sexta-feira, 11 de março de 2016

O terceiro mito!...


A GRANDE DÚVIDA

«O Benfica está numa fase feliz. Exceptuando o jogo com o Porto na Luz, tudo lhe sai bem. Contra o Zenit, por exemplo, marcou os 3 golos da eliminatória depois dos 86 minutos (e dois deles aos 90’+5). Contra o Sporting, viu Ruiz falhar incrivelmente dois golos feitos. Parece que um escudo invisível o protege.

O Sporting, pelo contrário, está numa fase infeliz. Em Guimarães e contra o Benfica criou umas 8 ou 9 oportunidades e marcou… zero! A equipa está a pagar a factura da felicidade que teve no início da época, quando ganhou vários jogos nos últimos minutos. E está a pagar a imprudência de ter deixado fugir o goleador Fredy Montero.

A grande questão que agora se levanta é esta: as coisas vão continuar assim ou mudarão? O Benfica continuará a ser feliz ou de repente a roda da fortuna mudará? Se tudo continuar assim, Rui Vitória quebrará de uma assentada dois mitos.

Primeiro: o mito de que Jorge Jesus era insubstituível. Se o Benfica for campeão, provar-se-á que a ‘estrutura’ resistiu à saída do ‘cérebro’.

Segundo: o mito de que é preciso rodar os jogadores. O Sporting jogou sempre nas provas europeias com uma 2ª equipa e o Porto também fez muitas alterações. Ora o Benfica tem jogado sempre com a mesma equipa (excepção feita às mudanças por lesão ou castigo) e não mostra sinais de cansaço por isso. Vão os jogadores encarnados aguentar? Vai a deusa da fortuna continuar a ajudar? Ou neste final de época tudo se inverterá de um lado e doutro da 2ª Circular? É esta a grande interrogação do momento.»

Lembram-se deste "paroquiano" ter vaticinado a vitória do Benfica no dérbi?! Pois eu durante muitos dias, vi-me obrigado a viver com "a pedra no sapato" e jurei que jamais me voltaria a "meter" com ele!...

Obviamente que JAS terá tido um pequeno lapso de memória quando alinhavou a sua crónica: esqueceu-se do "terceiro mito", que eu, por cortesia e desalinhado com os "carneiros", vou deixar para mais tarde!...

"You no creo en las brujas, pero que las hay, las hay!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. "deusa da fortuna"? Há quem lhe chame outras coisas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois há...:

      "Vaca", "Mija". "Colinho", "Sorte", "Sistema"...
      Eu sei lá as "coisas" que se lhe podem chamar...!

      Eliminar
  2. Antes do jogo, em conversa com amigos, eu dizia convicto que o nosso SCP era favorito a ganhá-lo (e consequentemente a vencer o campeonato); mas que a incapacidade de finalização poderia deitar tudo a perder.
    Parece que "adivinhei" o óbvio - o leão jogou muito melhor que as galinhas ... e perdeu.
    Infelizmente, aproveitamos a janela de mercado de Janeiro para desinvestir no ataque. E essa foi a novidade que me surpreendeu, entristece e insónias me continuará a dar.
    As outras coisas ("colinho", histerismo no Facebook, etc.) sāo mais do mesmo ... e provavelmente não chegariam para nos prejudicar a ponto de perdermos este campeonato. Mas enfim, o Verde é a cor da Esperança e entre nós esta será sempre a última a morrer.
    As outras coisas

    ResponderEliminar
  3. meu caro, era precisamente dessas "outras coisas" que me estava a referir e à qual poderíamos juntar muitas mais. A última delas teve epicentro ontem nos Barreiros onde o apaixonado apitadeiro mereceu o voucherzinho da ordem pelos préstimos efetuados ao seu (dele) clube do coração que, por uma feliz coincidência, até é o próximo adversário dos axadrezados.
    Vitózinho, responsável pela nomeação dos ditos, apitadeiros, continua a jogar em todos os tabuleiros e a movimentar as peças que tem ao dispor da melhor maneira para poder garantir o objetivo (cada vez mais descaradamente) a que honrosamente se propôs antes de se retirar - proporcionar três campeonatos seguidos ao Carnide.
    SL

    ResponderEliminar