sábado, 1 de dezembro de 2012

Vamos ao cafézinho ?!...

 
Com tanta carta aberta a voar por aí, hoje apetece-me escrever uma carta fechada. Uma carta que não seja dirigida a ninguém em especial, mas a todos os que habitualmente passam por aqui. Cada um abre, lê, volta a fechar e vai à sua vida, serenamente, de bem com o mundo e, muito particularmente com o Sporting, se na sua alma habitar aquela esperança que nos distingue de outros.
O Conselho Leonino de ontem, embora não servindo para nada, acabou por gerar a acalmia de que o Sporting estava a precisar. Fez-me lembrar o café que quando eu era miúdo se fazia na minha terra à lareira, com a cafeteira sobre a trempe de ferro e que quando levantava fervura e subia por ali acima até quase à borda, levava com uma boa golfada de água fria em cima e acalmava, quase voltava à origem e... era hora de o retirar do lume, colocar o testo em cima e aguardar algum tempo, para que as borras regressassem ao fundo e a bebida ficasse límpida, para ser servido aquele cafézinho cujo odor era único e de que ainda guardo o sabor.
Já pouco importarão os motivos que fizeram levantar a fervura ontem em Alvalade. Nem quem despejou a água fria ou a mão bondosa que retirou do lume a danada da cafeteira. O que importa é que não foi derramado nem um pingo de café e a vazilha ficou por ali, junto ao borralho para não esfriar e agora, quando a borra for ao fundo e cada um de nós entender ser a melhor oportunidade, lá irá beber uma pinguinha e dar um estalo de satisfação com a língua. Porque o cafézinho de Alvalade dá vida a um morto e há-de haver um gole para cada um de nós. É preciso é esperar e nunca desesperar.
 
Leoninamente,
Até à próxima
 
 
 

2 comentários:

  1. Excelente metáfora pela qual dei um golo, saboreei e gostei imenso do paladar. Assim nesta mesa de tertúlias deveriam ser servidos todos os cafés, na cumplicidade dos detalhes com chávenas do nosso clube. Café de sabor sublime, para beber calmamente, sem confusão ou ruido à volta. Aplaudo este momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "cpontoal",

      Apreciei o seu comentário e a gentileza e requinte que o enformam. Nada que me surpreenda depois de começar a conhecer o que o seu peculiar modo de ver o que o rodeia vertido nas teclas e a nós oferecido, de modo tão próximo e agradável. Obrigado pelo que é e pelo que nos oferece. E... bem haja por ser sportinguista. Sem falsas modéstias é um orgulho respirar a leoninidade. Sem presunção e mesmo não acreditando nas qualidades da água benta... parece que seremos mesmo DIFERENTES!...

      Saudações fraternamente leoninas

      Eliminar