sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Bruno de Carvalho, hoje, no Auditório Artur Agostinho


O presidente do Sporting Clube de Portugal fez, esta sexta-feira, no Auditório Artur Agostinho, em declarações lidas à Imprensa, um balanço do seu mandato, destacando que já terá cumprido mais de 100 das 120 propostas do programa com que se apresentou às eleições. Eis uma súmula e comentários, das principais matérias que abordou:

AGE em Janeiro: "Apelo aos sportinguistas para quebrarem o silêncio e se manifestarem. [...] Consideramos imperativo que os associados reforcem a confiança no rumo traçado. Aceitaremos qual for o resultado da vontade dos sócios e retiraremos as devidas ilacções. [...] Temos a nossa convicção de que é o caminho certo a percorrer, mas aceitaremos as opiniões dos sócios - na anunciada solicitação ao presidente da mesa da Assembleia Geral da convocação de uma AGE para Janeiro -, que serão convidados a pronunciar-se sobre o rumo que a actual direcção tem levado a cabo, pois a eles compete decidir o futuro do nosso clube."

A democracia directa não me incomoda minimamente. A Suiça usa-a com extrema regularidade e não será por isso que deixa de ser um dos países mais evoluídos do mundo em todos os campos. Comportará riscos, sim, mas sempre menores que qualquer regime autoritário. Assim seja compreendida por todos.

Exibições: "O nosso sentimento não é de alegria pelas últimas exibições, e, como responsável máximo, assumo a minha responsabilidade. É necessário que os outros envolvidos assumam a sua quota-parte de responsabilidade, não justificando os maus resultados com filosofias românticas e tomando as atitudes necessárias."

Poderemos entender este gesto do Presidente, como assumpção pragmática de culpas próprias e lançamento de sério desafio a quem deverá assumir a sua quota parte de culpas adjacentes. Veremos se as palavras não terão sido apenas atiradas ao vento.

Reestruturação financeira: "Tentaram criar a ideia de que a crise bancária iria afectar a reestruturação financeira, mas esta foi terminada com enorme sucesso, o que coloca o Sporting numa situação de sustentabilidade muito superior à dos nossos rivais."

Motivo de justo orgulho de todos: dos promotores, directos ou indirectos, presentes ou passados e de todos os adeptos sportinguistas. Indiscutível.

Propostas do Sporting para o futebol português: "Fomos acusados de estar isolados e não querer contribuir para o estado do futebol nacional. Ficou provado, com o Congresso, que as posições do Sporting estão correctas".

Todos reconheceremos a justeza da posição do Sporting, no contexto actual do futebol português! Mas será inquestionável a necessidade de trocar os míticos ou quixotescos moinhos, pela dura e quotidiana luta no campo de batalha a sério, erguendo a "espada da verdade", nem que rodeados de infièis! Apreciar de longe o palco de decisões, constituirá erro irreparável.

Reforços: "Não tenho quaisquer pruridos em dizer quais serão os reforços de Inverno: Podence, Gelson, Francisco Geraldes, Wallyson, Slavchev, Ryan Gauld, Rabia, Sacko, André Geraldes... Este é o caminho definido."

Goste-se ou não, concorde-se ou nem tanto assim, as intenções de Bruno de Carvalho revelam coerência e realismo. Penso contudo, que até a melhor das regras terá excepções à perna e não me surpreenderá que o tal Mercado de Inverno nos venha a surpreender, sem que o Presidente deixe de ter razão!

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. O que o presidente conseguiu foi preocupar a generalidade dos sportinguistas e pressionar ainda mais os jogadores e o Marco Silva. Isto, depois da boa notícia da eliminação lampiónica da Taça de Portugal, é um "duche" GÉLIDO! Nem as boas notícias podemos saborear durante muito tempo. Só espero que isto não seja o prenúncio de algo muito grave...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as verdades às vezes são dolorosas, ou como o amigo Jordão refere, "gélidas"!...

      Porém, a medicina preventiva, sempre me pareceu mais correcta que a utilização de métodos curativos. Serenamente, vamos aguardar, sempre com pensamentos positivos.

      Eliminar
    2. Nem mais caro Alámo sofrer por antecipação tb não me assiste :)!

      Eliminar
  2. Mas do que se trata este dramatismo todo? Mudanças na estrutura? Mas isso é normal (se calhar até é desejável). Venda de jogadores? OK, se for preciso é. Não pode ser só por causa disso que se convoca uma Assembleia Geral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que seja divulgada a convocatória da AGE e a respectiva OT, ler nas entrelinhas da declaração de BdC não me parece ser sufuciente. Ou nos pomos a adivinhar e entramos nas habituais especulações, ou aguardamos serenamente e sem dramas. Por mim, segurei por este último caminho...

      Eliminar
  3. A reality check! O Sporting não tem dinheiro para investimentos! Ponto! E isso irá condicionar o clube durante muitos anos (10?). Essa é a realidade.
    Dentro de dois anos apenas 2 clubes portugueses irão à champions e então iremos ver o que acontece.

    ResponderEliminar
  4. Boas caro Álamo.
    Depois de pensar um bocado e depois de ter dito alguns disparates (coisas impulsivas próprias da idade) noutros blogs, ocorreu-me agora que esta OGE pode ser como se faz nas operações...
    Provavelmente teremos de entrar ainda mais em desgaste... tudo o que o homem diz causa enorme celeuma (dentro e fora) desgastando-o e consequentemente todo o clube... Provavelmente o presidente estará a fazer um "electrocardiograma" para ver se o coração aguenta a anestesia geral e a intervenção... aguardemos como diz.
    Abraço
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Basco "O Leão", não se me afigura fácil decifrar o verdadeiro objectivo da declaração de BdC, para além daquilo que parece ser a apresentação de uma "moção de confiança" junto dos sócios!...

      Dependendo da data dessa AGE, poderão estar em causa muitas outras coisas para além da confiança: ser no princípio ou em finais de Janeiro não será irrelevante, a meu ver... Por mim, vou deixar acalmar o pó e esperar pelo resultado na Madeira que, por mais que me esforce, não sou capaz de desligar das declarações de BdC....

      Abraço e SL

      Eliminar