quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Adrien é a estrela da 1ª Liga



Adrien é a estrela da 1ª Liga


"1 - Não costuma ser fácil a vida dos jovens maestros quando atingem as salas mais ilustres. Passam anos como heróis absolutos das comunidades que integram e, de um dia para o outro, são apenas mais um inquilino do edifício. Os extremos, por serem peças soltas da engrenagem, têm mais oportunidades, porque o risco de desequilíbrio estrutural é muito menor. Em 1984, aos 17 anos, o sportinguista Litos era um génio reconhecido em toda a Europa, resumido ao conceito de “novo Platini”. Quando chegou aos seniores tinha várias armas apontadas: a elevada expectativa dos adeptos, as contratações de Jaime Pacheco e Sousa ao FC Porto e um treinador (John Toshack) que preferiu jogar pelo seguro. O comandante ficou sem exército, perdeu credibilidade e nunca foi tão grande quanto prometeu.

2 - Só aos 24 anos, isto é, próximo do auge das suas potencialidades, Adrien reuniu as condições ideais para assumir o lugar que lhe cabe no Sporting e no próprio futebol português. Precisou apenas de sentir que fazia parte da solução institucional da nova liderança (que já fez muitas e ilustres vítimas) e confirmar que era fundamental na proposta de Leonardo Jardim para anular muitos dos fatores que inibiam a expressão total do seu jogo. Ao contrário de Litos há 30 anos, Adrien dispôs de condições para criar e consolidar a imagem de autoridade necessária como exemplo definitivo para os companheiros, general temido pelos adversários e jogador admirado por quem o analisa de fora.

3 - Adrien despoja o futebol de superficialidade porque o valoriza em todas as dimensões. É solidário e generoso nas ações de caça à bola e revela técnica sem adorno quando a recupera; tem personalidade para travar o TGV e talento para alimentar a manobra ofensiva. Só uma elite conjuga elementos de compromisso com as ideias do treinador, noção de disciplina e entrega ao trabalho com o virtuosismo que permite transformar esses princípios de segurança, equilíbrio e organização num projeto criativo participado e temível em que desempenha o papel de denominador comum. É gregário e estrela; sensível à relevância do senso comum e gerador de surpresa; dá satisfações à estatística e preserva a inteligência; luta pela eficácia e respeita as emoções. Tornou-se um médio total com orgulho em ser futebolista e que vive a felicidade plena de defender o clube do coração.

4 - Por fim, encontrou refúgio de confiança, respeito e carinho no palco ideal para confirmar a excelência do seu futebol. Neste Sporting deslumbrante, consistente e ganhador fica mais fácil convencer o Mundo de que é um prodígio de clarividência e intuição, orientado por notável instinto simplificador. Sem as virtudes hipnóticas dos encantadores de serpentes, explode em constantes relâmpagos de lucidez com os quais revela sabedoria enciclopédica para abordar cada momento do jogo. Porque deixou de ser mero passageiro do comboio e passou a ter uma palavra na definição de itinerário e destino da expedição, está a tornar-se um caso sério. Ninguém joga como ele em Portugal! A meio da longa viagem, e sem esquecer a dimensão de William e os golos de Montero, tem sido ele a estrela maior da 1.ª Liga...".
(Rui Dias, De pé para pé, in Record)


Excelente o artigo de Rui Dias, na parte em que nos oferece a sua análise à época fabulosa que Adrien Silva está a protagonizar nesta prometedora equipa do Sporting Clube de Portugal.

Não fora o pecadilho da omissão da injusta abordagem - cegueira ou ódio de estimação?! - do actual seleccionador nacional, na convocatória para o "playoff", o seu texto não permitiria, do meu ponto de vista, qualquer outro adorno ou minúcia. Defino-o como magistral e teria um prazer infinito em conseguir imitá-lo.

Talvez por dever de ofício ou quaisquer outros imperativos que agora não virão ao caso, Rui Dias não se manifesta sobre o verdadeiro atropelo que o actual seleccionador nacional cometeu perante os amantes do verdadeiro e fabuloso espectáculo que é o futebol, e perante o próprio Adrien Silva, ao deixá-lo de fora dessa convocatória. Estará aí a única nuvem sobre tão sublime texto.

Mas não pendem sobre mim, nem deveres de ofício, nem nenhuma espécie de imperativos que me impeçam de aqui vir afirmar e exigir ao actual seleccionador nacional, que abra bem os olhos para a realidade do futebol português, que esqueça ódios de estimação e casmurrices e que pense bem que no Brasil, para honrar os pergaminhos do futebol luso, terá que contar com Adrien Silva. E não deverá ser apenas para atravessar o Atlântico duas vezes. Será para mostrar ao mundo, que para além de Cristiano Ronaldo, há gente em Portugal, com talento suficiente para abanar os prognósticos de Blatter, sem que se cubra de ridículo ao escolher afilhados e protegidos. Basta de casmurrice e pequenez!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. "...Ninguém joga como ele em Portugal! A meio da longa viagem, e sem esquecer a dimensão de William e os golos de Montero, tem sido ele a estrela maior da 1.ª Liga...".

    Pois é... também espero que o PB leia o artigo e se foque em especial neste pequeno parágrafo que transcrevi...

    Não sei se já o escrevi por aqui, mas fi-lo noutros lugares com toda a certeza...

    O Adrien finalmente deu-me a certeza que que me não tinha enganado, quando há uns anos atrás (talvez 5...talvez 6...) o vi jogar numa equipa de juniores do Sporting, em desafio disputado no Estádio Universitário, numa tarde em que à noite, as equipas seniores do mesmo Sporting e do Manchester United se defrontaram em Alvalade em mais uma noite europeia...

    Derrotámos os "bifitos" do Manchester e naquela equipa vencedora "escolhi" dois heróis...:

    O Adrien e o Vitor Golas...!!
    Que jogo fantástico eu vi o Adrien fazer...logo ali pensei...: está aqui um futuro médio do melhor que teremos em Portugal...sai do estádio entusiasmadíssimo com o Adrien...
    Mas depois o tempo foi passando e o Adrien sempre que chamado a mostrar as suas qualidades...mais me deixava desanimado, na ideai que se ia formando na minha cabeça...de que eu não me podia ter enganado "o rapaz" tinha qualidades natas...então o que estava a falhar, para ele não passar de um jogador mediano...?

    Confesso que não descobri o problema, mas felizmente para o Adrien, o Sporting e eu próprio (por razões óbvias...e comigo todos os sportinguistas...)...o jovem encontrou no seu caminho um verdadeiro Mestre que "metendo" o Adrien no "seu " Jardim...o levou a finalmente ganhar raízes, estender ramagens...dar frutos...
    Que espero sejam colhidos por ele Adrien e por todos nós...o Sporting...!!

    É claro...espero pelo menos que o PB acabe por beber"uns copos de bom senso"...porque nunca é tarde para emendar erros próprios...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aguardemos amigo Max. Mas Adrien precisa também que a sorte o acompanhe, que as lesões nada queiram com ele, por que o resto, está lá tudo! Tudo! É um grande jogador!...

      SL

      Eliminar
  2. Sporting avança com canal de televisão

    08 Janeiro 2014, 12:42 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt


    O futuro do canal do Sporting está na fase final do concurso e tudo aponta para o arranque das emissões em Maio, antes do final do campeonato, apurou o Correio da Manhã.
    As propostas para adjudicar o canal vão ficar reduzidas a três durante a próxima semana e até ao início de Fevereiro tudo indica que será conhecido o vencedor do concurso, refere a mesma publicação.

    O conselho directivo do Sporting está a avaliar as propostas e há uma questão determinante: o respeito pelo caderno de encargos que prevê custos de 1,8 milhões de euros por ano, incluindo estúdios e equipamento.

    O canal do Sporting foi uma das propostas eleitorais de Bruno Carvalho, presidente do clube.


    *****************

    Venha lá ele...desde que não seja uma imitação de um outro existente...

    Mas não...isso não seria possível...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Max. Ainda não me tinha chegado a notícia. É uam alegria para mim e para todos os sportinguistas!...

      Devagar, mas sem reduzir a velocidade, Bruno de Carvalho prossegue na tentativa de cumprir tudo o que prometeu e arrisca-se a ficar na história do Sporting Clube de Portugal.

      Como a Adrien, eu desejo-lhe sorte, porque jamais encontraremos um campeão sem sorte, apesar da sorte dar muito trabalho...

      SL

      Eliminar
  3. Da 1ª liga? Só?!? Eu acho que é da Europa! Ops... esperem lá, que nas competições europeias vocês não puseram os pés... e na taça de Portugal também já foram corridos, apesar da "estrela da 1ª liga", hehehe. Os grandes clubes europeus é que andam a dormir, em vez de se interessarem pela estrela da 1ª liga andam atrás do Matic, que ainda por cima vale mais do que o triplo! Acordem, colossos europeus!

    ResponderEliminar
  4. Eh lá...como entrou aqui esta cotovia...?

    O amigo Álamo deixou a janela aberta...?

    Shôôô...!!!

    Mas alguma vez eu me dava ao trabalho (e incómodo...) de ir comentar num blog vermelho...?

    ResponderEliminar
  5. Amigo Max, gosto do termo que utilizou para definir o Zé Maria! Cotovia é a definição própria para a "ave"! Olhe, deixei a janela apenas entreaberta, para renovar o ar, dado que têm soprado há mais de três dias uns malfadados ventos de sudoeste, que nos empestaram a savana. Logo que os ventos rondaram, lembrei-me de entreabrir a janela e olhe, os pássaros aproveitaram...

    Sabe amigo Max, lá para os lados deles, os únicos blogs que se aproveitam, não alinham nestas "andanças". Por isso há muitas aves que fazem como os cucos e nem preciso de lhe dizer o quê, pois a velha guarda sabe-o de sobejo. Mas o Zé Maria, como protótipo daquele lampião que nós conhecemos de ginjeira, só sabe que nada sabe, para além de presumir ser o maior do mundo.

    Lembro-me de uma canção velhinha do Tony de Matos, que falava destas aves: COITADO DO ZÉ MARIA! Já não tenho voz para o fazer, mas era o que me apetecia, fazer-lhe uma serenata...

    Abraço e SL

    ResponderEliminar