sexta-feira, 4 de março de 2016

Mudaste de nome Adrien? Agora és Renato?!...


A FINAL DE HOJE

Escrever num grande jornal desportivo no próprio dia em que se realiza o jogo mais importante do campeonato é um privilégio. E indo direito ao assunto, considero o Benfica favorito.

Porquê? Porque tem a melhor equipa? Porque está a jogar melhor? Não se trata disso. Como todos sabemos, nestes dérbis o resultado não depende da qualidade das equipas nem do seu momento. O meu prognóstico fundamenta-se exclusivamente na estatística. O Benfica já perdeu nesta época três vezes com o Sporting, e é muito improvável que perca a quarta. Por outro lado, tendo sido derrotado nos dois jogos com o Porto, se perdesse em Alvalade perderia todos os confrontos com os grandes nesta Liga. Ora, isto também não seria normal. 

Mais duas notas. O Benfica tem hoje alguns trunfos em relação ao Sporting: um futebol mais simples e dois avançados mortíferos, Jonas e Mitroglou, sabendo-se que é muito difícil parar dois avançados em forma. Ao contrário, se o Benfica secar Slimani, seca praticamente o Sporting. Nestas alturas, Montero faz muita falta.

Existe ainda a incógnita chamada Adrien, que é hoje o Renato Sanches leonino: o motor da equipa. Recupera bolas, empurra os colegas para a frente, transmite-lhes alma quando as forças faltam. Se não jogar, o Sporting entra logo a perder.

Quanto às consequências do resultado, arrisco o seguinte: se o Benfica ganhar, como prevejo, terá o título no bolso; se empatar, tudo continua incerto mas o favoritismo ainda é vermelho; se for o Sporting a vencer, ganha fôlego para ser campeão.
(José António Saraiva, Futebol à Portuguesa, in Record)

Esta crónica de JALS - José António "Liana" Saraiva - será, a meu ver, a definição precisa do "trauma da insustentável e volúvel leveza do ser"!...

Julgo que nem o inenarrável Rui Manuel Lobo "Gume da Selva" teria a coragem de, em meia dúzia de linhas, escrever tamanha "palete" de barbaridades...

Mudaste de nome Adrien? Agora és Renato?!...

Leoninamente,
Até à próxima 

6 comentários:

  1. Caríssimo Álamo,

    Creio que já o li mentindo! Um dia escreveu que só dedica umas 3 horas por dia aos seus dois blogs o que eu considero impossível. Sei que nem tempo tem para abrir o correio electrónico mas isso também se passa comigo (que tenho o tempo todo) por simples esquecimento.
    Como pode facimente acreditar gente como eu (com fartura de tempo) não lê tudo o que se vai escrevendo por esses jornais afora!
    Essas narrações que o meu Amigo Álamo transcreve pedem mais tempo que três horas diárias, a menos de estar em frente do Marcelo RS! Mas, neste caso, nota-se que não dorme o suficiente!
    Sei que conhece aquele provérbio francés que reza "Avec des si on mettrait Paris dans une bouteille".
    E é mais ou menos assim que esses escribas ousam "escribar" todas essas barbaridades. Não lhes atribua a importancia que eles querem ter! Eles são pagos para tal e como qualquer meretriz que se sente mal paga eles agem em consequência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Aboim, creio ter sido Arquimedes a dizer um dia, há muito, muito tempo, "dêem-me um ponto de apoio e moverei a Terra". Julgo que terei encontrado há muito o ponto de apoio capaz de me permitir mover as montanhas que terão levado o meu estimado amigo a apelidar-me de mentiroso, perante à minha afirmação, que reitero, de só dedicar 3 horas por dia aos meus dois blogs. Obviamente que isso não significará que apenas passe 3 horas por dia em frente de jornais, da televisão e do computador. Serão coisas absolutamente distintas: o passeio diário que me permite saber que "assim vai o mundo", esse demorará mais tempo e permite-me recolher para o "caderno de notas" os endereços do material que depois utilizo nos blogs, gastando o tempo que lhe confessei.

      Naturalmente que o "ponto de apoio" a que antes me referi, será uma criteriosa selecção das fontes onde bebo apenas a informação que me interessa, deixando a "palha" para os meus semelhantes que a apreciam. E assim lá vou conseguindo "mover o meu mundo", consciente de que o dia tem apenas 24 horas e que uma boa parte imponho a mim próprio gastá-las em outras "áreas" de que não abdico: a família, os meus amigos, as minhas árvores...

      Sobre Marcelo RS, há longos anos que não perco tempo a assistir à longa e muito demorada campanha que o colocou em Belém: ideologimente estarei nos antípodas dele, embora lhe reconheça brilhante inteligência e admita que não lhe será muito difícil fazer esquecer a nulidade intelectual e cultural que o antecedeu.

      Finalmente sobre o "escriba Leana", creia que lhe atribuo exactamente a importância que me recomenda e subscrevo as razões que aduz. Mas trouxe-o para aqui para demonstrar exactamente do que são capazes as... meretrizes!...

      Abraço e fique bem.

      Eliminar
    2. Estou (como estava ontem pelas 23:36) certo que o meu Caríssimo Álamo "entendeu" bem que a palavra "mentira" era um elogio misturado de uma forte dose de admiração.

      Abraço e que o nosso Sporting ganhe sempre (o que inclui o dia de hoje).

      Eliminar
  2. Tal como o "Saraiva" da noticia é para mim um privilégio poder comentar mais ou menos na hora...num dia de derby em que espero no fim...estar a 4 pontos dos galinhas...

    E lançadissimo para o titulo...!

    Acredito que vamos ganhar e não por ter em conta, como o "saraiva" as estatísticas...mas porque acredito mesmo que somos melhores e os melhores "devem" por norma ganhar...

    É claro que "fico um pouco de pé atrás", quando leio..: "... O meu prognóstico fundamenta-se exclusivamente na estatística. O Benfica já perdeu nesta época três vezes com o Sporting, e é muito improvável que perca a quarta...."

    Na verdade e se o sr "saraiva" quisesse (é dificil não é...?) ser minimanete honesto...
    Refiriria que na verdade o benfica não perdeu mais vezes (com o Sporting, porque ainda só jogou 3 esta época)...e não perdeu com outras equipas...porque o têm levado de "cadeirinha"...

    OLha a "descoberta" do "escriba vermelhoide"...:
    "...se o Benfica secar Slimani, seca praticamente o Sporting..."...
    Pois...fia-te na capacidade de "secar" o Slimani e "esquecem" o Bry Ruiz, o Adrien, o João Mário, o Coates ...e até o Teo...e vão ver o "trambulhão" que darão...(deixo aqui para "o saraiva" com estas manias de "ser o maior"...um dito que um conhecido meu já falecido dizia quando apanhava pela frente que se queria fazer o que não era...
    Quem ao alto quer subir
    Sem ter forças naturais
    Bate c'os cornos no chão
    E não s'alevanta mais...)

    Bem e o parágrafo final, é digno de receber um "cospelampião" (a comenda máxima no reino dos galinhas)...

    "quanto às consequências do resultado, arrisco o seguinte: se o Benfica ganhar, como prevejo, terá o título no bolso; se empatar, tudo continua incerto mas o favoritismo ainda é vermelho; se for o Sporting a vencer, ganha fôlego para ser campeão."

    Assim se espinhas...: benfas ganha e é campeão...
    Ganha o Sporting e mesmo ganhando fôlego...ainda "fica sujeito" às diatribes do "sistema", porque isto este ano "está pensado" para os "galinhéus" e quem te manda a ti Leão...
    Sonhar com a Glória depois de tanto Esforço, Dedicação e Devoção...com as sacanices a que tens sido sujeito...?

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu estimado amigo Max, já não nos surpreendem as diatribes de todos estes "vendilhões do templo" que os "filhos dos deuses" não têm coragem de expulsar! O que vale é que fomos encontrando defesas ao longo de todos estes anos e, vacinados, quase alcançámos a imunidade. Mas, a meu ver, é preciso continuar a lançar-lhes a vergonha na cara, se é que alguma vez terão a noção do que significa a vergonha!...

      O cúmulo da estúpida desfaçatez tê-lo-à atingido este "pobre de espírito" ao afirmar, sem que o nariz lhe cresça, que "existe ainda a incógnita chamada Adrien, que é hoje o Renato Sanches leonino: o motor da equipa..."! Uma estrela do firmamento do futebol nacional, comparada com um "cometa" que apareceu há meia dúzia de dias! Só um mentecapto!!!...

      SL

      Eliminar
  3. Ler JALS terá de ser ao estilo de "espreitar pela frincha e...fugir".
    A nóvel prosa que deixou no rascord, poderia estar assinada pelo bruxo Alexandrino, tal o brilho argumentativo e dedutivo com que nos brinda - só que o Alexandrino, firme e hirto, diria que "com os astros estão cientificamente alinhados, atrás dos dias, outros dias virão - e algum dia será".
    Logo veremos.

    ResponderEliminar