quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Chupando o sangue fresco da manada !...

 
 
Três penadas
O CANTO DO MORAIS
quarta-feira, 12 dezembro de 2012 | 20:02
Autor: Carlos Barbosa da Cruz
 
Um daqueles movimentos que só existem no Sporting e que dá pelo nome de "Dar rumo ao Sporting", anunciou, com larga cobertura do jornal A Bola (wherelse?), que já tinha recolhido o número de assinaturas necessárias para a convocação de uma assembleia geral, cujo único ponto da ordem de trabalhos é a destituição dos actuais corpos sociais.
Não pondo em causa, o direito estatutário de requerer a convocação de reuniões de assembleia geral, aflige-me esta postura, porque o tal movimento, não apresenta qualquer alternativa à consideração do sócios; só pretende a destituição, sem se preocupar com o dia seguinte.
Fica então claro que o tal rumo é, apenas, um tiro no porta-aviões...
Já o escrevi aqui e repito, que o bota-abaixismo, por muito atávico e lusitano que seja, constitui sempre uma má escolha, e particularmente no actual momento do Sporting, pouco propício a agitações; como se sabe, existe a necessidade de mensalmente prover os desequilíbrios da tesouraria, num quadro financeiro vulnerável.
Tenho assim justificado receio das consequências duma iniciativa desse teor, por muito que apeteça aos sócios do Sporting, expressar a sua frustração para cima da direcção actual do clube.
É que, embora não o deseje, prefiro uma época envergonhada a um clube insolvente.
 
Das "Três penadas" com que Carlos Barbosa da Cruz (CBdC) emoldurou a sua rubrica "O Canto do Morais", da edição 12.12.12 do jornal Record, retirei apenas a primeira que apresento acima, por versar o tema que hoje aqui vos trago.
Por maior respeito que o texto e o seu autor me mereçam - e merecem! -, não me revejo na superficialidade com que CBdC analisa o movimento "Dar rumo ao Sporting". Exactamente porque não acredito que não comporte na sua essência, "... qualquer alternativa à consideração do sócios e só pretenda a destituição, sem se preocupar com o dia seguinte...".
Quando o dito movimento arrancou, "com a larga cobertura do jornal A Bola (wherelse)", disse-me um amigo, sportinguista dos sete costados, cuja identidade reservo pelo respeito que me merece, que estaria presumivelmente ligado a alguém, que em tempos se perfilou como candidato a umas eleições do Sporting e que acabaria por não concretizar essa intenção. Esta hipótese, além de fazer sentido, destruiria pela base a tese de CBdC. Mas a análise posterior que fiz, tanto pela evolução do movimento, quanto pela matriz que tem evidenciado, não me sugeriu que possa estar relacionado com a figura que me foi apontada.
Seja qual for o cenário subjacente a "Dar rumo ao Sporting", na minha modesta opinião, não faz sentido absolutamente nenhum o "bota-abaixismo atávico e lusitano", com que CBdC acusa André Patrão e Miguel Paim. Ambos revelaram ao longo de todo o processo, um equilíbrio e uma coerência de tal ordem, que me faz supor perseguirem uma estratégia muito bem delineada e absolutamente afastada dos desígnios que CBdC prevê que possam conduzir o Sporting a um estado de clube insolvente.
Provavelmente devido à minha condição de autor deste blog, onde sempre expressei uma civilizada oposição à linha de continuidade que Godinho Lopes nunca deixou de me sugerir, acabou por vir a confirmar ao longo deste meio mandato que protagonizou até agora e terá estado na génese do movimento, fui por este contactado no sentido da minha adesão. E a troca de ideias que após esse primeiro contacto se verificou e muito particularmente a elevação e a urbanidade demonstrada pelos mensageiros do movimento que me abordaram, devo confessar que depressa me convenceram de que não estaria perante a mera intenção de destituir por destituir, sem ideias daquilo que eventualmente a sua acção poderia vir a determinar.
No momento em que escrevo, já terá há muito terminado a reunião entre o Eng. Godinho Lopes e os "responsáveis do movimento". E será porventura um bom sintoma, o facto de se verificar uma saudável reserva de ambas as partes. Penso ser exactamente uma postura que honra e dignifica o Sporting Clube de Portugal, que terá de encontrar as respostas mais adequadas à resolução da crise que atravessa, dentro de si próprio, com urbanidade e elevação e sem necessidade de "largas coberturas jornalísticas (wherelse)", que vão tentando disfarçar de forma parasitária e valendo-se da doença alheia, os seus próprios males. Serão os "novos vampiros", algo parecidos com aqueles que Zeca Afonso há tantos anos celebrizou: sobrevivem chupando o sangue fresco da manada !...
 
Leoninamente
Até à próxima
 

6 comentários:

  1. Por mais que os notaveis queiram menosprezar este movimento, só tenho uma coisa a dizer: São dos Sportinguistas mais corajosos que há algum tempo para cá apareceu no Sporting, e alem de tudo isto é democracia.

    para quem esta acostumado a viver em monarquia talvez estes movimentos lhes faça confusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro André,

      Tudo o que diz no seu comentário é verdade, mas...
      Espero que o processo que até agora protagonizaram, tenha pernas para andar. Se derem razão a Carlos Barbosa da Cruz e a tantos outros, além de ser humilhante para os próprios e poder trazer-lhe sérias consequências, será humilhante para o Sporting e prejudicará futuros movimentos de sentido idêntico no futuro. André Patrão e Miguel Paim têm sobre os ombros uma tremenda responsabilidade. Oxalá saibam o que estão a fazer. Tenho essa esperança.

      SL

      Eliminar
  2. Direi apenas que criticarmos isto ou aquilo é fácil. A questão é sabermos como chegámos a esta situação (há-de haver responsáveis) e sobretudo, mais do que isso, qual é a solução para saírmos da situação insustentável em que nos encontramos.

    Concordo com alguém que disse que o Sporting não basta dizer que é um clube grande. O Sporting é um um grande clube desportivo, mas neste momento, em termos de futebol jogado ninguém nos respeita, ninguém tem medo de nós.

    Direi que podem encarar-nos como feras, que somos, mas dentro do campo acabamos por revelar-nos gatinhos e perdem-nos o respeito. Istó é o que eu sinto, como sócio sportinguista há 39 anos.

    É preciso fazer uma limpeza a uma certa estrangeirada que não merece representar o clube. Já o escrevi, que estes jogadores façam o que fizerem conseguiram pôr o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL no lugar mais baixo de toda a sua História centenária, o que é uma vergonha.

    Finalmente dizer que este recado serve a quem serve e haverá jogadores que não se reverão aqui. Todos sabemos quem são: jogadores a custo zero que nos sairam caríssimos e jogadores caríssimos que valem pouco mais que zero.

    Carlos Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Pereira,

      Claro que subscrevo a sua indignação. Qual o sportinguista que neste momento não o fará? Mas quer-me parecer que a questão candente que se coloca neste momento a todos nós, nem passará pelo desempenho desportivo da equipa principal de futebol, ainda que reflexamente a ele esteja ligada. O epicentro do universo leonino andará no movimento "Mudar o rumo ao Sporting" e em todas as consequências que poderá determinar, inclusivamente no desempenho de "jogadores a custo zero que nos sairam caríssimos e jogadores caríssimos que valem pouco mais que zero".
      Estamos a viver horas, porventura decisivas, no Sporting. E é tão bom a esperança ser verde !...

      Saudações Leoninas

      Eliminar
  3. A situação é a descrita naquela famosa música:
    "Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega"
    É precisamente porque os Portugueses nunca usaram as armas que tinham à mão que o País chegou onde está.
    Houvesse mais gente com eles no sitio e provavelmente nesta altura teríamos um país limpo da corja que nos tem governado e enterrado ano após ano.
    Os Sportinguistas, os verdadeiros, os que não são assalariados do Sporting, encontrarão forma de resolver os problemas do clube;
    Já nas últimas eleições todos diziam que ninguém se chegava à frente e de repente apareceram muitas candidaturas.
    Haja coragem, brio, honestidade e verdade e o Sporting terá mais 100 anos de história...
    Com Godinho Lopes, vamos ver se chegamos ao Natal.
    Somos um povo que já foi dono de metade do mundo! Não temos medo de nada e não somos inconsequentes ou inconscientes: No momento certo tem aparecido sempre alguém disposto a dar a sua ajuda.
    Pior do que está, não deve ficar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Travenca,

      Sinto-o muito seguro e cheio de fé! E isso é fantástico !...
      Eu já li por aí - :):):) - um seu comentário, que me sugeriu a resposta de que venho suspeitando, ao apreciar a bem conduzida comunicação daqueles que encabeçaram o "Dar rumo ao Sporting". Juntando 2+2...
      Pior do que está, não deve ficar...

      SL

      Eliminar