no Qatar, contudo, temo que a inexorável curva do declínio os tenha atingido.

Há um limite para tudo. De resistência física e emocional, de paciência, e os portugueses estão definitivamente a perdê-la com Fernando Santos e Cristiano Ronaldo. Na nova série da HBO, "House of the Dragon", ouve-se: "o marinheiro sensato foge da tempestade quando ela se aproxima". Na nossa Selecção parece que ambos estão à espera que as grandes bátegas de água e ventos demoníacos se abatam sobre eles, sem qualquer remissão. Não apelo à deserção nem a desistências, apenas peço bom senso e análise antes dos próximos combates.

Fernando Santos por teimosia ou qualquer outra dependência que desconheço, só prejudica Cristiano Ronaldo, a sua imagem e o seu legado, ao mantê-lo 90 minutos em campo nos dois últimos jogos. E cada vez mais se questiona a sua titularidade, pois o seu momento de forma e confiança é deprimente.

Espanha não tem medo de dar a Pedri e Gavi, dois garotos, a importância que o respectivo talento impõe. Por cá, a idade é um posto, demora uma eternidade a entronização da qualidade. Ê óbvio que Vitinha e Rafael Leão têm de ser titulares indiscutíveis e com Luis Enrique, António Silva seria no mínimo convocado pois é o melhor central a actuar em Portugal, com um início de temporada excepcional apesar de só ter 18 anos. Com o engenheiro não foi. Ponto.

Ninguém compreende a opção por William Carvalho, Bruno Fernandes nunca se impôs com as Quinas ao peito e quando Bernardo Silva passa ao lado do jogo é menos uma unidade em campo. Portugal tem talento de sobra para fazer muito mais. É um pecado capital andar a "cheirar" a bola quando temos capacidade e qualidade para ser mandões e dominadores. O cinismo de Fernando Santos, que se acentuou após a conquista do Euro com a sua ideologia puramente resultadista, é a cicuta que nos impede de ousar ser maiores.

O seu futebol é um tédio absoluto, uma exasperante angústia ver talentos fabulosos reduzidos à mediania e em muitos momentos à mediocridade. Falta pouco tempo para o Mundial e as nossas expectativas andam pelas ruas da amargura. Vão a tempo de dar a volta a este estado de espírito, de preferência sem lugares cativos na equipa, por favor. Por muito que Cristiano Ronaldo mantenha a aura divina, a cabeça e as pernas já não são as mesmas. Lamento.»

Finalmente vejo Rui Calafate a "tirar o tapete ao seleccionador"...

Esperava-o há mais tempo!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Mas as certezas de Calafate são os um pouco desejo dele.... Vitinha e Leão titulares? Se tivessem jogado alguma coisa de relevante neste jogo, ainda vá... Mas não foi o caso, pois não?

    ResponderEliminar
  2. João Mário, Vitinha e Rafael Leão foram 3 nulidades.
    Por aí Calafate não chega lá.
    O que falhou aos 88' foi a defesa; o que esteve a fazer Palhinha no Banco?
    Calafate, Cala-te , por favor
    SL

    ResponderEliminar