terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mais cedo que tarde, há-de chegar o Futuro !...


Como sportinguista, quero aqui deixar bem claro que me senti honrado e orgulhoso com a postura, a elevação, a lucidez, a inteligência, a argúcia, a clarividência, a firmeza e o sportinguismo que Bruno de Carvalho hoje exibiu perante todo o auditório do programa "O dia seguinte" transmitido pela SIC e, muito particularmente, perante todo o grande universo leonino.
Foi uma hora inteirinha em que deixei de me sentir mal representado naquele programa. Foi uma hora inteirinha em que me foi devolvida a esperança, mesmo que afirmado sem subterfúgios, o caos em que estará transformado o meu clube de sempre, mesmo que finalmente alguém tenha descrito o ambiente de Alvalade, não como cinzento, antes de um negro terrível e avassalador. Mesmo ao ver anunciado um défice terrível e sistemáticamente escondido ou branqueado, de uns horríveis e inimagináveis 425 milhões de Euros, não tremi nem deixei de acreditar no futuro. Um futuro que apenas aos sportinguistas caberá decidir. E acredito que hão-de decidir. Mais cedo que tarde os sportinguistas hão-de fazer ouvir a sua voz e escolher o seu caminho. Mais cedo que tarde há-de chegar o Futuro !...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 


7 comentários:

  1. Caro Álamo,

    permita-me um reparo.
    Até concordo que o Bruno Carvalho venha a ser o futuro presidente do Sporting, até acho que ele terá sucesso e trará, garantidamente, sangue novo, eu próprio votei nele. Contudo acho de muito má fé diversos supostos candidatos estarem em plena campanha eleitoral, quando ainda nem estão convocadas eleições.

    Estamos sempre a criticar os "papagaios" que andam sempre a falar do clube, a deitar lenha para a fogueira, mas parece que anda muita gente satisfeita com diversas entrevistas que estão a ser dadas na comunicação social.

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bernas_,

      Acho que é importante separar entre "Alertas" que sócios do Sporting podem fazer e campanha eleitoral.
      E é óbvio que essas duas coisas diferentes, a meio caminho ficam misturadas, é impossível que as pessoas não tenham essa percepção.

      Eu entendo que o Bruno não teve a intenção de estar em campanha, mas quando as pessoas ouvem os alertas que ele lança, é normal que pensem isso.

      SL

      Eliminar
    2. Caro Bernas,

      Como ponto prévio, dir-lhe-ei que também votei em Bruno de Carvalho. Mas condenei muitas das acções que desenvolveu logo a seguir às eleições, por não concordar com o tempo e o modo como foram decididas e desenvolvidas. Depois, por decisão própria ou por conseho, mudou de atitude e eu aplaudi. Na actual situação,não vi mal nenhum em ter aceite o convite da SIC e não descortinei na entrevista, nada que me parecesse atentar contra os interesses do Sporting.
      Até há pouco tempo, defendi que Godinho Lopes deveria continuar o seu mandato até ao fim. Os episódios posteriores aos despedimentos de Sá Pinto, Duque e Freitas, com os quais concordei, provocaram em mim uma série de dúvidas sobre as virtudes da gestão de GL e a publicação dos últimos resultados das contas do Sporting, deixaram-me profundamente preocupado, pelo facto de constituirem a negação de tudo o que o próprio vinha proclamando.
      O que ontem ouvi de Bruno de Carvalho, acerca do aumento galopante dos custos com pessoal, do défice do último ano e dos últimos dois trimestres e do défice global do Sporting, deixaram-me perplexo com a ruinosa gestão de Godinho Lopes, que apenas com artifícios contabilisticos vai disfarçando o absoluto caos em que se encontra o Sporting. Se a tudo isto somarmos a completa ausência de um rumo coerente, o desastre desportivo da equipa principal e o descoroçoante resultado do último Conselho Leonino, como sportinguista que sempre colocou e há-de colocar os interesses do Sporting acima de quaisquer outros, já comecei a entender que cada dia de Godinho Lopes à frente dos destinos do Sporting, corresponderá a um recuo de 100 dias na recuperação que todos desejamos para o clube.
      E como é que eu, humilde associado do Sporting, sem conhecimento específico para analisar o tremendo caos financeiro para onde está a ser conduzido o meu clube, descontente e profundamente decepcionado com a gestão desportiva ruinosa que está a ser praticada, alguma vez poderei criticar quem revela conhecimento específico de matérias tão importantes e recolhe dados nas mais variadas instâncias que lhe permitem concluir o que o comum dos associados não consegue, vem a terreiro, chamar os bois pelos nomes, apresentar números e resultados que ninguém contesta, alguma vez poderei estar em desacordo e criticar o aviso sério que ontem apresentou a todos nós?!...
      Bruno de Carvalho não adoptou ontem a postura dos habituais "papagaios que o caro Bernas refere. Apresentou aos sportinguista o quadro negro do seu clube e disse, peremptoriamente, que caberá exclusivamente aos sportinguistas decidirem aquilo que querem para o seu Sporting. Foi a única ideia chave que deixou, apesar do desafio insistente de Paulo Garcia para que anunciasse a intenção de se recandidatar a umas eleições que ninguém sabe se estarão ou não no horizonte.
      Apreciei a argúcia com que BdC ultrapassou as "rasteiras" de todos os "paineleiros", inclusivamente de Dias Ferreira, que nem ele próprio saberá bem dizer o que pretendeu, para além das aneiras que produziu.
      Gostei da entrevista e gostei de Bruno de Carvalho. Parece-me bem mais maduro e informado e honrou o clube que foi ali defender, contra tudo e contra todos. Tomara que tivéssemos assim um Presidente.
      Uma nota final para Paulo Garcia, a quem julgava colocado na barricada adversária. Uma dica amiga trouxe-me uma verdade que me surpreendeu. Por isso, comprendi o profundo respeito com que entrevistou BdC e a impaciência que revelou perante as diatribes de DF. Afinal, a sua postura revelou que, mais bem informado do que nós, já terá porventura interiorizado que estava a conduzir uma entrevista ao provável futuro presidente do seu clube. Só desconhecerá, tal como nós, quando isso acontecerá.

      Um abraço

      Eliminar
  2. O futuro é isto com o Adrien? Não creio e já ontem expliquei porquê.

    A CS só quer sangue, nunca foi notícia quando os cães mordem, é preciso é encher as páginas dos jornais que passam um mau bocado sem publicidade. Ontem na televisão até se assistiu aos adversários mais directos a babarem-se com um ex-candidato, imagine-se todos juntos contra o dever de sigilo do CL?! Os bufos sempre lhes deram muito jeito, por isso é que são permitidos em todos os clubes. E o problema foi mesmo o último CL, onde pelos vistos e com oportunidade para tal ninguém se chegou à frente porque o SCP é muito caro, os discursos de liderança inflamada na véspera de mais um derby para motivar os nossos jogadores são muito mais fáceis na televisão. Vamos então brincar também com os números:

    ... bastava terem assinalado 2 penaltis que ficaram por marcar e mais meia dúzia de golos que nos permitiam estar ainda na luta pelo título, na Taça de Portugal e na Liga Europa e eu queria ver se o SCP era o caos? Se falavam tanto nos Milhões que às vezes são 130 M, outras vezes 100 M, mas que ainda ontem e segundo o caro Álamo só mudou de - 375 M para - 425 M? Então as contas pelos vistos só reflectem um agravamento de 50 Milhões? Não será porque chegaram vários jogadores, mais caros e que ganham mais todos os meses? Mas também são mais vendáveis.

    Mas o que choca mesmo é a tentativa de dizer que não vale a pena nada a quem veste a nossa camisola dentro do campo que é o resultado de se tanto se apregoar o caos. Qualquer um pode dizer que é o grande líder, até o Mao! E depois, onde é que exerceu afinal essa prática de gestão com tanto sucesso se a única coisa que se sabe é que quando teve mais que 2 funcionários um ficou sem receber, tiveram que recorrer aos tribunais e as empresas faliram umas atrás das outras para alguém poder dizer oficialmente que também já foi empresário? Via casamento numa fundação a organizar eventos para crianças? A liderança é isto? E o caos é o quê? Alguém que está disposto para falar de tudo menos de soluções que envolvam €, um problema muito real infelizmente no SCP fora da Champions?

    Já fazia um enorme favor ao SCP se deixasse de falar em nome de todos os sportinguistas, porque este tipo de comportamento nem sequer é do SCP! Essa ideia que basta dizer o nome e o nº de sócio para ser presidente de um grande clube… desta vez ainda vai mandar os sócios tentarem mais a sorte no EuroMilhões. Faz muita confusão como é que um velho leão experiente como o caro Álamo gosta de se definir e eu gosto de o ler às vezes, apesar de só ontem ter intervindo porque a formação me diz muito, ainda vai nestes contos de sereia e numa altura tão imprópria. Não chegou o PMAG e presidente do CL por inerência, que também nunca conseguiu esconder que gosta muito de andar em eleições, dizer que não era este o tempo? Qualquer um que queira falar de honra é bom que seja mais honrado.

    Saudações Leoninas


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Guerra,

      Cada um de nós terá perspectivas diferentes sobre o momento actual do Sporting. Cada um de nós fará juízos de valor diferentes sobre os principais protagonistas da cena leonina. Cada um de nós usará graduações diferentes para projectar o futuro do Clube. Tudo isso serão atitudes naturais e perfeitamente compatíveis dentro da família leonina, respeitados que sejam sempre os princípios base da civilidade e da urbanidade.
      Não se surpreenda que este velho leão, abomine a cultura do absoluto. Nem na minha área específica das engenharias, que me ocupou, entre os bancos da escola e o desempenho da profissão, desde a década de 60 até ao fim do milénio, alguma vez eu tive a presunção de cultivar o saber absoluto, quanto mais no imenso universo ligado ao Sporting, onde tenho o orgulho de aprender em cada dia, rejeitando liminarmente teoremas e axiomas de verdades ditas insofismáveis.
      Votei em Bruno de Carvalho, aceitei a vitória de Godinho Lopes a quem conferi o benefício da dúvida, sem nunca me deixei influenciar pelos ecos dos rótulos que socialmente lhe foram colocados por processos judiciais de que saiu ilibado, aplaudi algumas das suas medidas e critiquei outras, até que, quando concluí em definitivo que, pelos erros cometidos, pela ausência de um projecto sustentável e pela confrangedora incapacidade de liderança, deveria abandonar a cada vez mais reduzida franja de sportinguistas que haviam decidido conceder-lhe o seu beneplácito. O meu processo de aprendizagem sobre a pessoa de Godinho Lopes terminou: reprovado!
      Bruno de Carvalho foi o único dos candidatos a apresentar um projecto com cabeça tronco e membros e por isso teve o meu voto. Não o conhecia antes, pelo que jamais seria capaz de fazer juízos de carácter sobre a sua pessoa e trajectos familiares, profissionais e sociais que terá percorrido. Abomino a alcoviteirice e a maldicência tão típica dos portugueses. Baseio-me em factos e só a condenação da justiça dos homens,seja em que campo for, lhe poderá retirar, para mim, o estatuto de homem de bem. Continuo a reconhecer-lhe atributos suficientes para poder vir a ser o Presidente que eu, depois da retirada de João Rocha, nunca mais reconheci em ninguém dentro do Sporting. Nesta condição: aprovado.
      Acerca do actual PMAG,o seu percurso ziguezagueante e a sua pública, insensata, ridícula e incontrolada verborreia retirou-lhe, do meu ponto de vista e perante a minha sensibilidade, todos os créditos que a sua competência profissional lhe tinham conferido e não será sequer credor do meu respeito como cidadão e sportinguista. Nesta condição: reprovado.
      Finalmente, gostaria que me permitisse apresentar-lhe a minha visão sobre o futuro do Sporting. Penso que enquanto no Sporting se cultivar a ideia de que apenas os "santos" reunem condições para presidir aos destinos do nosso clube, haveremos de ser eternamente "comidos" pelos "pecadores" que dirigem os destinos dos clubes que ontem, hoje e amanhã nos "comem as papas na cabeça". Só no dia em que o Sporting tiver na sua liderança um homem que seja tão "pecador" como eles, tão arguto e perspicaz como eles, tão arruaceiro e ofensivo como eles, tão pérfido e maquiavélico como eles, tão controlador e beneficiário do sistema como eles, tão previdente e antecipador como eles, só nesse dia, o Sporting poderá ambicionar competir taco a taco com eles!...

      Saudações Leoninas

      Eliminar
    2. Gostava só de deixar claro que o meu imenso respeito pela figura do caro Álamo se mantém inalterável. A pessoa que diz julgar ser o melhor para o futuro do SCP entrou com GL. E foram outros sportinguistas que o puseram a andar, não foi mais ninguém. Nunca mais ultrapassou o trauma com os aventais.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
    3. Paulo Guerra,

      quem é essa tal pessoa boa para o futuro do SCP que entrou com GL e depois saiu ?

      E gostava que se tivesse cuidado quando se fala de histórias de empresas que faliram ou não, ligadas a ex-candidatos, principalmente quando essas informações nasceram de notícias do Correio da Manhã e foram prontamente desmentidas pela pessoa em questão na própria notícia e também mais tarde por outros meios.

      SL

      Eliminar