segunda-feira, 1 de junho de 2020

Adeus e vai-te embora!!!...


Pôr os pontos nos 'is' é a ordem do dia

«O assunto que eu menos desejo abordar neste espaço, hoje e já há algum tempo, é o ex-presidente destituído. Tornou-se vincadamente repugnante relembrar o personagem e os seus mais de cinco anos à frente do Sporting Clube de Portugal.

Por força das circunstâncias, nomeadamente o desfecho do julgamento sobre a invasão à Academia, sentimos a obrigação de voltar a comentar o evento e, inevitavelmente, quem presidia ao Clube nesse período.

Com este post, pretendo fechar o "livro" e é o meu mais sincero desejo não ter de voltar a o abrir num futuro próximo. Dito isto, não o faço sem primeiro dizer algumas coisas que me vão no íntimo e uma vez que não estou aqui com a intenção de agradar a gregos e troianos, também não me incomoda muito ferir algumas sensibilidades.

Ao longo da sua existência centenária, o Sporting Clube de Portugal agregou bons e maus dirigentes, bons e maus presidentes, mas Bruno de Carvalho chama a si a distinção de ser a figura mais ignóbil que já representou o nosso Clube.

É um ser humano de baixos valores morais ou éticos, mentiroso compulsivo e sobretudo obsceno, que não olha a meios para servir os seus interesses pessoais. Um insignificante anónimo da sociedade, surgiu em Alvalade através do pára-quedas populista, com o ínfimo condão de agregar à sua volta um agrupamento de ideólogos de baixo nível, energúmenos e alguma boa gente que se deixou iludir pela proverbial banha da cobra.

Ocasionalmente já apelidei alguns de anormais, mas mesmo reconhecendo que a maioria não o é, só anormalidade pode verdadeiramente demarcar quem ainda hoje o segue depois do muito que ocorreu nos últimos anos e que, de certo modo, ainda persiste.

Só esta condição excepcional pode realmente explicar o não reconhecimento que a recém-absolvição de Bruno de Carvalho no Tribunal de Monsanto não infere de modo algum a sua total inocência e isenção de responsabilidade, directa ou indirecta, na infame invasão à Academia Sporting.

Podemos imaginar interpretações subtis e atirar para o meio da discussão os argumentos mais criativos e fantasistas, mas a análise final, hoje e eventualmente nos anais históricos, por mentes sensatas, só poderá ser que o evento só surgiu no pensamento dos malfeitores e levado a cabo, pela simples razão de Bruno de Carvalho ser o presidente do Clube, tendo ele tomado parte ou não no todo do processo.

Nunca tive grande esperança de haver total condenação, apenas e tão só porque não confio na Justiça portuguesa. Por conseguinte, o veredicto de registo desapontou, sem dúvida, mas não surpreendeu.

Onde sempre depositei bastante confiança num ajuste de contas foi nos resultados de uma auditoria. Uma foi de facto efectuada no início do consulado de Frederico Varandas, mas com um desfecho muito insatisfatório, ou porque não investigou ao nível mais desejado ou ainda porque os actuais dirigentes decidiram que não beneficiaria a imagem do Sporting vir lavar roupa suja na praça pública. De qualquer modo, não há acusações dirigidas ao ex-presidente destituído porque não há provas, mas, mesmo assim, não se livra de suspeitas. Aquela sua choradeira no Tribunal sobre a falta de meios para transporte público, marcou-me decisivamente, neste contexto.

Ainda fica muito por dizer, mas já escrevi mais do que era a minha intenção inicial. Sei antecipadamente que este texto não vai agradar a uns quantos leitores, mas como referi logo no início, não estou aqui para agradar a ninguém.

Para aqueles cujo primeiro instinto é de denegrir e insultar por todos os meios, aconselho-vos a não perder tempo precioso, dado que essas 'obras' não serão lidas por mim e muito menos publicadas.»
(Rui Gomes, in Camarote Leonino, em 31 de Maio de 2020, as 04:48)


Com a devida vénia a Rui Gomes, autor do blog 'Camarote Leonino',  sirvo-me do "réquiem" com que pretendeu celebrar as exéquias do destituído, em primeiro lugar pelo motivo óbvio de partilhar o seu assertivo pensamento de "fechar o livro" e não o voltar a abrir num futuro próximo e, em segundo lugar, porque dois leões a repetirem as mesmas palavras sobre tão insignificante 'figurinha', já seriam demasiados leões!...




Acrescentarei apenas, como legenda de um dos mais felizes de todos os cartoons, entre os inúmeros que a sua caricata figura terá sugerido a tantos e tantos dos nossos artistas...

Adeus e vai-te embora!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Está provado cientificamente a ligação entre os pensamentos e as doenças. O ódio, o rancor, a raiva e a amargura provocam grandes maleitas ao corpo. Depois o estômago, o coração, o fígado e o pâncreas é que pagam a fatura...

    ResponderEliminar
  2. Para o SCP que é aqui o que me interessa, foi bom saber que foi absolvido, nesta matéria acredito nele, até porque acredito que há mais culpados e deveriam ser descobertos! Tirando o atropelo aos estatutos, ainda não vi matéria suficiente para tão grande crucificação! Sou de longe, e admito que com ele ainda fui ver alguns jogos a Alvalade...tinha equipa,jogavam futebol agradável,por vezes muito bom...como ainda não vi nada de melhor, nem plantel,nem finanças,nem direcção,nunca mais fui a Alvalade! Deus queira que esteja enganado,mas se tivermos Varandas mais 10,20 ou 30 anos é tantos quanto aqueles que andaremos a chuchar nos dedos...Não sou,nem nunca fui adepto de linchamentos públicos...sou Sportinguista como qualquer um de vós que deviam ter orgulho de ainda nunca termos um presidente condenado pela justiça! Tudo mais que queiram falar, é só para não estarem calados! Viva o SCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário! Como vê, outros há que preferiam o nome do clube da lama, só para que se condenasse o "coreano", essese sim, verdadeiros répteis.

      Eliminar
  3. Agradeço a publicação do meu texto e as suas simpáticas palavras. Não o visito diariamente, mas gosto de ver os temas que aborda nos seus posts. Serve-me de alerta. Continue com o bom trabalho. Abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelo seu comentário e pela atenção que dispensa à contribuição que tento oferecer a uma das grandes paixões da minha vida! Grato também pelo abraço amigo, que retribuo. Sempre pelo Sporting que, como muito bem diz, "somente se vive, ou não"!...

      Eliminar
  4. O que me parece escusado é continuar a falar de uma figura execrável que vai arrastar-se no tempo sempre à espreita de poder apanhar uma côdea caída da mesa de qualquer um. O mal que fez ao Sporting é incomensurável, mas pelos vitos continua disposto a fazer ainda muito mais. Aos sportinguistas só resta enviar tão sinistra figura para o caixote do lixo da história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi exactamente o que pretendi com este 'último postal' que publiquei. Espero e desejo nunca mais escrever por aqui o nome de tão sinistra figura que, infelizmente, tivemos a desventura de suportar tanto tempo!...

      Eliminar