sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Elias e as pontas das meadas das negociatas leoninas de outrora




Negócios à leão

"Não sei como foi possível que Elias conseguisse um ordenado de 160 mil euros por mês. São 1,9 milhões por ano. Pagou-se por ele quase 9 milhões, na maior contratação de sempre do clube e com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, o que também foi o valor recorde. O excedentário do Atlético Madrid custou mais do que, pegando em exemplos do Benfica ou do Porto, Falcão, Saviola, Gaitán, Javi García, Aimar, Di María, David Luiz ou Garay.



Metade do passe de Elias já tinha sido vendido, 15 dias depois da compra, por 3,85 milhões, o que quer dizer que o fundo que, na realidade, ajudou a comprá-lo pagou bem menos que o clube por metade do passe. Porquê? Porque o Sporting teve mais olhos do que barriga. Tudo resumido, foi aquilo a que podemos chamar um “negócio à Sporting”. A segunda metade poderá ser vendida agora. Por mais de 5 milhões, diziam ontem os jornais. Felizmente, coisa raríssima, Elias valorizou-se no empréstimo ao Flamengo. E só não se conseguirá mais porque toda a gente sabe, e é escrito em todos os jornais brasileiros, que o Sporting “passa por uma forte crise financeira”. Ou seja, os compradores sabem que para ficar com Elias o Sporting tinha de pagar 4,7 milhões de euros em dois anos e meio. Ou seja, esta venda acabará por render, na prática, próximo de 10 milhões em ganhos e poupança.


Bruno de Carvalho tem invariavelmente conseguido o oposto do que até hoje era comum em Alvalade: bons negócios. E não deixa de ser interessante que seja nesta área que o presidente do Sporting se destaca. Era exactamente por causa dela que era mais atacado quando era apenas candidato. E era atacado pelos gestores de empresas e de bancos, todos reputadíssimos e respeitadíssimos, que lideraram o clube durante duas décadas. Com os resultados à vista: betinhos que encheram Alvalade de anglicismos do “gestorês” e faliram o Sporting, com negócios mal feitos. Involuntariamente ou nem por isso, um dia saberemos. Bruno de Carvalho, tratado pelo “clube do croquete” como um espertalhão sem experiência, torna-se, caso se confirme esta venda e se o desmentido fizer parte do processo negocial, o mais lucrativo dos presidentes numa época. A vida está, de facto, cheia de ironias.".

Sempre que deparo com um texto de Daniel Oliveira, largo tudo e toco a reunir na parada todos os soldados "neuronianos", enfezados para grande tristeza minha, com que a Natureza me privilegiou. Seja na área política, onde a sua inteligência e singular honestidade intelectual provoca "pele de galinha" em muita boa gente que por aí vegeta, seja quando veste com orgulho a pele do grande leão que é, sempre lhe ficarei grato por tudo o que nos oferece.

Hoje, mais uma vez nos deu o privilégio de podermos desfrutar do seu pensamento frontal e desempoeirado, numa matéria escaldante do momento actual do Sporting Clube de Portugal: o nebuloso e complicado processo negocial que envolveu a chegada de Elias Trindade ao Clube e os ciclópicos trabalhos que se apresentam a Bruno de Carvalho, para desfazer o "nó górdio" herdado do pior presidente da história do Sporting.

Faltará já pouco tempo, para que as primeiras conclusões da Auditoria de Gestão mandada realizar pelo Conselho Directivo liderado por Bruno de Carvalho, sejam conhecidas. Quase tão grande como o desejo de saber este "grande pincel"  que Elias representa, definitivamente resolvido, será a minha curiosidade sobre quais as pontas em que a Mazars terá pegado para perceber esta e outras meadas das "negociatas" de Godinho Lopes.

Leoninamente,
Até à próxima     

1 comentário:

  1. De cada vez que alguém nos vem lembrar as desgraças que o passado recente nos fez entrar pela porta dentro...até arrepia...!!

    Ou eu me engano muito, ou a venda do Elias é mais um dos "trabalhos" de Hércules a que o nosso Presidente teve de deitar ombros, para nos "trazer de volta" o nosso Sporting...!!
    Como foi possível...sim, somo foi possível, esbanjar de tantas maneiras o património do Leão...
    Por norma, dou o benefício da dúvida, sempre que sou confrontado com alguma coisa que á partida" pode parecer" o que efectivamente eu desejo que não seja mesmo...
    Mas no caso das negociatas com o dinheiro do Sporting, já há muito que as dúvidas se foram...
    Acredito que houve mesmo consciência de que no meio das "negociatas" o prejudicado seria o Clube, mas que importava isso a quem, fazia os negócios, se eles embora defraudando o Sporting...aumentavam a conta bancária de alguns...?

    Agora, como diz o Daniel Oliveira, não deixa de ser interessante que seja quem tão maltratado foi pelos seus opositores...seja mesmo quem tudo está a fazer, para remediar os males de que outros são os responsáveis...

    Não sei que desfecho irá ter o affaire Elias, que tal como o do Jéffren, serão, dos piores negócios feitos em nome do Sporting...mas acredito que o Presidente vá tentar até ao último momento, menos uns minutos (para não acontecer uma djalózisse qualquer...)...
    Remediar o mal que outros fizeram...!!

    Força Presidente...!!

    O Sporting é Nosso...outra vez...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar