sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Por isso é que não põem os cotos nos mundiais e europeus!...


«Manuel Ugarte é uma estrela em expansão no universo Sporting, galopando na amplitude e conquistando (cada vez maior) protagonismo na ideia de Rúben Amorim com as saídas de Palhinha e Matheus Nunes para Inglaterra: aos 21 anos, os números – da Champions, por exemplo – ajudam-no a confirmar essa inequívoca expressão, que tal como Record já noticiou será compensada com um aumento salarial, a fechar nas próximas semanas.

Já lá vamos, porque primeiro é preciso apresentar as justificações para tamanha influência, números que saem directamente da montra milionária. Com recurso à OPTA, percebemos que nas duas primeiras jornadas da fase de grupos da Liga dos Campeões é o internacional uruguaio quem aparece em segundo no ranking dos duelos disputados (37 contra os 64 de Petkovic, do Dínamo Zagreb), subindo a primeiro nos que aos conquistados diz respeito (26 em 2 jogos). Também reina nos ‘tackles’ – totais (15) e bem sucedidos (9) – não se saindo nada mal nas intercepções, onde só Eric Bailly, central do Marselha, o ultrapassa (tem 12 contra as 10 de Ugarte).

No que aos registos diz respeito, uma nota final para a distância que o internacional pelo Uruguai percorre: é o sexto atleta dos grupos em quilómetros (24,7), dado demonstrativo da sua constante atenção ao jogo.

Pasta para fechar em breve

A influência do médio sobe e com ela... sobe o ordenado: Record avançou, ainda na pré-temporada, que a nova época traria uma revisão ao contrato do camisola 15 dos verdes e brancos, processo que foi adiado com as movimentações perto do final do mercado, nomeadamente a saída de Matheus Nunes para o Wolves, que tal como Ugarte é representado por Jorge Mendes.

Há algum tempo apalavrado, o acordo prevê que o sul-americano possa passar de um ordenado líquido de 200 mil euros/época para praticamente meio milhão (será acima dos 400 mil). Não mexerá, contudo, na duração do vínculo, válido até Junho de 2026, nem na cláusula, que já está nos 60 milhões de euros.

Ugarte cresce mas é um projecto inacabado, no campo – Amorim considera que pode render muito mais – mas também no papel, uma vez que a administração está a trabalhar para ter o máximo possível dos seus direitos: em 2021 comprou 50% por 6,5 milhões de euros ao Famalicão e durante a temporada pagou mais 2 milhões por mais 10% aos 30 jogos (pelo menos 45 minutos de utilização), exercício que vai repetir aos 60 e 90, dados os contornos obrigatórios da cláusula. Ao mesmo tempo, existe a intenção de comprar o remanescente do passe junto do Fénix, clube que o vendeu ao Famalicão e que ainda reserva 20% do atleta.

Clubes da Premier já o têm no radar

O crescimento de Ugarte satisfaz Amorim, mas ao mesmo tempo não passa despercebido lá fora: os jogos na Liga dos Campeões têm sido fundamentais para o facto de o médio já estar referenciado por vários emblemas da Premier League, sabe o nosso jornal. Não quer isto, porém, dizer que no horizonte esteja alguma formalização de intenções, pelo contrário, dado que o treinador dos verdes e brancos transmitiu à SAD que o sul-americano é indispensável, ainda mais depois de um defeso onde se concretizaram as saídas de dois centrocampistas, Palhinha para o Fulham e Matheus Nunes rumo ao Wolves. Ugarte também só pensa no Sporting.

NÚMEROS

26 duelos conquistados na Champions é o melhor registo de um jogador na presente fase de grupos e esse estatuto pertence a Ugarte, que foi ao confronto um total de 37 vezes.

8 jogos em 8 possíveis de ‘Manu’ esta época, registo que não chegou a ser abalado pela lesão na lombar, no final da pré-época. Só não foi titular a abrir, em Braga, e na recepção ao Portimonense.

60% dos direitos desportivos do futebolista estão nas mãos do Sporting. A SAD pode adquirir mais duas tranches de 10% (2 M€ cada) ao Famalicão se Ugarte fizer 45’ em 60 e 90 jogos.»
Por Bruno Fernandes e Filipe Balreira

Perdoar-me-ão os meus estimados leitores, mas haverá uma questão fundamental que não posso, não quero e não devo deixar de acrescentar e que, inexplicavelmente, nem BF nem FB, abordaram: Manuel Ugarte nestes dois primeiros jogos da Champions não foi admoestado com qualquer cartão amarelo! Se estabelecermos o paralelo com as quatro jornadas da nossa liga em que o uruguaio esteve presente, constatamos em cada uma dessas partidas ter sido contemplado com a cartolina amarela, sendo neste momento o jogador do Sporting mais amarelado, com 4 amarelos, numa tabela por si liderada ex-aequo com Colombatto (Famalicão), Fabiano (Braga) e Varela (V.Guimarães)...

É assim que os árbitros portugueses "preparam" os títulos de campeão neste país!...

Por isso é que não põem os cotos nos mundiais e europeus!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário