domingo, 20 de março de 2016

Com uma lágrima ao canto do olho!...


Heróis Leoninos

POR VALDEMAT DE VERDE • 20 DE MARÇO DE 2016 •À DAÍDA DO ESTÁDIO, SEM CATEGORIA

«Gostaria de contar um episódio no último jogo do Sporting que chegou ao meu conhecimento e vou deixar anónimo, porque os heróis não usam capa e preferem ser anónimos.

Um puto muito novo. Desses que vemos à saída dos liceus a mascar pastilha, com os atacadores desapertados e phones no ouvido.

Este é do Sporting. Foi à bola no Sporting – Arouca.

É tão novo que duvido que tenha festejado o último campeonato leonino. Não é sportinguista por causa de títulos, isso é certo. Mas apesar disso faz os cerca de 150 kms que separam a sua casa do Estádio José de Alvalade séc.XXI.

Na já célebre cerimónia de comunhão entre adeptos e o clube, que é aquele momento em que se canta “O Mundo Sabe Que”, antes do apito inicial, este jovem vê uma adepta com uns 5 aninhos a pedir um cachecol ao pai, que a levou à bola. Ela vê os “grandes” a elevarem o cachecol leonino e quer imitá-los. Quer exprimir o seu orgulho verde e branco.

Este puto, dá-lhe o dele. Ela fica radiante, os olhinhos pequeninos a brilharem de orgulho. O sorriso já é paga para o puto.

O pai da miúda confessa-lhe que não teria dinheiro para lhe comprar o cachecol. Já os bilhetes que possibilitaram a presença ali foram oferta de alguém. E dá um abraço cheio de sportinguismo ao puto.

É uma história real. Não sei os nomes, nem preciso. Ou melhor, sei o do puto herói, mas não revelo. São sportinguistas.

Orgulho na geração de adeptos mais novos, que vejo que são dignos de continuar a carregar o estandarte do leão rampante sobre fundo verde.

Viva o Sporting e os seus adeptos. O Mundo Sabe Que são os melhores do mundo.»
(in As Redes do Damas)


É feio um homem chorar?! Há quem o afirme com bolorenta convicção. Felizmente que o mundo tem, cada vez mais, opinião diferente...

Cá por mim, este velho coração ainda vai resistindo, porque se alimenta em cada dia de... afectos! Não resistiria por muito tempo sem eles! Nessa condição, com o meu obrigado ao Valdemar e Às Redes do Damas, emocionado, feliz e carregado de esperança, por cá fico...

Com uma lágrima ao canto do olho!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Fantástico testemunho!
    Grande abraço.

    Ace-XXI

    ResponderEliminar
  2. Não chorei mas essa história é muito boa e comove qualquer um, até alguns benfiquistas como eu.

    Abraço e Viva o São Jonas!!

    ResponderEliminar
  3. Estas é que são as atitudes que "nos fazem diferentes"...!

    Parabéns miúdo...!!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Cada vez mais orgulho em ser Sportinguista...

    SL

    ResponderEliminar