Dois ilustríssimos sportinguistas que há muito me habituei a admirar e cuja opinião me merece cuidado respeito, entenderam por estes dias e "a sete jornadas do fim do jogo", arriscar o seu prognóstico.
O primeiro entendeu expressar e justificar o seu leonino optimismo, com palavras que cito de cor e que, mais vírgula menos vírgula, terão sido algo como isto:
"O Benfica está a começar a sentir a pressão, está a fraquejar na luta pelo título, e isso poderá ser aproveitado pelo Sporting, que é a equipa mais forte neste momento, a que está praticar o futebol de mais qualidade e pode ainda conquistar o campeonato."
Já o segundo, porventura mais cauteloso e, notoriamente, menos romântico, quase que afirmou o contrário do seu ilustre consócio e, embora sem negar afectos, acabou por corroborar, nas entrelinhas, o sentimento que inundou a alma dos sportinguistas que, como eu, depois do último dérbi, inclinaram a cabeça para olhar o símbolo do leão rampante com os olhos enevoados de preocupação, algum desencanto e, para quê negá-lo, com uma dose de fé que, em boa verdade e em boa parte, terá ficado sepultada em Alvalade:
"O Benfica teve muita sorte. A equipa, entre as quatro primeiras, é aquela que está a fazer as exibições menos conseguidas. Ganhou sem merecer em Alvalade e no Bessa foi exactamente a mesma coisa. O empate com o Boavista teria sido o mais justo. Na segunda parte o Boavista estava com uma capacidade em criar perigo que colocou o Benfica em grandes dificuldades. O Benfica não está em queda mas os resultados estão muito para além das exibições, algo que Porto e Sporting também já tiveram e até o Boavista. O Benfica produz exibições que não são brilhantes e acaba por ganhar."
Não estaremos ainda em tempo de atirar toalhas para o chão e talvez nunca seja hora de ajustar contas de fracassos passados, mas perdoem-me esta convicção que me abafa e tolhe e que nunca serei capaz de negar...
Até JJ deveria ter tomado consciência de quão decisivo seria o dérbi!...
Leoninamente,
Até à próxima
Sem comentários:
Enviar um comentário