terça-feira, 20 de setembro de 2022

Dar a resposta necessária e suficiente!!!...


«Em situações de crise ou de festa, quando fala em conferência de imprensa, Rúben Amorim gosta de recuar ao momento que lançou o Sporting para a reconquista do título em 2020/21: então, um surto de Covid-19, na Academia, obrigou a equipa a isolar-se em Lagos, longe de casa e das famílias; logo de seguida, o doloroso afastamento da Liga Europa, aos pés do LASK Linz, potenciou a desconfiança instalada desde a época anterior. Foi este, grosso modo, o inesperado ponto de partida do Sporting rumo a uma época que veio a revelar-se histórica e, para o bem ou para o mal, para travar a euforia ou procurar motivação, Amorim não esquece estas lições do passado...

Pois bem, dois anos depois, a montanha que o Sporting tem para escalar é quase tão alta, senão maior, do que essa. Apesar de um arranque de sonho na Champions (vitórias sobre o E. Frankfurt e o Tottenham), o início de campeonato tem sido um pesadelo (10 pontos em 21 possíveis) e, ao cabo de 7 jornadas, a percepção geral, dos adeptos e da crítica, é a de que dificilmente será possível inverter esta realidade. O desafio é enorme, e Rúben Amorim já o assumiu publicamente, mas difícil é diferente de... impossível e o técnico também fez questão de sublinhar esta mensagem dentro do grupo. Na verdade, segundo Record apurou, na sequência da derrota com o Boavista, no Bessa (2-1), que pôs termo a quatro triunfos consecutivos (11-0 em golos), o treinador deixou um alerta bem vincado perante os jogadores, numa conversa que teve lugar na Academia, antes da folga.

Margem zero

Sem se focar em demasia na questão dos objectivos, mas lembrando que, antes de pensar na distância para o 1.º lugar, há que garantir a ‘zona Champions’, Amorim insistiu na ideia de que é proibido perder mais pontos nesta fase do campeonato, sob pena de comprometer, de vez, todas as ambições na prova. Para estancar a hemorragia, é preciso mais do que um penso rápido e, por isso, Amorim pediu ao plantel para trabalhar no sentido de conseguir uma boa série de vitórias, depois da pausa para as selecções. É este, afinal, o ‘pormaior’ que falta ao Sporting, na análise do próprio Amorim, que vê a equipa a dominar como um grande, mas sem consistência nos resultados. A conclusão do treinador é clara: não basta jogar melhor do que em temporadas anteriores, é obrigatório ganhar.

A equipa volta hoje ao trabalho em Alcochete, muito limitada por ausências, devido a problemas físicos e às selecções. Triste pelo contexto mas sem endurecer o discurso, Amorim pediu ao balneário uma reflexão durante esta pausa no calendário de clubes. O objectivo passa por recuperar a confiança e... correr arás do prejuízo na Liga, sabendo que agora a margem de erro é nula.

Champions é um oásis no deserto

Numa altura em que se cumpre a pausa para os compromissos das selecções, o Sporting vira a página com um sentimento agridoce. Se, por um lado, somou uma derrota pesada a nível emocional frente ao Boavista, por outro os leões têm tido uma prestação exemplar na actual edição da Champions, situação que não passa ao lado de Amorim. No discurso perante os jogadores, o treinador deixou claro que o desaire no Bessa não pode desmotivar para a segunda fase da época, cujo início está marcado para o dia 30 (Gil Vicente) e inclui desafios (importantes) da prova milionária.

Líder no grupo D, com 6 pontos, fruto dos triunfos históricos perante o Eintracht Frankfurt (3-0) e o Tottenham (2-0) – os leões nunca tinham vencido na Alemanha nem somavam triunfos frente a ingleses na Champions –, o Sporting quer manter a regularidade na montra europeia, uma fonte importante de encaixe financeiro para os cofres do clube. Nesse sentido, as próximas duas partidas na Champions frente a Marselha como visitante (dia 4 de Outubro) e em Alvalade (dia 12) podem permitir um passo importante, o que levou Amorim a pedir concentração total ao plantel nesta fase de preparação.

Promete assumir responsabilidade

Depois da derrota no Bessa, que considerou "completamente injusta", Rúben Amorim veio assumir que "a diferença começa a ser muito grande" mas recusou "atirar a toalha ao chão". Até porque, disse o treinador, a equipa "está no caminho certo", apenas peca nos detalhes que são decisivos para garantir a tal sequência de vitórias em falta. "Temos de ganhar a consistência de equipa grande porque o resto está lá tudo. Tem a ver com aproveitar as oportunidades, ser melhores com a bola à frente da área", referiu Amorim, que antecipou uma promessa, aconteça o que acontecer: "Cá estarei para assumir as responsabilidades."

Defesa permeável gera apreensão

Amorim havia lançado o mote à equipa de não sofrer golos em partidas consecutivas, algo que sucedeu no período que compreendeu os triunfos desde o Estoril até ao Tottenham (com 11-0 em golos), mas barreira leonina voltou a cair perante a pantera. Na raiz do problema, surgem várias questões quer individuais quer colectivas, mas uma das prioridades do técnico também passa por melhorar os índices de concentração no sector recuado. Veja-se que o Sporting não sofria tantos golos (10) ao cabo de 7 jogos na Liga desde 2003/04, então com Fernando Santos ao leme. A título de exemplo, na época passada os leões só concederam 10 golos na Liga, em Janeiro, na 17ª jornada; e em 2020/21 tal sucedeu na 18ª ronda.»
Por Filipe Balreira e Vítor Almeida Gonçalves

Resta saber até que ponto as palavras de Amorim chegam ao grupo e depois, se o grupo está à altura de ...

Dar a resposta necessária e suficiente!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Acredito que "daremos a volta por cima..."...
    temos tido um manifesto azar,,,mas eu acredito que...
    "o azar não pode estar sempre atrás da porta..."

    Não é bom (é mesmo muito mau...), estarmos atrasados como estramos...
    Mas há ainda muito campeonato...
    E certamente outros... também não irão ganhar sempre...
    Nem terão sempre "o favor dos var's..."

    Sporting Sempre...!

    Abraço...
    Boa saúde...
    SL

    ResponderEliminar
  2. Está é q é essa. Quem ganha ao totenham não pode jogar com o Boavista daquela maneira

    ResponderEliminar