quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Anarquismo táctico ou mística ?!...



Vi-lhe os olhos húmidos na "flash-interview" ! Estavam como os meus e como os de milhões de leões como ele é! E que bem que lhe fica aquela braçadeira, que ele honra e dignifica!...
Uma das muitas e decepcionantes injustiças que ultimamente vi acontecer no Sporting, sairam da boca de quem eu nunca imaginei que saíssem: do nosso grande capitão Manuel Fernandes. Chamar a Fito Rinaudo um "anarquista táctico", foi uma monstruosidade. O nosso Manel, jogava lá na frente e foi, à sua maneira, tão anarquista quanto Fito. Porque quando as coisas corriam mal, o Manel puxava pela equipa, fosse onde fosse que se encontrasse no relvado, porque há momentos do jogo em que se mandam às malvas todas as tácticas, todos os posicionamentos e se joga com o coração e com a alma leonina, com o querer, a garra e a raça do leão!...
O nosso Fito, joga bem mais cá atrás e não puxa pela equipa. Mas empurra Manel, o nosso Fito empurra a equipa para a frente e se algumas vezes desguarnece a sua zona nuclear, é tão só e apenas porque quer fazer aquilo que vê que os outros 10 não fazem, porque não sabem ou não lhes apetece. Manel, o "anarquista táctico" não é Fito Rinaudo, por se revoltar, sair do seu lugar e ir à procura da glória que aos outros parece não interessar. Os "anarquistas tácticos" serão todos os outros que deveriam ocupar o seu lugar e guarnecer o que ele deixa desguarnecido. Não sou treinador de futebol, mas... táctica, na minha modesta opinião, é isso mesmo: compensação! É aquela coisa que os mais recentes treinadores do Sporting parecem não ser capazes de inculcar nas mentes indisciplinadas deste amálgama de mercenários - que me perdoem as poucas excepções - que envergam a camisola às listas verde e brancas que não fazem por merecer.
Tomara que no Sporting houvesse mais uma dúzia de "anarquistas tácticos" como Rinaudo e não andaríamos pelas ruas da amargura, ao ponto de ter de suportar o ridículo de palavras sobre eventuais despromoções. Manel, ensina a esse "minino" que chegou dos brasis há meia dúzia de dias, que a única resposta que deveria ter dado ao provocador jornalista que lhe colocou a questão, seria: vai bugiar! É para isso que estás no Sporting: para ensinar aos que chegam, a mística sportinguista, em vez de andares a criticar aqueles que já exibem essa mística fantástica, como Fito Rinaudo!!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

9 comentários:

  1. Excente post! Espero que Manel leia isto e que não se ofenda, pois quem se ofende com a verdade não é boa prenda.

    Cheguei a ver i Manuel Fernandes no saudoso estádio e lembro-me perfeitamente da minha euforia no dia dos 7-1 ás galinhas do colombo . Tenho grande admiração por e sinceramente não consegui entender essa infeliz observação sobre o Rinaudo. A marcar golos era grande. A falar nem por isso, até porque era (quando o fez, como seria agora também) um péssimo momento para criticar alguém com a postura e profissionalismo do Rinaudo.

    Manuel dos Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel dos Santos,

      Eu tenho o Manuel Fernandes no coração. Só eu sei o quanto me custou ter que escrever o que escrevi. Mas o que ele disse, foi de uma grande injustiça...

      SL

      Eliminar
  2. São, naturalmente, opiniões e tenho que respeitar. No entanto, li esta opinião tantas vezes nos últimos dias que tenho que responder. E escolhi responder neste blog porque tenho visto que respeita as opiniões, mesmo que contrárias. Acho o rinaudo fraquíssimo, sem valor para jogar na equipa principal do meu Clube. Desculpe-me mas, para se jogar no Sporting, não basta ter vontade, garra e amor pelo clube. Caso assim fosse, a equipa do Sporting era eu e mais 10, que até dou um toques na bola quando jogo com os amigos. É preciso muito mais que isso e a verdade é que quando rinaudo joga, existe uma auto-estrada à frente da nossa grande-area (atenção que com isto não estou a defender o gelson, que consegue ser ainda pior que o argentino).
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dar as culpas ao Rinaudo pelas autoe-stradas que sistematicamente se se constroem na equipa do Sporting é conhecimento de causa a menos ou ignirancia a mais - desculpe a expressão. Custa-me ouvir e aceitar criticas desleais, como as que o Manuel Fernandes fez e que agora o sr. 'R' (de RIdiculo) vem sublinhar no seu comentário.

      Saudações
      Manuel dos Santos

      Eliminar
    2. Vejo que continuas a acusar o plantel na generalidade de pouco empenho garra e amor pelo clube. Dirás uma vez mais que a minha opinião é corporativista (de antigo futebolista), mas ainda que duvide do amor pelo clube de alguns (não lhes dirá muito a sua grandeza)não concordo com essa visão. Nós no futebol quando não temos pernas nem caixa toráxica, nem condição física e atlética para o esforço e a competição, todos parecemos pouco empenhados e sem garra, incluindo o Fito.
      E na 1ª Liga não há nenhuma equipa com tão deficiente capacidade física para a competição, nem o Moreirense, nem o Beira-Mar, nem a Académica, nem qualquer outra equipa. E sem uma boa condição fisica e mental (atenção ao treino das competências mentais, ler entre outros o Prof. José Neto (foi meu instrutor na disciplina nos cursos de treinador)) é impossível competir a alto nível, exprimindo toda a qualidade técnica e táctica que apesar de tudo estes atletas tem e que a espaços demonstram quando ainda tem forças e fôlego. O que eu estranho é que já com algumas semanas de trabalho do novo técnico o panorama físico seja o que se tem visto sobretudo no último confronto com os rivais (aos 55 minutos de um jogo não muito intenso, um jovem de 20 anos (Carrilho) apresentava intensas cãibras). Era de todo previsível naquela altura do jogo o que viria a seguir...Nos 25 minutos finais os atletas arrastaram-se sem frescura à espera que aquilo acabasse urgentemente...Como é que se pode pedir empenho e raça a esta gente???
      Vítor Cruz

      Eliminar
    3. Caro "R",

      Com a mesma cortesia e elevação com que comentou o meu post e expressou a sua opinião sobre Rinaudo, eu gostaria que um dia Domingos Paciência, explicasse qual o factor principal que terá provodado o seu afastamento do Sporting. É minha profunda convicção que a lesão de Rinaudo, foi a queda da primeira peça do seu dominó. Mas pronto, caro "R", as opiniões podem divergir, que ao menos fique esta bonita igualdade e elevação no tratamento. Este tipo de sportinguismo eu sempre hei-de subscrever.

      SL

      Eliminar
    4. Meu grande amigo Vitor Cruz,

      O teu comentário é um hino ao conhecimento, quase científico, com que dominas esta matéria, tão adulterada por pseudo-intelectuais que presumem não ser o futebol uma arte. Será bem mais do que esses detractores ciumentos quererão fazer crer. Será arte e ciência, sendo que, não tendo esta o atributo de exacta, nunca deixará de ser ciência.
      E nessa vertente, há muito que aqui defendo, que a pré-época ministrada por Ricardo Sá Pinto e seus acólitos - que alguns destes me perdoem, mas quem não quer ser lobo, que não lhe vista a pele - terá sido a causa principal deste inimaginável e maior descalabro que, desde que me conheço, terá acontecido no Sporting.
      Nesta condição, concordo e subscrevo inteiramente o teu comentário, onde me apraz registar que reconheces que as minhas críticas não se referirão a todos os atletas, antes à generalidade. De facto, entendo haver na prestação da equipa algumas excepções, quanto ao empenho e à raça. Neste post que hoje publiquei, referi uma dessas excepções e felizmente que outras poderia citar. Mas, utilizando a tua "bendita" palavra, na generalidade, vi gestos durante a primeira meia hora, quando ainda havia alguma disponibilidade física, que são definidores do mercenarismo de que acuso alguns jogadores. Procuro sempre fugir a citações individuais, quando se trata de crítica negativa, porque mesmo nos maus momentos,fujo a carregar ainda mais na ferida de um colectivo doente. "Pero que las hay, las hay" !...
      Queres um exemplo, para fugir à generalização de que me acusas?! Com o resultado em 1-0, Elias fica sózinho frente a Artur, depois de um "slalon" grandioso de Carrillo, que o isola e lhe fica a pedir golo. O que fez Elias?! Apenas o que já fez dezenas de vezes esta época!!!... Dirás que acontece a qualquer um! Pois bem, estará aí a nossa diferença: eu chamo-lhe descuidado, desconcentrado, facilitista e medíocre mercenário! O que seria o jogo com 2-0?! Não sei. Ninguém sabe...
      Quanto ao resto, querido amigo, a única diferença que haverá entre as nossas opiniões, será que a minha é a do adepto, que reage, muito mal claro, com o coração. Tu reages com a razão e o profundo conhecimento que muitos anos de futebol te ofereceram.
      Esperava como tu, nesta fase e quase com dois meses de trabalho, bastante mais de Vercauteren. Receio que, pelo andar da carruagem, sejamos levados a concluir, com escassa margem de erro, quem lá vai dentro. Mais um erro de casting?! Pouco mais nos resta que desejar que não seja assim e que a situação melhore.

      Um grande abraço com a amizade de sempre.



      Eliminar
  3. Considero o Rinaudo, Capel e Rui Patricio os unicos que sentem a nossa camisola...tudo o resto merecia passar horas e horas no nosso museu a aprender o significado de SPORTING CLUBE DE PORTUGAL...obviamente que aqui também incluo os dirigentes!!

    Ricardo N.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo,

      Eu daria o benefício da dúvida a mais uns quantos, mas concordarei que a grande maioria, de braço dado com os dirigentes actuais, não revelam a competência que todos desejaríamos. Restar-nos-á esperar melhores dias, seja por que via for. Perante o dramatismo da actual situação, as minhas convicções, como as de todos, vão abanando e começo a pensar se o que será pior não será mesmo o prolongamento desta agonia.

      SL

      Eliminar