sábado, 22 de dezembro de 2012

Jesualdo, treinador na próxima época


 
Na edição de hoje do jornal Record e num artigo bem bem pensado e estruturado, o jornalista José Ribeiro, terá porventura surpreendido muitos sportinguistas com a sua visão sobre a contratação do professor Jesualdo Ferreira.
O jornalista defende a tese de que a "estratégia de Godinho Lopes vai muito além do que foi divulgado" e visará sobretudo, assegurar a presença do professor Jesualdo Ferreira como treinador da equipa principal do Sporting para a próxima época: "O professor terá cerca de 6 meses para conhecer os cantos à casa e, no início de 2013/14, assumirá o papel de principal líder do plantel verde e branco".
José Ribeiro, jornalista editor-chefe do jornal Record, não é um jornalista qualquer. Tem responsabilidades no jornal onde trabalha e o artigo publicado reflecte, a meu ver e por via da opinião que dele tenho, o conhecimento suficiente sobre o tema que aborda, para que de modo algum se possa considerar a sua abordagem como mais uma das tantas especulações que por aí nos aparecem. A demonstração desse conhecimento estará implícita, tanto na forma como aborda a pacífica aceitação de Frank Vercauteren da contratação do professor Jesualdo Ferreira, dado ter "conhecimento antecipado das regras do jogo quando aceitou o convite", quanto alarga o aconselhamento que Godinho Lopes colocou quase em exclusivo na figura de Aurélio Pereira, a José Couceiro que, recusando o convite para director-desportivo porque apenas desejaria ser treinador, "falou em Jesualdo Ferreira como a escolha mais aconselhada".
Sem o pretender, ou até talvez, quem sabe, exactamente com esse objectivo, José Ribeiro desmonta todos os cenários "encaracolados" ou "manhosos", que por aí circularam, sobre a demissão iminente e mais que previsível de Vercauteren e da assumpçao imediata da liderança da equipa principal do Sporting por parte do professor Jesualdo Ferreira.
Apesar dos múltiplos erros cometidos por Godinho Lopes, na primeira metade do seu mandato, que terão desembainhado a "espada" que sobre ele agora parece inexoravelmente pender, não me parece que se possa considerar esta sua última aposta estratégica, como um erro semelhante aos anteriores.
Quando a notícia da contratação do professor Jesualdo Ferreira rebentou por aí, também eu torci o meu nariz. Mas devo reconhecer que à medida que o pó vem assentando e ainda mais com este magnífico artigo de José Ribeiro, começo a reconhecer a bondade da acção de Godinho Lopes. Principalmente porque, mesmo que todo o universo sportinguista desconheça o futuro próximo do actual Presidente do Sporting Clube de Portugal, julgo que a solução que preconizou nunca será incompatível com qualquer dos cenários que se possa vir a desenvolver. Independentemente de até final da época que está a decorrer, a bola bater na trave, ou dos penalties que um qualquer árbitro "nosso amigo" possa não ver na área dos nossos adversários ou jure ver na nossa área, independentemente de tudo o que possa vir ou não a resultar das decisões soberanas dos sportinguistas, a contratação do professor Jesualdo Ferreira como manager do Sporting para preparar e liderar no banco a próxima época, não se me afigura possa constituir qualquer erro estratégico ou constituir inibição para qualquer projecto diferente de Godinho Lopes.
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

3 comentários:

  1. Esta notícia não encerrará nenhum ovo de colombo em si mesma. Se Vercauteren só tem contrato até final do ano, a possibilidade de ser Jesualdo a continuar não parece nada que não pudesse ser previsível. Mas vou mais longe: com a estabilidade da equipa e de processos, porque não Vercauterem continuar? Não que ele tenha feito mais do que Sá Pinto fez, mas parece-me um treinador honesto e como a equipa estava só mesmo - como alguém escreveu - um Messias.

    Ainda bem que Álamo reconheceu que a chegada de Jesualdo não era mais uma manobra de Godinho. Veja-se Sá Pinto, com a credibilidade que tinha e o que lhe aconteceu... Governar o Sporting, tal como está, não é tarefa para ninguém.

    Algo tinha que se fazer, Godinho tê-lo-á feito e nem assumiu para si os louros. Creio que se está a operar o milagre que todos precisamos que aconteça e, assim Jesualdo tenha a sorte que todos precisamos para que o Sporting se levante de novo e assuma a grandeza da sua alma.

    Carlos Pereira

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Pereira,

    Nem mais! Era bom que a bola deixasse de bater na trave e os árbitros fossem isentos e as coisas começassem a entrar no rumo certo. Veremos se o Menino Jesus(aldo) nos põe a prenda no sapatinho...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Apesar da confusão que por aí paira, eu acredito que em 2013 não haverá jogos adiados por causa do mau tempo...

    ResponderEliminar