quinta-feira, 28 de junho de 2018

Que fossem os sportinguistas a decidir!...



«Hoje foi o primeiro dia em que consegui despir a camisola de Presidente do Sporting CP.

Olhar para trás e de forma calma olhar para tudo.

Tenho de começar logo com um primeiro agradecimento especial aos quase 30% que votaram na nossa não destituição. Nem vale mais discutir se foram mais ou não. Vale a pena agradecer, do fundo do coração, a estes Sportinguistas que mostraram toda a sua confiança, gratidão, carinho e reconhecimento pelo trabalho feito e que estava a continuar a ser realizado.

Depois um enorme agradecimento aos 6 Leais companheiros de Direcção e ao Fernando Carvalho, guerreiro resistente do CFD.

E estes 5 anos? Do popular ao populista. Do discurso - forma versus conteúdo - às tomadas de posição. Forma construtiva ou destrutiva de agir.

Nunca quis ser um Líder populista. Um demagogo de frases feitas, que age para seu benefício e que quer levar as massas por promessas ocas mas apelativas.

Pelo contrário, sempre quis ser um Líder popular, com os pés assentes na terra, com um discurso mobilizador que voltasse a devolver o orgulho e respeito a um Clube que estava adormecido, resignado e sem energia.

E aqui acho que começou um pouco a confusão entre ser popular ou populista.

Era fundamental ter um discurso forte para "acordar" os Sportinguistas e lhes devolver a crença de que podiamos de facto voltar a ser o Grande Sporting! Um discurso ambicioso, virado para dentro e para fora, demostrando ao Mundo que estávamos aqui para vencer tudo e exigir de volta o que tinhamos perdido: Respeito.

Isto abriu uma guerra geracional que não era de todo o pretendido. Temos uma geração que conseguiu ter a sorte de ver um Sporting CP a ser o crónico vencedor e sem precisar de ter um discurso de "combate". Esta geração conseguiu ver o Sporting CP vencer com a possibilidade de ter um discurso "estadista". Depois temos uma geração que pouco ou nada viu o Sporting CP ganhar. Que estava habituada a ser gozada, com o Sporting CP a ser considerado um Clube amigo e simpático. Uma geração que quer ser feliz.

Estas gerações distintas não têm de estar antagonizadas. Têm todos apenas de perceber e entender os desafios do Séc. XXI para um Clube que, dos grandes, era o mais pequeno e o mais endividado.

A minha pressa de devolver alegrias ao Universo Sportinguista pode ter sido entendida por alguns como accão de um populista e que dividiu as gerações. Mas nunca foi essa a minha intenção. Prometemos um Clube que voltasse a ser a Maior Potência Desportiva Nacional e conseguimos esta época provar isso, de forma inequívoca. Voltar a ser um Clube de ADN eclético e fizémos o Pavilhão. Que se podia ser competitivo no futebol e manter a maioria da SAD (e com lucros constantes). Isto não são tiques de um populista, são actos de uma equipa que se quis de matriz popular e que cumpriu sempre as suas promessas, conseguindo uma mobilização nunca vista no Clube, com a Missão Pavilhão, a unificação da Curva Sul no Estádio e estarmos quase na meta dos 180.000 Associados.

Mas confesso que se olhar bem, se olhar profundamente, a pressa com que tudo foi feito, o trabalho 24h/24h que não permitiu um sentido mais diplomático de actuação, pode ter deixado uma imagem errada a muitas pessoas. Fui pouco hábil na diplomacia, pois não tinha mãos a medir num trabalho e objectivo de recuperação desportiva, financeira, de imagem, que tem uma dimensão de necessidade e de empenho que ninguém imagina.

O discurso? A vontade de fazer sempre mais, e mais e mais, levou a que o discurso não fosse moderado. E era necessário ter tido a habilidade de não criar desgaste e ruptura com esse discurso. Mas a verdade é que, quanto mais sucesso mais e maiores os ataques sofridos. Quanto mais ataques mais necessidade de defender o Clube com unhas e dentes. Quanto mais se defendou o Clube com unhas e dentes mais o discurso começou a parecer destrutivo, belicista, nunca apaziguador... Um ditador arrogante mas afinal era só um Líder apaixonado e disposto a dar a vida pelo nosso Clube. Mas o discurso levou a que muitos Sportinguistas se afastassem, mesmo não percebendo o porquê... Nem eu percebi, até esta reflexão. Afinal, o conteúdo era aparentemente 100% correcto, os objectivos até estavam a ser cumpridos (excepção ao futebol sênior profissional), o sucesso ia aumentando, mas com isso também a imagem de um ditador, belicista e incapaz de se proteger. As minhas tomadas de posição nunca quiseram refletir o que sou na realidade, mas tão somente o que, dia a dia, tinha de ir superando para resolver todos os problemas herdados e os constantes obstáculos que nos eram colocados. Foco total no trabalho e foco 0 no tratamento da imagem pessoal / política / institucional do Presidente. Sempre acreditei que os resultados tudo superassem, até porque todo o discurso e tomadas de posição eram para o Clube chegar ao sucesso. O Clube chegou ao sucesso e a minha imagem pessoal ficou totalmente deturpada ao olhos de muitos. E são as pessoas que têm culpa? Algumas ajudaram, alguma comunicação social contribuiu, mas o maior culpado fui eu que, na busca constante da Glória do Clube, me esqueci de mim próprio e da forma que deveria projectar a minha imagem.

O meu desejo é simples, que se acabe com este processo disciplinar e se permita aos Sportinguistas ouvirem todos os que quiserem falar e decidirem o futuro do Clube e SAD.

E neste momento é muito importante não provocar mais fragmentações do Universo Leonino! Vamos encarar cada lista com o respeito que merece, pois querer servir o Clube não é um "crime" mas sim um acto de paixão.

Vamos ter a humildade de reconhecer as nossas virtudes e os nossos defeitos. Vamos ter a humildade de receber de braços abertos todos os que queiram apresentar o seu projecto para o Sporting CP.

Apelo novamente para que parem com os processos disciplinares em curso, e que deixem aos Sportinguistas a liberdade de se candidatarem e aos outros de poderem escolher quem querem, no próximo dia 8 de Setembro, a liderar o Clube, incluindo o último Presidente e o seu CD, se tal for a nossa decisão.

A demonstração que somos um Grande Clube em tudo é deixar todos, os que assim o quiserem, sem decisões de “secretaria” contrárias, ir a eleições e ver o seu projecto ser aprovado ou reprovado por quem manda: os Associados.

Já agora importa realçar que os Sportinguistas, no máximo, teriam decidido na última AG que queriam novas eleições e não que fossemos suspensos ou expulsos de associados, e com isso afastados das mesmas.

Somos um país livre e democrático e por isso deixemos a liberdade de candidatura e voto aos sportinguistas.

Foi bom poder fazer este exercício claro sobre 5 anos, onde afinal existiram mesmo falhas que lamento, que apesar de achar que são de pormenor a verdade é que contribuí para muitos erros de percepção e de raciocínio, que são legítimos e devem ser respeitados e devidamente ponderados.

Obrigado por 5 anos de puro prazer e orgulho em servirmos o Clube que amamos e a família que adoptámos como nossa: os Sportinguistas!»

Pela primeira e única vez, o sportinguista que sou, depois de por três vezes consecutivas ter depositado nas urnas os meus votos por Bruno de Carvalho, compreendo e aceito que tenha utilizado o Facebook para se explicar perante a grande nação leonina.

E embora de há muito tempo a esta parte a minha decepção e frustração não tenham conta nem medida, compreendo e aceito as suas palavras, a sua mágoa, a sua frustração, a sua humildade no reconhecimento dos erros que cometeu e o seu apelo, que julgo justo, para que uma derradeira oportunidade lhe seja concedida.

Tenho a plena convicção de que uma considerável maioria de sportinguistas exclamará, depois de ler estas últimas palavras  de Bruno de Carvalho, "pois é, cantas bem mas não me encantas"! Recuso, como sempre recusei ao longo de toda a minha vida, alinhar em fundamentalismos. E continuarei sempre a acreditar que todo o homem e mulher são recuperáveis...

Certo e óbvio que depois dos últimos cinco anos, não poderia esta humilde e surpreendente confissão alinhavada em apenas 23 parágrafos, que devorei emocionado num instante, mesmo admitindo, de pé atrás, que o "Mondeguinho não tenha nascido na Estrela", pretender apagar num momento o rasto que a muitos sportinguistas terá sugerido uma cega, narcísica, arrogante, autocrática e decepcionante caminhada. Mas volto a sublinhar que me parece justo o seu apelo de que lhe seja conferida a possibilidade de se recandidatar e de provar ao longo de uma campanha que se antevê difícil para todos, que as palavras de hoje não serão mais do que uma operação de cosmética, porventura concebida e levada à prática por um qualquer competente e inteligente "comunicador-fantasma".  

Apesar de há muito ter compreendido e interiorizado como fechada esta triste página da história do Sporting, se me fosse dado o privilégio de decidir, seria exactamente isso que faria, porque convicto de essa ser a melhor via para alcançar a pacificação de que o Sporting imperiosa e urgentemente necessita. E então, mais uma vez, democraticamente e melhor do que qualquer forum de decisão interna ou externa ao Sporting...

Que fossem os sportinguistas a decidir!... 

Leoninamente,
Até à próxima 

26 comentários:

  1. Desculpe mas um presidente que tenta dar um golpe no clube criando uma MAG fajuta para marcar uma AG, determinada ilegal pelos tribunais, com o intuito de mudar os estatutos por forma a que o votos dos sócios valha menos (aquela história do presidente do CD poder nomear membros para o lugar de eleitos demissionários), não merece menos do que a pena de suspensão máxima: um ano. Se BdC não for castigado qualquer outro presidente pode tentar fazer o mesmo que não se passa nada. A tentativa de subverter a ordem legal no Sporting foi continuada, organizada e sistemática. Todos recebemos os mails com a tentativa de nos convocar para actos ilegais. São pelo menos 170 mil provas de acção contra os estatutos. Se não for suspenso sinalizamos para a sociedade que somos uma casa da mãe Joana. Não somos. O sr. Bruno de Carvalho que tenha paciência mas terá que ser castigado. Se gosta mesmo do clube como diz, o que é de duvidar uma vez que já quis até deixar de ser Sportinguista, o sr. Carvalho deveria sim confessar as faltas que fez e aceitar o castigo. Viram algum arrependimen por ter agido contra a lei? Eu não vi. Eu vi só um choradinho manhoso contra a aplicação dos estatutos sobre quem prevaricou -- como foi o caso dele. No fundo continua a querer limpar o chão com a lei do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isto mesmo! Há um ditado que diz. Vocês já viram um vigarista sem lábia? É que se não a tem.. não consegue ser vigarista

      Eliminar
  2. Antes já se dizia que só uma AG ia pacificar o clube. Agora quer-se dizer que só deixar o facebruno ir a eleições é que pacifica o clube. O que pacifica o clube é cumprir os estatutos e suspender merecidamente o ex-presidente. Os brunistas só aceitam um clube presidido por BdC e portanto eleições ou não se BdC não ganhar a guerra continuará do lado deles. É inútil. É preciso respeitar a maioria dos sócios que deixou bem claro que não aceita presidente que tentam dar golpes no clube valendo-se de sua posição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não contesto minimamente a legitima posição de JRamos.

      Eliminar
  3. Os estatutos não valem para uns e deixam de valer para outros. Se puder ir a votos segundo as regras, que vá. Se não puder que arranje emprego e vá ver a bola ao domingo que todos somos poucos a apoiar o nosso Sporting.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro e transparente como água pura, a posição de JHC. Creio contudo que a "pedra de toque" estará na aplicação ou não de sanções disciplinares, por parte da Comissão de Fiscalização, legítima e actualmente em funções no Sporting, decorrente da instauração do processo disciplinar a Bruno de Carvalho. Sabemos que decisões desta natureza serão sempre consequência da forma como são interpretadas as leis, neste caso os Estatutos do Sporting, e temos exemplos flagrantes até nos tribunais, de as interpretações variarem consoante as pessoas que formam cada colectivo decisor. Na minha óptica, na legítima decisão que for tomada pela Comissão de Fiscalização, estará ou não a possibilidade de Bruno de Carvalho se recandidatar. Aguardemos.
      SL

      Eliminar
    2. É isso tudo, caro Alamo.
      Quero que tudo decorra com transparência e dentro das regras definidas. Não tenho razões para duvidar da idoneidade dos membros da Comissão de Fiscalização. Mesmo conhecendo a posição de alguns destes membros acredito que serão justos na apreciação do caso.
      Se BdC não for impedido de ser candidato que se apresente com propostas e gente qualificada e cá estaremos para escolher o que acreditamos ser melhor para o Sporting
      SL

      Eliminar
  4. "A Técnica da Vitimização", by Bruno de Carvalho.
    Também poderia ser o "Perdoem-me", do mesmo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que concordo com o Liondamaia. E a sorte que tenho por nada ter de decidir, no meio de toda a minha sempiterna e incorrigível benevolência...

      Eliminar
  5. '...E isto é poder e o poder inebria e alucina, faz-nos acreditar na infalibilidade e na intocabilidade, coisas como “se ganhámos antes, vamos ganhar outra vez”. O poder também relativiza a sorte, ou melhor, reclama-a porque a sorte protege proverbialmente os audazes e o azar castiga os incapazes. Sobretudo, e concluíndo, o poder parece uma certeza assim que se começa a prolongar no tempo.

    Só que nada é eterno, poder ou sorte ou dinheiro...'

    De Pedro Camdeias Tribuna Expresso

    ResponderEliminar
  6. Ia comentar mas o comentário do JRamos às 17:44 diz quase tudo.

    Antes de escrever umas linhas, a declaração de interesses: sempre apoiei BdC até 6 de abril de 2018. Mesmo com muita reticências desde a AG de 17 de fevereiro de 2018.

    Cabe à Comissão de Fiscalização decidir, e parece-me difícil que decidam outra coisa que não a suspensão por 1 ano ou a expulsão de sócio. Poderão, politicamente, deixar a decisão para o futuro CFeD eleito a 8 de setembro. Mas, caramba, com tanta violação dos estatutos e com tantos ilícitos disciplinares, seria um escândalo que o fizessem. E a suspensão/expulsão não é nenhuma perseguição.

    ResponderEliminar
  7. Ninguém poderá estar certo das palavras agora escritas por BdC... Ele fez por merecer essa desconfiança... (estas teriam sido as palavras perfeitas, senão antes, aquando dos terríveis acontecimentos de 15 de Maio..., após um primeiro parágrafo onde apresentava a demissão e convocava, de imediato, eleições...)

    Não deixo, no entanto, de corroborar as palavras do autor deste blog, aliás, posição que sempre defendi desde os fatídicos acontecimentos, para que lhe seja dada, não a última oportunidade, mas a possibilidade, de concorrer livremente ás eleições que, tardiamente (em todos os aspectos que queiram considerar) aí vêem...

    Tem um capital positivo que poderá potenciar, sendo que a democrática decisão da última AG lhe deixará um duro e sinuoso caminho a percorrer... mas nada nem ninguém poderia apontar, futuramente, 'ses'... 'E se...'... Não há 'ses' se os sportinguistas puderem decidir em consciência e na posse de TODOS os dados...

    Tem a palavra o Sporting Clube de Portugal na(s) pessoas dos seus actuais representantes... que deverão desde já esclarecer INEQUIVOCAMENTE esta posição na medida em que, também eles, demonstraram alguns avanços e recuos nas opiniões que publicamente assumiram...

    Fica desde já o alerta que poderia ser a derradeira oportunidade (quiçá a sua, de BdC, última missão enquanto figura destacada do universo leonino) para que ordeira, democrática e civilizadamente pudéssemos ter não um debate, mais um debate, mas 'O' Debate que todos os sportinguistas anseiam... O FUTURO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL PODERÁ DEPENDER DISSO...

    Já agora permitam-me uma opinião nenhum desse(s) debate(s) deveria ser feito fora do âmbito físico dos meios Multimedia do SPORTING... (não excluo, muito pelo contrário, a possibilidade de entrevistadores externos ao mundo Sporting)

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting sempre em primeiro lugar!...
      Grande abraço amigo ZE
      SAUDAÇÕES LEONINAS

      Eliminar
    2. Não é do interesse do Sporting, do seu futuro, da sua credibilidade enquanto instituição, que não proteja a sua integridade ilibando de responsabilidades disciplinares quem cometeu graves ilícitos contra os estatutos. Vivemos numa democracia representativa e portanto confiamos em órgãos legítimos para defender o estado de direito. Não é porque um conjunto de cidadãos faz muito barulho, vem para as redes sociais ou organiza manifestações que se ligitimam actos ilegais ou inconstitucionais. Vivemos num Estado de Direito de uma Democracia Representativa. A aplicação da lei não depende da simpatia ou antipatia popular mas da lei em vigor.

      Eliminar
    3. Nada a opôr à posição de JRamos...

      Eliminar
    4. É a sua posição... a minha é esta...

      De nada valerá estar a chover no molhado da legalidade, dos estatutos, se os primeiros se os últimos... se os que vigoram ou os que deviam vigorar... Enfim... era voltarmos ao antes... Se queremos definitivamente enveredar pelo caminho da unificação (não por complacência para com alguém mas por achar importante ouvir esse alguém) então a minha opinião manter-se-á pois o capital positivo, DE TODOS, deverá ser relevado para esse fim... e estarei disposto a não relevar o capital negativo de ninguém...

      Se quisermos outro caminho, também estarei disponível, mas não me parece o correcto... Se é para refundar a leoninidade então façamo-lo empenhamos no desígnio maior que é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL...

      Eliminar
    5. Neste postal, disse o que faria se fosse eu a decidir e o meu pensamento aponta ao que o caro ZE também defende. Mas entenderei e aceitarei o que os orgãos competentes e legítimos entenderem por bem decidir...

      Eliminar
  8. Este ultimo comentário é de uma lucidez impressionante e diz tudo o que deveria sêr feito para que ninguém , mas mesmo ninguém , tivesse ``ses´´ Sómente mais uma opinião : se foi criada com tanto orgulho a Sporting TV e após tanto achincalhamento da CMTV ao nosso clube custa-me , ao fim de 68 anos de vida , a subserviência dada a esta estação pela nova comissão , pensando que esta opinião é comungadaserá pela maioria dos Sportinguistas .SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que de modo algum será subserviência da Comissão de Gestão do Sporting, à CMTV, antes a escolha de um inteligente e realista caminho no sentido de melhor defender os interesses do Clube. O mundo que nos rodeia não gira em torno dos interesses do Sporting, antes girará em volta dos interesses de quem é proprietário das estações de televisão, rádios, jornais e sites. Caberá sempre aos dirigentes do Sporting optar em cada momento pelos caminhos que melhor sirvam os interesses do Clube. Ninguém ficará a ganhar com guerras estéreis de "alecrim e manjerona". São necessários realismo e um profundo pragmatismo. Se a CMTV puder levar e difundir mais rapidamente a nossa mensagem, não devemos estar com preconceitos que de algum modo nos possam prejudicar. Talvez tenha sido esse um dos maiores erros de Bruno de Carvalho...
      Nada nem ninguém da grande nação leonina alguma vez pretenderá depreciar o papel da SportingTV, mas o seu alvo resumir-se à aos adeptos sportinguistas e por vezes há mensagens que importa fazer chegar a um universo mais alargado. Do "orgulhosamente sós" bastaram 48 anos de fascismo. O Sporting tem necessariamente de se abrir ao mundo. A sua dimensão universal não se compadece de preconceitos menores!...

      Um abraço para o Ribatejo Sportinguista e SL

      Eliminar

  9. Vamos ter consideração por BdC.
    BdC depois de passar 5 anos a trabalhar 24 sobre 24 horas para pôr o Sporting ao seu jeito tem de estar, naturalmente, desgastado. Ultimamente até já se notava algum desnorte. Dizia uma coisa de manhã, dizia outra coisa à tarde, e à noite o discurso era totalmente diferente. Só podia ser cansaço.
    Compreendo perfeitamente que o seu amor ao Sporting faça com que queira rapidamente voltar ao ativo.
    Mas nós sportinguistas, melhor nós sócios, não o devemos deixar. Por muito amor ao Clube que BdC tenha não pode estragar a sua saúde para pôr o Sporting à sua maneira.
    Temos de proteger BdC. Obrigemo-lo a ir descansar! Que reapareça daqui a uns anos. Se ainda for sportinguista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obriga-me a minha consciência de cidadão preocupado com o meu semelhante, que aplauda e considere o teu altruismo, meu caríssimo amigo "8"!...
      Penso nada ter a acrescentar às tuas sábias palavras, senão um grande e fraterno abraço leonino.

      Eliminar
    2. Percebo perfeitamente este argumentário..., aliás foi algo que até já me tinha passado pela cabeça, e na defesa de um eventual futuro participante activo - já que a história jamais o poderá retirar de lá, quaisquer que sejam as razões, boas ou más - na vida leonina, até poderemos pensar que seria a melhor opção...

      Contudo, no estado actual, acho premente e quase obrigatório ter um contraditório, ou por outra, uma 'defesa' ao actual estado de coisas... Se for esse o preço que tiver de pagar BdC, - o preço de não mais querer, ou poder, participar activamente - então que o pague mas, na minha opinião será obrigatório ouvir a sua voz... Assim ele o queira, possa e saiba fazer (direi que ao fim de dez segundos da sua primeira intervenção saberemos ao que virá...)

      Quanto às cmtv's desta vida... percebo a posição do amigo Álamo..., mas parece-me que, para já, a verdadeira discussão apenas interessa ao mundo leonino..., sem esquemas, sem respaldos e principalmente sem regies pre-programadas e automatizadas...

      SAUDAÇÕES LEONINAS

      Eliminar
    3. Certamente, caro ZE, que haverá duas fases na campanha eleitoral que inexoravelmente se aproxima: primeiro uma mais intimista circunscrita aos media leoninos e só depois estendida aos canais com outras audiências. Não vejo nenhum inconveniente, bem pelo contrário, em que seja dada aos sportinguistas, dentro de casa, a oportunidade de se identificarem mais a fundo com os projectos, longe do escrutínio geral.

      SL

      Eliminar
  10. Meu caro, este post do BdC não é para ser levado a sério. Ainda no Domingo estava a chamar ao Sousa Cintra homem do tremoço e que era um homem ultrapassado já no seu tempo de presidente.
    A sua única preocupação é manter o emprego e o estilo de vida.
    Não há qualquer arrependimento no post. Não pede desculpa por ter criado orgãos paralelos, por exemplo. Não é um post desinteressado a pedir desculpa. A sua preocupação é poder ir a eleições, ele que expulsou Godinho Lopes de sócio, mas que agora quer acabar com os processos ou de se vangloriar de ter impedido no sábado o sócio José Pedro Rodrigues de votar, em virtude deste ter um processo disciplinar.
    Não tem nada de concorrer a eleições. O Sporting precisa de paz, não de confusão contínua. Ele é um mentiroso compulsivo. Ainda na semana passada dizia que se perdesse não se recandidatava mais.
    Ele já perdeu nas urnas num processo democrático. Se se candidatar, perde, mas com o “clube em cacos” como ele deixou, não será fácil ganhar já, por isso daqui a 4 anos, lá aparece BdC outra vez para “salvar o clube”. Se agora recandidata-se, não tendo hipótese.
    E, acima de tudo, os estatutos são para se cumprir e as violações foram extremamente grosseiras, como a criação de órgãos paralelos para criar leis que lhe permitissem perpetuar-se no poder. É um indivíduo com ideias e com ações altamente perigosas para o clube. E podíamos continuar com muitos exemplos, um deles é a censura na Sporting TV ou o próprio facebook dele, cujos comentários negativos são todos eliminados. Não aceita opiniões contrárias à sua. Tem e deve ser expulso de sócio! Ele e os outros 6, mais a Judas, etc, sob pena dos estatutos não terem valor.

    ResponderEliminar
  11. Se é para ouvir Bruno de Carvalho ele fala o que quiser. Ninguém lhe quer cortar o pio. Se é para suspender o processo disciplinar e dar o dito pelo não dito então que se torne aceitável em geral que o CD do SCP passe a agir sem limitações estatutárias. Vamos começar com o Torres Pereira? Ou agir sem limitações estatutárias vale só para o Bruno de Carvalho?

    SL

    ResponderEliminar