segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Vai-se-me apertando o coração !!!...


 
 
Um azedo limão com muito pouco sumo, foi o que me sugeriu a entrevista de ontem com que Godinho Lopes quase preencheu o programa “Trio d’ataque”.
Da casca resultou um chá sofrível. Uma espécie de “melhoral”, que nem fez bem nem mal, antes pelo contrário. Jesualdo Ferreira será o novo “homem forte” do futebol do Sporting, sem que se ficassem a perceber muito bem os limites da sua função, tanto no tempo quanto no modo. Pelo meio andaram José Couceiro e Aurélio Pereira, qualquer deles mal explicado e que só a argúcia dos sportinguistas melhor informados poderá clarificar.
Da polpa, retirámos muita parra e pouca ou mesmo nenhuma uva. Sumo nem vê-lo. Apenas uma repetição dos lugares comuns que já nos inundam os ouvidos quase há dois anos. Entre reestruturações internas que já irão na 2ª, 3ª ou 4ª geração, mas que têm conduzido a “inexplicáveis”aumentos dos custos com pessoal; apresentação do prometido e famigerado organograma mostrado envergonhadamente numa reles folhita de papel e nunca devidamente facultado aos sócios nos locais devidos; aumento do número de adeptos em Alvalade quando se assiste a uma debandada geral nascida da justa decepção instalada; reconhecimento de erros próprios no seu trajecto mas exibindo-os como acontecimentos naturais, dada a inexistência em Portugal de cursos de presidentes; promessa de intervenção no mercado já em Janeiro com novas incursões no estrangeiro ou dentro de portas – fugiu do mercado interno como o diabo da cruz! - quando o manager ainda nem tomou o pulso ao futebol do clube, nem terá ainda falado com Vercauteren; finalmente a agitação do espantalho financeiro, ou eu ou o caos e a redutora análise sobre a a ameaça da espada da AG que pode destituí-lo!
Fiquei com pena de Godinho Lopes e dos outros três bacocos que o acompanharam. A inteligência resumiu-se ao Guedes do Norte, que também teve muita pena de todos e em particular de Godinho Lopes e não forçou o “treino”
Sem colete de salvação e apenas agarrado a esta última “tábua jesualdica” que conseguiu encontrar – ai se não fosse a dica miraculosa de Aurélio! - depois de tanto procurar entre os destroços da nau que comanda, lá vai ele esbracejando, convencido de ser Luís mas confundindo Lopes com Camões, tentando salvar o manuscrito do seu projecto, erguendo-o acima das águas encapeladas, enquanto não for tudo para o fundo.
Não sei se a serenidade, lucidez e competência de Jesualdo Ferreira ainda irá a tempo de salvar o que resta do Sporting. Não sei por quanto tempo lhe estará reservado o papel de "chefe transversal" de todo o futebol do clube ou se num futuro mais próximo que remoto, não será mesmo obrigado a assumir o papel de verdadeiro "manager" e vestir o fato de treino, ao menos, para impedir que a equipa principal acompanhe Godinho Lopes e todos os seus equívocos e cismas no trajecto que se adivinha. 
Sei, isso concluí ontem no final da entrevista, que cada vez menos sei. Cada vez que o homem fala, vai-se-me apertando o coração !!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Como sportinguista, a correr por fora, sem conhecer a intrincada situação do nosso clube, fiquei mais descansado com o discurso de Godinho Lopes, ou, pelo menos com a esperança de que com a chegada de Jesualdo Ferreira, alguma coisa melhore. Pior é que será impossível. Com a propalada limpeza de balneário,em Janeiro, julgo que algo se vai com certeza alterar. É a poção mágica da resolução dos problemas do Sporting? Provavelmente não. Mas temos que começar por algum lado. É tempo demais? É. Mas haverá alguma solução a curto prazo? Pergunto ainda (desculpem a minha ignorância): que ganha Godinho Lopes ao querer manter-se como Presidente do Clube e achar que irmos para eleições antecipadas é um caos e um desgoverno ainda maior? Precisa ele do Sporting para os seus negócios?
    O Sporting está mal, está doente, como já escrevi noutro local, mas criando-se em Janeiro outro e um novo cenário, será que é um bom caminho? Eu quero acreditar que sim.
    Já fui crítico com esta Direcção porque acho que os erros por que estamos a passar se devem às péssimas contratações que esta Direcção fez; contudo, algo se está a fazer e neste momento, face às circunstâncias temos de dar o benefício da dúvida. Se depois de Janeiro não houver melhoras creio que o problema não é do "doente", mas do "médico" e aí, meus amigos, doa a quem doer, mas algo tem de ser feito, nem que se feche o hospital.

    Carlos Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Pereira,

      A minha resposta ao seu comentário começa pelo fim. Fechar o hospital, nunca! O que provavelmente se revele necessário e sem alternativa, será mudar todo o "corpo clínico"!...
      A chegada de Jesualdo Ferreira foi uma boa notícia, mas receio que pecará por tardia e receio ainda mais que não lhe sejam atribuídas competências suficientemente alargadas para que possa desenvolver o seu trabalho. Godinho Lopes há-de querer sempre meter o "bedelho" e não permitirá - ai os amigos e afilhados, ai, ai!... - que a estrutura seja racionalizada, o que implicaria uma guia de marcha para metade de toda aquela gente que por lá anda a atrapalhar-se, sem fazer mais que colocar grãos de areia na engrenagem. Falamos e criticamos os jogadores e técnicos, mas o mal vem de longe e reside no "monstro estrutural" que já terá bem mais do que uma década e que Godinho Lopes ainda tornou maior e insuportável em termos de custos. Faz-me lembrar o "monstro do funcionalismo público administrativo" criado por Cavaco e que agora até a "troika" se está a ver aflita para "limpar".
      O discurso de Godinho Lopes, comparo-o a um canto de sereia. Canta bem, mas não encanta. Espremido não sai do lugar comum com que desde a campanha eleitoral continua a pretender "amansar" os leões, com os resultados que nos desesperam.
      Eu também desejaria acreditar em Janeiro. Mas não sou capaz. A menos que a Jesualdo Ferreira fosse dada uma carta tão branca, que a sua alvura ofuscasse mesmo os poderes do Presidente, coisa que não acho possível.
      Fala o amigo em soluções de curto prazo. Não há!... Mesmo a destituição dos Corpos Sociais em AG, a concretizar-se, demoraria uns bons meses a produzir efeitos, que só lá para Abril ou Maio se traduziriam na tomada de posse de uma nova liderança.
      Infelizmente teremos todo o tempo do mundo para apreciar os resultados dos estreitos caminhos que se colocam ao Sporting. Não acredito nem em milagres nem em bruxas, mas quem dera que uns ou outras permitissem pôr termo a esta agonia.
      Finalmente, sobre o apego de GL ao poder, entrego ao seu critério a análise, deixando apenas a pista de que o poder inebria e dá saúde ao umbigo e quase sempre à carteira, ainda que faça mal à alma daqueles sobre quem é exercido. As excepções, sabemos todos, são ridículas em número.

      SL



      Eliminar
  2. Amigo Álamo,

    Como sabes não votei LGL, mas hoje, se não aparecer alguém com um perfil diferente das figuras que se vão pondo em bicos dos pés, votaria nele.

    Está a sofrer as consequências de ter concorrido à presidência do Clube com uma lista que ele imaginou de consenso, mas que não passou de um conjunto de vaidosos presunçosos e de loucos inconscientes. Sem bases de dirigismo, com pouco conhecimento do bas-fond do bordel que é o futebol nacional, ficou sozinho, qual bombeiro com uma única mangueira na mão e com inúmeros focos de incêndio à sua volta.

    Acredito que JF o possa ajudar a pôr ordem no futebol do Sporting, especialmente, se não vier para, a curto prazo, substituir o holandês, mas para formatar todo o modelo de jogo desde os indicados até à equipa principal, desenhando uma verdadeira academia onde se ensine os princípios elementares do futebol quer técnica, quer tactica, quer fisicamente.

    Claro que se ele der poderes a JF para que este possa moldar o futebol do Sporting de alto a baixo, daqui a dois ou três meses, à primeira derrota, lá teremos nas redes sociais um ataque cerrado a JF, e consequentemente a LGL, porque está um lampião a pôr de lado grandes Sportinguistas, blá, blá, blá.

    Já tem mais de vinte anos que um amigo me dizia: "Nestes corredores de Alvalade as derrotas do Sporting fazem muitos "grandes Sportinguistas" irem sobrevivendo dentro do Clube"

    Já desabafei! Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "8",

      Respeito a tua visão sobre a actualidade leonina. Mas a cada palavra e a cada acção de GL, o meu cepticismo vem aumentando exponencialmente e acentua a minha civilizada divergência com o teu pensamento.
      Se GL conseguisse impedir a bomba atómica das VMOC's, ainda poderia conceder-lhe aquele mínimo de benefício de dúvida. Temo que, neste momento, ainda que batesse com a cabeça em alguma esquina dura e o pretendesse, já não o conseguiria. Mas nada melhor que esperar pelo 19 de Janeiro...

      Também desabafei! Grande abraço.

      Eliminar
  3. Lendo certos comentários começo a pensar mesmo que muitos, tem o Sporting que merecem, é pena é que eu e outros também tenhamos de levar por tabela.

    E não me referia ao seu post caro Álamo que subscrevo na íntegra.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mario Cuinha,

      Eu vou conseguindo extrair sportinguismo de cada comentário, por muito antagónico que seja, relativamente ao meu pensamento. Às vezes abano, confesso. Mas depois parece-me ouvir o rugido do Leão e volto para a manada com mais força e ânimo.
      Muito terá de rugir o Leão e quantos de nós terão de voltar à manada para que todos possamos vencer os predadores!... Mas acredito na força da "nossa natureza".

      SL

      Eliminar