sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Quem teria feito melhor ?!...

Uma outra cultura, uma outra mentalidade!...
 
O futebol português vive de mexericos e de "mind-games"! E os adeptos quando confrontados com o pensamento de alguém, vindo do exterior, com cultura e mentalidade diferentes, raramente reagem bem e aceitam quem possa pensar de outro modo, em relação aos "lugares comuns" sedimentados na nossa maneira bem portuguesa de estar e pensar.
A Frank Vercauteren, chegado ao Sporting nas condições de todos conhecidas e surpreendido e confrontado com mais uma das habituais medidas de "salvamento da pele" de Godinho Lopes, pouco mais restaria, se acaso pensasse como quase todo este luso povo, que fazer a mala e dirigir-se à Portela, enquanto ali estiverem disponíveis voos directos para todas as partes do mundo, coisa que com a privatização da ANA, dentro de pouco tempo será chão que já deu uvas. 
Mas a sua forma de pensar é outra. E hoje deixou aqui, bem expresso o seu pensamento e a sua postura, quando confrontado com a coexistência, para si natural, com o professor Jesualdo Ferreira, manager de todo o futebol do Sporting:

«É alguém com quem se pode falar de futebol, é essa a nossa paixão. Se falamos tentamos encontrar soluções para os nossos problemas. Falámos sobre a missão de cada um no clube, está tudo a correr bem. Oxalá possamos encontrar, em conjunto, as soluções para o clube com a nossa qualidade e experiência. Para mim, o clube e os resultados são o mais importante; não o treinador ou o manager».

«O que as pessoas dizem não me importa, nunca sabemos quais são as suas motivações. Falei com o presidente e com o manager, e a mensagem é clara. Está tudo muito claro, apenas não gosto que não digam a verdade. Se é a verdade, [que Jesualdo Ferreira vai ser o treinador na próxima época], não sei. Mas não é essa a minha prioridade. A minha prioridade é perceber o que podemos fazer para melhorar a qualidade do Sporting».

«Se receasse pelo meu lugar não seria treinador. O mesmo se aplica aos jogadores que sentem receio com a chegada de outro. Tenho contrato e vou respeitá-lo a 200 por cento. É tempo perdido falar sobre este assunto. Juntos vamos tentar encontrar soluções para o clube. Tenho de direcionar a minha energia para a equipa, para o clube e para os adeptos».
 
Independentemente daquilo que Frank Vercauteren vem mostrando como técnico e que porventura não estará a corresponder, no tempo, no modo e nos resultados, ao que todo o universo leonino desejaria, teremos que reconhecer que o seu discurso é coerente, transparente e elevado, coisa a que, decididamente não estamos habituados.
Soaram-me bem as palavras de Vercauteren, pese embora reconhecer que ainda não terá encontrado a ponta da meada que Godinho Lopes lhe entregou. Mas quem a teria encontrado neste pouco tempo que leva de liderança técnica no Sporting?! Quem teria porventura feito melhor?!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário