terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Meia hora de gala e o resto de sala !...




Trinta minutos de gala, seguidos de 15 minutos de sala. Uma gala de futebol arrebatador, que culminou num golo, aos 18 minutos, de Carlos Mané, autêntico hino ao futebol. Quinze minutos da sala, que começaram com uma anedota de "salão" de Marcos Rojo que, inexplicavelmente, parece ter desnorteado por completo toda a equipa. Não fora a extraordinária resposta de Marcelo Boeck, com duas intervenções do outro mundo e o Sporting não teria ido para o intervalo com a vantagem conseguida pelo golo soberbo de Carlos Mané.

A segunda parte, como dizia o saudoso Joaquim Agostinho, foi para enrolar a manta, particularmente depois do golo madrugador, 49 minutos, de Vitor Silva. Em mais momento algum os leões voltaram a exibir o futebol da primeira meia hora e até terão sido os insulares a conseguir as melhores jogadas, umas anuladas pela noite inspirada de Marcelo, outras a comprovarem a ineficácia dos homens mais adiantados da equipa madeirense.

Com alguma injustiça e na sequência de um excelente pontapé de canto executado por Jefferson, Marcos Rojo, quando o jogo se encaminhava para o final, 84 minutos, fechou o marcador e a história do jogo.

Leonardo Jardim, com a titularidade que ofereceu a Marcelo Boeck, Eric Dier, Vitor Silva e Islam Slimani e as entradas de Diogo Salomão, Gerson Magrão e André Carrillo na segunda parte, terá conseguido a rotação e a poupança que pretenderia. Mas de algum modo a equipa ter-se-à naturalmente ressentido da falta de entrosamento de alguns elementos e da algumas deficiências de índole física de outros.

Ficam abertas boas perspectivas para a fase seguinte, naturalmente dependente dos resultados dos próximos jogos, numa competição que não deixará de ser, enquanto disputada nos moldes actuais, o parente pobre do futebol português, o que explicará que tenham estado em Alvalade, pouco mais de 11 mil espectadores.

E agora, haverá que virar agulhas para Arouca, esse sim, um jogo de importância bem diferente e que terá de ser encarado, necessariamente, com um espírito, no mínimo, igual ao da primeira meia hora.

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. E sendo assim...este já está...

    Agora é só continuar a saga...: ganhar jogo a jogo...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, todos nós gostamos de futebol bonito e bem jogado, mas ao mesmo tempo também sabemos que isso nem sempre é possível. Por umas razões ou outras, as coisas às vezes não saem bem.

      Ontem, em grande parte do jogo aconteceu exactamente isso e não virá mal ao mundo ter de digerir uma vitória nessas condições. É sempre preferível que um mau resutado...

      SL

      Eliminar
  2. Mais um elemento deste novo SPORTING.... Até jogando assim-assim (na maior parte do tempo...) com períodos de ascendente do adversário... Até jogando assim a meio gás... consegue ganhar 3-0 a uma boa equipa... Pena é/foi que o mesmo não se tenha passado quando merecíamos claramente estes... 3... quiçá até mais....!!! Enfim... sortilégios do futebol...!!!

    Por falar em... sortilégios do futebol....

    Vinha agora a ouvir a rádio e a notícia da convocação do patinho "bonito" da arbitragem portuguesa para o mundial... E as justificações do porquê...!!! Análise às leis de jogo... posicionamento em campo... blá blá blá.... e Boa interpretação da estratégia das equipas... UAUUU...!!!!

    Posso ser um bocadinho tacanho e não atingir a dimensão da coisa.... mas... "...análise à estratégia das equipas..." Porque raio um árbitro deve ter competências nesta área... Será por aquilo que eu penso...??? Porque raio não dizem """antes"""... Boa interpretação DA ESTRATÉGIA/NECESSIDADE DOS CLUBES/FEDERAÇÕES... É que o povo já não é assim tão estúpido...

    p.s. se calhar o penalti não assinalado )a nosso favor) ontem serve para justificar a análise que o SPORTING na perspectiva arbitral apenas se deve posicionar como possível (não previsível) vencedor da taça da carica... Sim.... porque no campeonato já TODOS percebemos qual a posição dos encomendados...!!!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Sorry... Imperdoável.... não ter mencionado a "obra de arte" do Mané...!!!

    é... IMPLUSE...!!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo ZE, o seu comentário sugere que muita água ainda passará pelas pontes até que possamos ter decência no futebol, se é que alguma vez a teremos.

      Para o jogo de ontem fomos "premiados" com um árbitro que compreendeu perfeitamente a "estratégia da nossa equipa"! Preparemo-nos agora para Arouca, onde suspeito que já não teremos essa sorte. É um jogo com todos os ingredientes que conhecemos no "sistema", a começar pelo treinador do adversário. Só falta um "árbitro compreensivo"...

      SL

      Eliminar
  4. Quer me parecer que o árbitro que nos calhou ontem "aferiu" melhor a estratégia do fcp do que do nosso Sporting...!

    A nossa "estratégia" passaria por meter o maior número possível de bolas, para no computo final em igualdade de pontos com o fcp...irmos em frente por uma maior diferença entre golos marcados e sofridos...
    Só que a "nossa" estratégia colidia frontalmente com a estratégia alheia e assim...quantos menos o Porto tiver de marcar (nunca se saberia o que podia acontecer...), melhor...
    É que ultrapassar 3 num jogo contra o Penafiel em casa, sempre é mais fécil do que se fossem 4 ou 5...!!

    Já "intendi" esse ítem da estratégia... mesmo sem me fazerem um desenho...!!

    Olhem, mas temos mais um Ronaldo em potencia, este chamado Mané...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, o talento está lá, isso é bem visível! Mas não se pode apertar com o "puto"!...

      E como o nome de Mané, é importante para mim! É assim que me tratam os meus familiares e amigos...

      Abraço e SL

      Eliminar