segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Queda preocupante !...



Ninguém poderá afirmar que as palavras de José Dominguez, no final do jogo com o Desportivo das Aves, estarão erradas. Mas que haverá pelo meio do seu discurso, algo que não me parece que esteja completamente correcto, isso estará fora de dúvida. O objectivo principal da equipa B do Sporting, será efectivamente prosseguir a formação dos jovens que ali chegam e prepará-los da melhor forma para que grande parte deles possam guindar-se ao patamar superior. Até quando diz que "... Queremos prepará-los para as vitórias.."! Só que esse objectivo não estará a ser propriamente alcançado.
Como pode uma equipa estar a ser correctamente preparada para vencer, quando ultimamente começou a afastar-se perigosa e acentuadamente desse desiderato?!... Quer-me parecer que José Dominguez estará a cair num erro semelhante ao que provocou a queda de Ricardo Sá Pinto na equipa principal: a sobrevalorização dos adversários, a desculpabilização dos erros sucessivos que a equipa vem cometendo e a nociva permissividade com que parece assistir a algum excesso de vedetismo e individualismo que alguns atletas vem evidenciando, somada a um aparente comodismo e fácil aceitação dos sucessivos desaires que vem sofrendo! Isso jamais constituirá sinónimo da cultura de vitórias que as suas palavras pretendem significar como objectivo prioritário a inculcar na equipa que lidera. José Dominguez terá de reformular urgentemente o grau de exigência com que parece lidar com os jovens que está a formar, porque a queda começa a ser preocupante!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

10 comentários:

  1. alamo´

    ultimamente com as lesoes, castigos( na 5f, faltavam o joao mario e o esgaio, ontem o bruma e o rubio), e os jogadores que vao para a equipa principal( dier, illori, betinho), é normal a quebra. alias a equipa tem 2 objetivos, dar ritmo aos jogadores e ser a melhor das equipas b

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Riga/V-1-Boy",

      Respeitando a opinião expressa no comentário e concordando até que algumas das ausências terão de certo modo debilitado a equipa, o facto é que esta desbaratou em dois jogos e nos últimos minutos, os 4 pontos que agora nos afastam do 1º lugar. Na minha opinião, não será assim que estes jovens interiorizarão o significado de competitividade e concentração, até que os árbitros façam soar o último apito para os finais dos jogos. Consentir empates nos últimos minutos dos jogos, quando as vitórias que tanto custaram a alcançar, estavam ali, ao alcance de todos, com mais um bocadinho de esforço, concentração e inteligência, revelam falta de mentalidade competitiva que, naturalmente, advirá de uma deficiente preparação psicológica. E será aí, no treinador, que residirão porventura as culpas maiores. Muito poucos técnicos portugueses, revelam conhecimentos e práticas suficientes nessa matéria tão importante. Dominguez será apenas mais um dos que ainda não se aperceberam da real importância desse factor e que não estudam, não adquirem o conhecimento necessário, seja em Portugal seja onde for, para fugirem à vulgaridade.
      Haverá ainda um outro aspecto importante que, a meu ver, a equipa começa a revelar: a habitual consequência das miseráveis pré-épocas no campo da preparação física, que todos os treinadores portugueses evidenciam.
      Nos dois últimos campeonatos que o Sporting venceu, um resultou do fenómeno Jardel. O outro, da magistral pré-época proporcionada por Giuseppe Materazzi, que permitiu a Inácio fazer o brilharete que ninguém admitia. Os treinadores portugueses trabalham pouco e mal nas pré-épocas, que há muito se reconhecem em todo o mundo, como o maior segredo de qualquer temporada.

      SL

      Eliminar
  2. Amigo Álamo bom dia
    se reparar esta queda começou quando alguns titulares indiscutiveis da equipa B passaram a fazer parte das contas de Vercauteren, casos de Betinho, Eric Dier, Esgaio etc, juntando isso as lesões de João Mário e Pedro Mendes ajudaram também a que o 11 habitualmente escalado na B sofresse alterações grandes e se perdesse a dinâmica que estava a encantar toda a gente, queremos vitórias sem dúvida mas o desempenho destes jovens que deve ser a equipa B mais nova da segunda Liga, tem-me deixado satisfeito apesar das decepções dos últimos jogos em que se deixaram "enganar" nos minutos finais, o que foi uma pena.

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Sporting Sempre".

      O seu comentário sugere-me exactamente o mesmo tipo de considerações que enderecei a "Riga/V-1-Boy". Remeto-o portanto para ele, porque me repetiria, agradecendo naturalmente a sua participação.

      Abraço e SL

      Eliminar
  3. Caro Sportinguista,
    E pedindo desde já desculpa ao(s) administrador(es) pela publicidade. Venho humildemente pedir uma troca de links com o “Leoninamente”. Já estão na nossa blogroll.
    - parasiempresporting.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "SportingFan1906"

      O seu pedido já está satisfeito. Boa sorte para o blog.

      SL

      Eliminar
  4. Áçamo,só faltou um pormaior á sua apreciação á ekipa b do sporting,é k tem faltado os penalty's para fazer as delicias k temos presenciado kuanto ao desempenho de algumas ekipas b's da 2ª liga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente!...
      Esse "pormaior" talvez se tenha devido a pequenos descuidos nas nomeações do árbitros. Mas agora parece estar tudo bem e iremos muito provavelmente assistir a muitos "penalty's" que hão-de propiciar resultados diferentes daquele que se verificou no derby dos B's na Luz. Já lá dizia o "outro", mais vale uma boa "contratação" no Conselho de Arbitragem e noutros orgãos decisores, que a compra de uma estrela internacional. É uma pena Godinho Lopes não revelar a "inteligência" do seu homólogo!...

      Eliminar
  5. Boa tarde

    Caro amigo Álamo

    Preocupante, porquê? A questão é que a equipa, como se sabe, não pode subir. Eu não acompanho muito a equipa B, no entanto, parece-me que a subida à Equipa A de alguns dos melhores jogadores trará algumas consequências que se estarão a reflectir.

    Li também as suas respostas e entendo-as, mas daí a preocupação?...

    De facto, os jogos têm pelo menos 90 minutos e perder pontos assim, custa. Mas não me parece que o Sporting B esteja assim tão mal, embora, como disse, não conheça a matéria de facto. Não vi o jogo, não posso ter uma opinião abalizada.

    Resta-me acrescentar que o importante é o crescimento dos jogadores, a sua rodagem, para, como o Esgaio e outros cheguem à equipa principal e mostrem a raça como este jovem leão mostrou no jogo com o Videoton.

    Saudações leoninas e que logo, contra a outra equipa da II Circular, possamos sair vencedores. Preocupante, digo eu, será não ganharmos hoje.

    Carlos Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Pereira,

      De facto e como diz, a equipa não pode subir de divisão. Mas poderá sagrar-se campeã, somar mais um título e levar mais um troféu para o nosso museu. Acha que não será estímulo suficiente?!...
      Como terá subentendido dos meus dois últimos posts e das respostas aos comentários, receio que Dominguez esteja a cometer erros semelhantes aos que Sá Pinto cometeu, para além de suspeitar de que algo se estará a passar no que às remunerações dos atletas possa dizer respeito. Oxalá me engane e a equipa retome o rumo certo que trazia.
      Sobre o "derby" de hoje, não estarei tão confiante como desejaria. Mas claro que alguma esperança ainda mora em mim. Penso no entanto que nada de decisivo para nós representará este jogo. Decisivo será o tempo necessário para que Vercauteren possa conseguir da equipa a expressão das potencialidades que se adivinham. E ainda faltará mais tempo...

      Abraço e SL

      Eliminar