terça-feira, 9 de junho de 2020

Só eu sei quanto o lamento!!!...


Fim da linha para Francisco Geraldes no Sporting
Aos 25 anos, após quatro empréstimos e sabendo que não está na primeira linha de Rúben Amorim, o jogador formado na Academia está aberto a escutar propostas que lhe permitam ter minutos

«O futuro de Francisco Geraldes dificilmente se fará de leão ao peito: ao que O JOGO apurou, a época 2020/21 deve trazer um novo desafio para o médio, contexto que se baseia em várias premissas, de passado mas também de futuro.

Começando por aquilo que aí vem, nos planos da SAD do Sporting não está, de momento, a renovação do contrato do futebolista, que termina no final da próxima temporada. Chico está ao corrente desta situação e, aliado a este facto, sabe que está a chegar a um ponto decisivo da carreira ainda sem ter conseguido cumprir um dos seus maiores objectivos, ser titular indiscutível dos leões.

Alvo de quatro empréstimos, uns mais bem sucedidos que outros (no Rio Ave, em 2017/18, fez 38 jogos, mas no AEK, já esta época, ficou-se pelos seis e voltou), Geraldes pretende jogar com regularidade, olhando também para mercados onde sabe que reconhecem as suas qualidades e onde terá a oportunidade de alcançar a tão desejada regularidade competitiva.

Sem compromissos imediatos, o médio, destro mas com enorme facilidade em jogar de canhota, quer terminar a temporada com mais do que os dez jogos que realizou até ao momento, mas até aí também parece não estar no posto certo: Battaglia e Matheus Nunes povoam, para já, o meio-campo, Wendel está a caminho (recupera de lesão no joelho direito) e para o duelo em Guimarães, domingo passado, Rúben Amorim decidiu levar um futebolista que neste ano desportivo ainda não tinha feito parte das contas, Mattheus Oliveira. O Sporting olha para Geraldes como um activo importante e, confirmando-se a intenção de o deixar sair, tentará sempre encontrar uma solução onde ambos saiam a beneficiar: o médio rumando a um lugar ao sol e a SAD fazendo valer a qualidade de Chico no mercado.»
(Bruno Fernandes/Rui Miguel Gomes, in O Jogo, em 08 Junho 2020 às 09:48)


Aos jornalistas Bruno Fernandes e Rui Miguel Gomes, do jornal O Jogo, dá a ideia de ter sido entregue a ingrata missão de colocar um termo naquele que a mim, sportinguista, há muito se afigura como um dos mais surpreendentes quanto incompreensíveis tabus produzidos na última década em Alvalade.

Depois dos sucessivos 'falhanços' protagonizados por Francisco Geraldes, muito em especial nos últimos cinco anos, já pouco mais terei a acrescentar ao que repetidas vezes por aqui deixei transparecer: "quando o homem não quer, a obra morrerá inacabada"!...

Recuso-me por isso a tecer quaisquer considerações mais sobre o passado, o presente e o futuro da carreira de Francisco Geraldes, como futebolista. Porque depois de espalhadas pelo chão as cinzas das esperanças do passado, depois das decepcionantes interrogações de um inexplicável e rotundo fracasso no presente, terei deixado de acreditar, definitivamente, no futuro da carreira do Chico, no futebol...

Decerto que admito que o homem possa vir a singrar num outro qualquer caminho que eventualmente venha a escolher. Mas até nesse caso, e desejo profundamente que possa estar enganado, me parece que, por tudo aquilo que nos tem mostrado nos últimos anos, Francisco Geraldes alguma vez seja capaz de triunfar seja no que for! Falta-lhe a fibra de que são feitos os vencedores!...  

Só eu sei quanto o lamento!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Caro Álamo,

    Este é um caso daqueles que não vale a pena insistir. "Já não há nada a fazer ou conversar, chegou a hora de acabar!". É minha opinião que o Francisco é um míudo díficil de motivar e entusiasmar, nunca me pareceu verdadeiramente feliz. É procurar outro rumo, sendo que tanto clube como jogador tentaram que resultásse.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Francisco Geraldes, talento futebolístico tem e de sobra.
    O problema é que além do talento futebolístico, é um jovem moralmente bem formado, com valores educacionais e morais que o sustentam ideologicamente (lembro-me quando foi surpreendido num momento de pausa a ler um livro do Saramago e gozado nos media por esse facto …), nunca poderia singrar no actual mundo do futebol mafioso, armadilhado pela corrupção dos dirigentes, empresários e quejandos.
    O que me mais impressiona é que até hoje nunca o vi, ao contrário de tantos outros (Simões, Podences, etc., todos eles pequenos no tamanho e no espírito) dizer mal do SPORTING, o clube que acolheu muito jovem e o formou. Só por isso, mostra como é diferente.
    Por isso, se for verdade que não vai continuar no SPORTING, o meu desejo é que tenha os maiores sucessos na carreira desportiva futura.
    Penso, no entanto, que o facto de pensar pela própria cabeça, fazer uso da sua inteligência, e ter autodeterminação, fará dele uma pessoa de sucesso, mesmo fora deste ambiente promíscuo do futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caro Carlos Antunes terá apontado e bem, por ser justo reconhecê-las, as excelentes qualidades de Francisco Geraldes. Porém, terá cometido o pecado da parcialidade e esquecido que Geraldes, como todo o ser humano, é um ser imperfeito e terá alguns defeitos também, um deles terrível, que o poderá impedir de vir a ser "uma pessoa de sucesso": é indolente, lânguido, molengão, mandrião, preguiçoso, resumindo, como assinalei no postal, falta-lhe a fibra que caracteriza os vencedores!...
      Se evidenciasse um terço apenas que fosse, da "fibra" e da vontade indómita de Cristiano Ronaldo, até poderia vir a ser melhor do que ele, porque em termos do talento que a Natureza lhe concedeu, acho-o mais completo! Assim, viverá sempre, parasitariamente, à custa de quem tem vivido até agora e será sempre um falhado, seja qual for a actividade que escolha. Esta é a minha opinião, tão válida e legítima quanto a do caro Carlos Antunes. E como lamento que seja assim e quanto desejo enganar-me. O futuro dar-nos-à a resposta!...

      Eliminar