sábado, 1 de dezembro de 2012

O Sporting de mãos atadas ?!...

Daniel Carriço in "O Jogo" online
 
Vejo esta notícia e interrogo-me sobre a política seguida pelo Sporting no que concerne aos resultados da sua formação. Há muito que este tema está em discusssão dentro do clube e parece ainda não ter sido descoberta a poção milagrosa, o método eficaz, que permita ao clube, aproveitar os jogadores que lhe interessam para a equipa principal e vender os direitos desportivos dos restantes, por valores que, no mínimo, paguem os custos da formação de cada um. O que repetidamente acontece, tem agora em Daniel Carriço um exemplo sublime: o jogador termina o contrato com o clube no final desta época, não renova por via de uma intencional e provocada disparidade entre os valores que pretende e aqueles que o Sporting lhe pode pagar e prepara-se para abandonar Alvalade a custo zero, recebendo porventura uma choruda quantia, como prémio da assinatura pelo novo clube, sem que o Sporting receba um único tostão pelos 7 anos - 2000/2007 - da formação que lhe foi ministrada na Academia Sporting, que o recebeu com apenas 12 anos, vindo do Estoril-Praia.
Sob representação de um empresário astuto e profundo conhecedor dos meandros nacionais e internacionais que dominam o futebol - Jorge Mendes e a sua Gestifute, quem mais havia de ser?!... -, Daniel Carriço, para alcançar os seus desígnios, bem como os de quem o representa, está bem de ver, de uns razoáveis e porventura já inflaccionados 300 mil Euros anuais, tendo em conta o seu valor futebolístico, colocou a parada num valor inegociável de 800 mil Euros, que quase triplica o que presentemente o Sporting lhe paga. Objectivos?!... Claros, inequívocos e quase insultuosos: ficar livre no dia 30 de Junho de 2013, esquecer completamente o significado da palavra gratidão, encher os seus bolsos e os de quem o aconselha e deixar - legalmente! - no rol de crédito malparado, os custos de uma formação de 7 anos. Corem de vergonha e calem-se por favor, aqueles que pensarem em me vir falar do sportinguismo de Carriço e de tantos outros que já fizeram ou hão-de fazer o mesmo.
O modelo que rege todo o edifício do aproveitamento da formação leonina, estará profundamente errado, se o clube chega a uma situação semelhante à que Daniel Carriço se prepara para protagonizar. A Academia Sporting não é uma entidade que o sistema público de ensino englobe. É uma instituição de ensino privado, cujos custos deverão ser patrocinados pelos pais dos formandos, ou, em alternativa, o clube deverá ser ressarcido à posteriori, sempre que o jogador não seja enquadrado na equipa principal. Tantas dezenas e dezenas de juristas que vivem à sombra da bananeira de Alvalade e nunca mais é estudado, redigido e promulgado um regulamento com cobertura legal, que defenda os interesses de um clube formador e dono de uma Academia privada, onde não são pagas propinas, que depois vê partir os "licenciados", de borla, para o mercado de trabalho.
E se o Conselho Leonino, onde aparentemente sobrará uma verdadeira enciclopédia de conhecimento jurídico, resolvesse um dia reunir-se num verdadeiro e profícuo conclave em que debatesse este tema candente  e fosse capaz de produzir um documento que, para além de delinear um modelo que se enquadrasse na estrutura do ensino e formação profissional português, constituisse a verdadeira bíblia da formação leonina e salvaguardasse os interesses do Sporting Clube de Portugal ?!... Talvez os sportinguistas pudessem depois concluir que afinal, sempre tinha servido para alguma coisa!...
 
Leoninamente,
Até á próxima

24 comentários:

  1. Mano Álamo,

    Estou boquiaberta...
    As tuas perguntas e dúvidas profundas têm toda a razão de ser. Como é possível um clube como o nosso ter chegado a este estado de coisas?
    Que mal fizemos nós, adeptos, para termos os Dirigentes mais inaptos do nosso futebol?

    O que vale é que vou deixar de ler tudo o que me põe os nervos em pé.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maninha Leoa Assanhada,

      Não te julgo capaz de deixar de ler tudo o que, directa ou indirectamente, se possa relacionar com um dos teus grandes amores, o Sporting! Seria uma parte de ti que morreria. Hás-de ler tudo aquilo que te chegar perto, ainda que depois corras a cortina e sofras sózinha. Mas se assim decidires, onde está aquela lutadora que me habituei a conhecer, a admirar, a respeitar, a seguir os sábios conselhos?!... Não pode ser! Não acredito que o faças, nem que alguma vez conseguisses fazer adormecer o sentimento leonino que sempre morou em ti.
      Compara o Sporting com este desgraçado Portugal. Também serias capaz de o abandonar?!...
      Há um chorrilho de asneiras dentro do Sporting, para mal dos nossos pecados. Então, devemos denunciá-las e lutar para que muito do mal que existe seja extirpado.
      Carriço é apenas mais um episódio. Adrien esteve quase a ser e poucos de nós saberão como vai acabar. Sabrosa foi outro e nem Figo escapou. Nani foi a excepção. Mas ainda não aprendemos. Andará no meio de todos estes tristes episódios, muito aproveitamento de terceiros, alguns dos quais dentro da própria
      estrutura do clube, tanto ontem, como ainda hoje. Só haverá um perdedor: o Sporting! É uma pena!...
      Penso que a intenet vai começando a permitir descobrir segredos muito bem guardados ao longo dos anos e estará a permitir desmistificar hoje o papel de muitos "vendilhões do templo". Poderá, por enquanto, ainda não os sentar no banco dos réus. Mas toda essa gente hoje, já não compra cuecas brancas. Pelo sim pelo não, começou a comprar cuecas castanhas...

      Mil abreijos para ti querida amiga.

      Eliminar
  2. Lembram-se da renovação de Adrien em que nunca foi consensual a SAD ceder às exigências do jogador para prolongar contrato? Optou-se por um ponto final numa novela que ameaçava ter outro desfecho, a paranóia do receio dos adeptos de ver o atleta na Luz ou no Dragão custa 70 mil euros mês. E como é óbvio ainda arrasta outras consequências como se vê no post e como era aliás previsível. Entretanto a desconfiança com Sá nunca se esbateu totalmente e depois da chegada de Vercauteren e até agora continua a pouca utilização. O salário elevado, a pouca preponderância no onze e a insatisfação do jogador vão acabar por lhe escancarar as portas. Agora blindado com uma cláusula de rescisão de 40 Milhões de euros esbate mais pelo menos teoricamente a possibilidade de fuga para um adversário. Já vamos ver quanto valem afinal os seus direitos desportivos e quem são afinal os clubes interessados.

    Já não se percebe muito bem continuarem a alimentar dúvidas e temores numa área que nos tem trazido alguns dissabores e a miúdo depois da SAD passar a integrar um especialista numa área tão delicada como a contratualização.

    Temos todos que nos convencer de uma vez por todas que mesmo na melhor formação do Mundo nem tudo quanto reluz é ouro e deixar esse tipo de decisões para os melhores e mais indicados profissionais do Mundo, os treinadores e com a respectiva margem de erro que nunca vai deixar de existir.

    Desde a chegada ao plantel principal do SCP em 2008/09 de Daniel Carriço houve mais, Saleiro, Cédric e André santos, André Martins, Renato Neto, João Mário, Tiago Ilori, Betinho, Eric Dier e ainda com Bruma e Esgaio à espreita entre outros numa equipa B fantástica. No mesmo período e no SLB: Jorge Ribeiro e Miguel Vitor, Roderick e Fábio Faria, David Simão e Nelson Oliveira, André Gomes e Almeida, à espreita Cavaleiro e Cancelo. No FCP: Ventura e Candeias, Nuno André Coelho e Sério Oliveira Ukra, Atsu e Kelvin e à espreita Tiago Ferreira e Sebá. Demonstrativo, para além do tempo normal de crescimento necessário, ainda vai sempre haver alguns que vão e vêm, também faz parte.

    Numa crise sem precedentes que está e vai obrigar os clubes a medidas muito especiais de contenção SLB e FCP têm mais de uma centena de contratos profissionais, o SCP pouco mais de 50%.

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  3. As minhas desculpas por distracção a Rabiu, Diogo Amado, Wilson e William Carvalho, Nuno Reis e Zézinho que também já integraram o plantel principal, para além como é óbvio das jóias da coroa no limiar antes de Carriço e obra também de Paulo Bento, Rui, Moutinho e Veloso.

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  4. E que fique bem claro que nunca pretendi pôr em causa a qualidade dos jogadores, que não sendo técnico avaliado para o efeito opto sempre por dizer que me agradam todos os jovens que sobem, bem como aqueles que chegam de outras proveniências já agora. O que está aqui em casa é o acto de ceder às pretensões de um jogador, seja ele quem for, ainda para mais por nós formado. Também nos cabe a nós propor, até porque acredito que temos técnicos avaliados para o efeito e até mais conhecedores.

    ResponderEliminar
  5. Caro Paulo Guerra,

    Todos concordaremos que as renovações contratuais com jogadores oriundos da nossa formação, constituirão uma questão complexa e extraordinariamente melindrosa. O caso particular de João Moutinho, constituiu um trauma que parece estar a ser difícil de digerir, pela simples razão de, hoje por hoje, ser um jogador nuclear na estratégia do Porto. Mas o valor da sua transferência, cobriu de forma satisfatória, todos os custos da sua formação, pelo que o assunto deveria deixar de ser traumatizante e ser enterrado definitivamente, em vez de continuar a condicionar os decisores de Alvalade.
    O caso de Adrien foi o exemplo paradigmático dos efeitos desse trauma que Moutinho deixou, mas que apenas aconteceu pela inépcia dos dirigentes leoninos, que deveriam ter renovado com o jogador muito antes e por valores bem menos inflacionados. Mas o jogador terá potencial suficiente para permitir a recuperação dos custos da sua formação.
    Com Daniel Carriço, a questão será diferente, porque o seu potencial é baixo. Não passa de um jogador mediano, cujo contrato actual estará até acima do que vale no mercado nacional. Nenhum clube português lhe oferecerá um contrato sequer parecido e a proposta que o seu empresário o convenceu a apresentar é ridícula e deverá merecer do Sporting uma rotunda recusa. A questão que me levou a escrever o artigo, prende-se com a desarticulação completa entre aquilo que está estabelecido oficialmente para que o Sporting seja ressarcido dos custos da sua formação e o valor real que esta custou. E dentro do Sporting, não vejo ninguém a trabalhar no sentido de que esta situação seja alterada. O mesmo acontece com o Benfica e com o Porto e quem vai esfregando as mãos de contentamento serão todos os outros clubes, que vão recebendo a custo zero, dezenas e dezenas de jogadores formados pelos três grandes, sem que os organismos federativos nacionais e internacionais nada façam. O que está estabelecido pelas UEFA's e FIFA's é simplesmente ridículo e, na parte que ao Sporting diz respeito, porque dos outros será lá com eles, entendo que pouco ou nada se tem feito e continua sem se fazer, para que a situação seja alterada e a nossa formação seja, no mínimo, justamente paga.
    Se o Conselho Leonino é um orgão de conselho, que apenas realiza "um carnaval" quando o rei faz anos, porque não se debruça sobre o assunto e apresenta ao executivo um verdadeiro, estudado, ponderado e eficaz documento que vise salvaguardar os interesses do resultado da formação leonina?!... Entre 60 conselheiros de elevados índices técnicos específicos, não seria de constituir um grupo de trabalho que avançasse para uma solução que defendesse o Sporting destes sistemáticos ataques dos "abutres" agenciadas pela FIFA ?!...

    SL

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Alamo,

    Na epoca passada o D. Carriço deu boa conta na posição de trinco, porque não renovaram com ele nessa altura e apostaram nessa posição?

    Não estariamos mais saudaveis financeiramente se não tivesse vindo o Gelson e a aposta recaisse no Carriço?

    São as respostas a estas perguntas que me assustam.

    André martins e Adrien não faria tanto ou mais do que tem feito o Elias?

    O Nuno Reis não faria tanto ou melhor do que o Rojo?

    Wilson Eduardo não faria tanto como tem feito o Bojinov? Porque pagar a um jogador para nem sequer dar o seu contributo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André, então e depois como é que o dinheiro fluía e como é que se trabalhava as comissões/jogadas de empresários e administradores ?

      Luís Duque e Carlos Freitas ?
      E mais alguém ?

      Eu sei que estou a falar sem provas... mas é que certas coisas só nos levam a pensar por certos caminhos e hipóteses. E neste futebol moderno, já se sabe como funciona o mundo das transferências de jogadores.

      SL

      Eliminar
    2. Caro André,
      Claro que haverá sempre duas vertentes na análise que possamos fazer da situação pós-formação: o aproveitamento próprio dos valores que possam ser classificados com interesse para o Sporting e os outros. Eu pretendi debruçar-me no artigo sobre a situação destes últimos.
      Nas situações que refere estou completamente de acordo consigo. Pena que Godinho Lopes e até tantos de nós, só demasiado tarde se tenham apercebido da "bipolaridade" de Luís Duque e Carlos Freitas. Receio bem que não tenha havido um único sportinguista, que não tenha sentido conforto, na hora, com as 25 contratação feitas nas duas últimas épocas. Na ânsia de vermos o Sporting recuperar da letargia para onde foi empurrado, fomos vivendo na esperança de que a solução era importar desenfreadamente. Todos teremos errado duplamente: ficámos com um conjunto de mercenários que ainda hoje não produzem o que tanto desejaríamos e desprezámos, sem intenção bem entendido mas desprezámos, aquilo que era e ainda é nosso. Quem não errou, porque, sabêmo-lo agora, sempre terá sido essa a sua intenção, foi Duque e Freitas, que terão beneficiado em dois anos, algo que nunca ninguém poderá imaginar e mais não digo, porque não tenho provas. Mas tenho cabeça para pensar.
      Se metade dos milhões gastos tivessem sido aplicados num treinador a sério, a quem fosse incumbida a missão de aproveitar a 100% os nossos jovens, talvez o Sporting não estivesse na situação em que se encontra. Mas o passado não se muda, apenas se poderá corrigir em termos de futuro. O meu amigo tem razão, no desaproveitamento de toda a nossa gente, hoje não tenho dúvidas.
      Ironicamente, já se assiste por essa blogosfera, à criação de novo movimento tendente a que em Janeiro se voltem a cometer os mesmos erros. São às dúzias os que defendem a contratação de um ou dois centrais, um ou dois armadores e mais um ou mesmo dois avançados. Para mim, agora que já estou vacinado, não vinha um único jogador. Vercauteren que se governasse com a prata da casa e ponto final. E deveria continuar a ser assim por muitos e bons anos: os poucos milhões que houver, deverão ser investidos num grande treinador e sobre contratações, apenas e só para lugares onde, confirmadamente, a formação não garantisse soluções.
      Veremos de Godinho Lopes aprendeu alguma coisa...

      SL

      Eliminar
    3. Caro José Duarte,

      O seu lacónico comentário está carregado de razão. A resposta que dei ao comentário do André, mais não foi que uma extensão do seu resumido mas inteligente comentário.
      Oxalá Godinho Lopes não se queira agora substituir à terrível dupla de que em boa hora se livrou. Mas se voltar a fazer o que eles vinham fazendo, estaremos definitivamente conversados, sobre as sua reais intenções. O caminho do Sporting, do meu ponto de vista e penitenciando-me dos erros em que também me deixei embarcar, terá de ser outro: um espectacular treinador, custe ele o que custar e o aproveitamento do que de bom e tão bem sabemos produzir.

      SL

      Eliminar
  7. Caro Álamo,

    Não pretendo passar por cima da opinião do caro muito pessoal sobre o valor de cada jogador, nem a referência que fiz ao João encerra qualquer trauma, simplesmente tenho pena devido a ser um grande jogador, mas a formação também serve para reequilibrar as contas quando necessário, o erro foi só o destino. Não pretendo tão pouco desferir qualquer ataque à nossa direcção, apesar do futebol encerrar especificidades a gestão de recursos humanos tem regras que não devem ser ultrapassadas.

    No referente aos valores e tendo em conta a actual crise a formação ver-se ressarcida no que era pratica no tempo do Paulo Bento já é muito bom. E falo do Paulo Bento pois nenhum treinador voltou a tirar tanto proveito da nossa formação e a valorizar tanto os jogadores, no que foi bom para o SCP e para muitos jogadores. O SCP tem aliás que ter sempre e formação em causa quando contrata um treinador. Não serve qualquer um.

    Nenhum jovem de Alcochete vale 70 mil antes da plena afirmação na equipa principal, no caso do Adrien não faz qualquer sentido estar acima de Carriço que integra só o lote dos capitães. O Daniel nesta altura tem muita razão. Como já disse já houve uma tabela especifica relacionada com a evolução, era bom voltar a tê-la em linha de conta.

    E depois ainda há os jogadores que chegam de fora normalmente a auferir mais, não é por acaso que quando se recorre ao mercado o risco é sempre muito maior. Com os de casa também já se gastou durante a formação e eles têm que sentir isso mesmo. Mas por exemplo, no mesmo patamar e nesta altura ninguém está acima do Rui e como tal deveria ser ele a definir o tecto.

    O Paulo Farinha Alves é um grande "upgrade" na matéria que diz em falta, a contratualização e chegou para arrumar a casa nesta área. Se me perguntar a mim eu até penso que num clube de génese formador como o SCP e vendedor face ao mercado europeu, nunca nenhum jogador por nós formado deveria estar acima do treinador. Nesta altura era útil em dois sentidos, garantia sempre um grande treinador e salários mais baixos no futebol que é o que vai acontecer já no curto prazo. O SCP actual não suporta mais do que 3 ou 4 jogadores muito bem pagos.

    O comentário do José Duarte não faz qualquer sentido nem adianta nada à discussão. O SCP na actualidade dispensa bem este género de contributos.

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Guerra,

      Têm bastante interesse todos os pontos de vista que expressa. Concordarei com muitos deles, noutros nem tanto, mas a riqueza do sportinguismo é essa mesmo.
      Gostaria de ter a opinião que tem de Paulo Farinha Alves. Não o conheço, pelo que só começarei a poder avaliá-lo depois de ver obra feita.
      Sobre o comentário do José Duarte, se ler o meu comentário anterior, também dirá o mesmo. A Duque, Freitas e todos os empresários que gravitam no futebol, não lhes deveria chegar a presunção de ser sérios, deverão obrigatoriamente parecê-lo. E, infelizmente, não parecem, mesmo...

      Saudações Leoninas

      Eliminar
  8. A CULPA É DOS DIRIGENTES EM POREM O PODER NOS EMPRESÁRIOS COMO JORGE MENDES! DEPOIS LIXAM TUDO, VEJAM BEM SE O PORTO PRECISA DELE OU OUTROS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Assunção,

      Haverá um grande fundo de verdade no seu comentário. Mas não pense que só o Sporting é afectado pelas "sanguesssugas" criadas pela FIFA. Lá, no "paraíso" que refere, também há "diabos". Pense no caso Rolando...

      SL

      Eliminar
  9. Da mesma forma que é utópico pensar que o futebol português segura por muito tempo qualquer craque. Novos Ronaldos ou Figos nunca vão chegar a ganhar fortunas no SCP. Mas uma equipa não precisa só de craques na plenitude do termo, formamos muitos jogadores para poder aspirar a que façam a sua carreira por muito mais tempo no SCP e isso era fundamental que já estivesse mais enraízado no SCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Guerra,

      Em todas as grandes escolas de formação de jogadores, entre o produto final, haverá sempre os muito bons, os bons e os razoáveis!...
      A grande questão que levantei situa-se na solução que deverá ser encontrada para escoar os que constituirão aquele último escalão, sem que tenhamos deles abrir mão a custo zero. Se não pagam os custos do ensino que lhes foi ministrado, porque hão-de sair para outros clubes sem que ao menos a sua formação seja paga?!...

      SL

      Eliminar
  10. Apenas uma pergunta de quem não entende nada nem de futebol, nem de negócios de transferências: Se Carriço saír, mesmo a custo zero, o Sporting não recebe determinada importância pelo facto de ter feito a formação na Academia?. E já agora, à semelhança de João Moutinho, no caso de saír de Porto, o Sporting não recebe uma parte por causa da formação?
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "cpontoal",

      A diferença entre Carriço e Moutinho, é que para uma eventual transferência deste último, ficou estabelecido entre o Sporting e o Porto, que 25% da mais valia reverteria para o Sporting.
      Já Carriço, se não vier a renovar pelo Sporting, como parece ser a sua intenção ao pedir 800 mil Euros por época, irá para outro clube e o Sporting apenas terá direito a uma verba estabelecida pela FIFA pelos custos de formação, que apenas tem uma definição: ridícula!...

      Saudações Leoninas

      Eliminar
    2. http://www.futebolfinance.com/direitos-de-formacao-ou-contribuicao-de-solidariedade-nas-transferencias

      Só há direitos de formação quando sai a meio do contrato, jogador livre não, só numa futura transferência, como ainda agora o Miguel Veloso, o Quaresma já deu várias, etc. E a FIFA só regula a nível internacional, internamente é a FPF. No caso do João quando foi para o Porto ficamos com 25% dos direitos económicos e é só o que temos a receber, não acumula.

      Saudações

      Eliminar
    3. Efectivamente no caso do João Moutinho não detemos ainda 25% dos direitos mas numa suposta mais valia, ou seja 25% do valor total - 11 Milhões.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
  11. Creio que se ele sair a custp zero, só numa outra transferencia o Sporting terá direito a ser ressarcido...
    Agora pessoalmente e salvo melhor opinião, não considero que o Carriço seja aquela mais valia que o Sporting necessita...
    Na posição de trinco não faz pior do que o Gerson, mas este pessoalmente, também acho que está a mais no nmosso clube...
    Já temos tido tanto prejuizo...é mais um...

    Boa viagem...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Maximino Martins,

      Não possuo de momento, dados suficientes para poder confirmar ou negar o que afirma no seu comentário, sobre a compensação indemnizatória a que o Sporting terá direito, por ter formado Carriço.
      Sobre o valor do atleta, concordo inteiramente consigo. Daniel Carriço não possui atributos, na minha opinião, para sequer valer os 300 mil Euros que neste momento aufere no Sporting. Veremos o que o futuro nos vai dizer sobre a carreira deste jogador. Com 25 mil Euros mensais, eu ficaria no Sporting até ao fim da carreira. Mas parece que Jorge Mendes lhe terá prometido o paraíso e... ele acreditou!...
      Também lhe desejo boa viagem.

      SL

      Eliminar
  12. A explicação de Paulo Guerra, sobre os direitos de um clube formador, é liminarmente objectiva, transparente e esclarecedora. Por mim, aqui fica o meu obrigado.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Este tipo de mecanismos foram quase todos desenvolvidos com um grande contributo da CBF, o maior exportador:

    http://www.carlezzo.com.br/pt/ler-publicacao.php?id=8

    http://www.carlezzo.com.br/pt/ler-publicacao.php?id=9

    Saudações Leoninas caro Álamo

    ResponderEliminar