quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Quem tem medo, compra um cão !!!...

Há em mim um ligeiro acréscimo de preocupação, relativamente àquela que expus no post anterior, face aos novos dados que hoje recolhi nos orgãos de comunicação da especialidade, no que às dificuldades que o jogo de amanhã coloca ao nosso Sporting.
Em primeiríssimo lugar, Rinaudo não poderá estar presente na Suíça, por impedimento disciplinar. Foi um  pormenor que me escapou completamente e do qual me penitencio. Presumo que tal se tenha ficado a dever à acumulação de cartões amarelos nos dois jogos do "play-off", que disputámos com o Nordsjlland e, meus queridos amigos sportinguistas, do meu ponto de vista é uma baixa de tombo! Naturalmente André Santos assumirá o lugar - presumo! -, mas Rinaudo empresta outra dimensão à equipa, é mais completo e tem o dom de empurrar a equipa para a frente. André viciou-se nas lateralizações e nos atrasos e ainda não transporta dentro de si aquela mística que os campeões exibem. É um espectacular jogador e será amanhã o sucessor natural do argentino, mas ainda terá muito para aprender com ele. De qualquer maneira, é exactamente para isso que faz parte do plantel leonino. para substituir Rinaudo ou qualquer outro dos três do meio campo, quando as lesões ou outros impedimentos o exigirem. Desejo-lhe a melhor das sortes, para ele e para a equipa com ele.
Em segundo lugar, acabo de ouvir na Antena 1 que algo de índole física se estará a passar com Rodriguez, que o poderá impedir de jogar em Zurique. A casa não cai com mais esse abanão. Polga será, quanto a mim, o substituto natural, estando Daniel Carriço sempre fora de questão. Em última instância, preferiria mil vezes lançar às feras o "puto" Tiago Ilori. Carriço não tem e duvido que alguma vez venha a ter, atributos para desempenhar o papel de central. É uma questão para Domingos Paciência resolver e espero que resolva bem.
De qualquer modo, uma dúzia de dias depois do mercado fechar, as recidivas sistemáticas de Rodriguez começam a ser preocupantes e descoroçoantes. O Sporting, sendo ou pretendendo vir a ser rapidamente, uma equipa para ocupar o topo da hierarquia do futebol português, não pode estar dependente das irregularidades físicas ou de forma de um atleta com a importância sectorial do jogador que fomos buscar a Braga, onde já exibira esse tipo de debilidades. Talvez por isso rconhecer, Domingos Paciência quis que Tiago Ilori permanecesse ligado ao plantel principal. Se assim for, em vez de ter receio e viver carregado de medos e fantasmas, que lance Tiago para a fogueira, porque só no crepitar das chamas o "puto" se fará homem. Pode cair hoje aqui, mas levantar-se-à amanhã acolá. É com as dificuldades que se cresce. O grande Vitor Damas - a nossa saudade fez ontem oito anos!-, ainda mais novo que ele e num lugar muito mais difícil e complicado, foi atirado para o lume e todos nós sabemos que nem sequer se chamuscou. Dirão muitos que Damas só houve um! Eu perguntarei se haverá algum sportinguista que possa garantir que Tiago Ilori não será outro Damas?!...Porte atlético e classe ele tem. Faltar-lhe-à a maturidade e a experiência. Pois então que o empurrem, em vez de o deixarem, carregadinhos de medos e fantasmas, consumir os melhores anos no banco.
E meus queridos amigos, em verdade vos digo, se nos próximos três meses, Rodriguez continuar a oferecer à equipa as limitações até agora exibidas, se Polga porventura vier a confirmar que os anos não perdoam, se Tiago Ilori eventualmente falhar uma duas, três ou quatro vezes as oportunidades que lhe possam ser oferecidas e se o dinheiro disponível não for suficiente para trazer um poderoso reforço em Janeiro, o Sporting tem, espalhado por esse mundo de Cristo, um naipe enorme e categorizado de "putos" que formou e que muito geito vão dando aos clubes onde foram colocados, até muito particularmente a Ilídio Vale, ainda há bem pouco tempo. Perguntem-lhe ?!...
Até aqui em casa, a minha mulher é avessa às receitas novas que recomendam uma primeira cozedura antes de ir ao forno. Diz ela que o que tem de ser assado, porque se coze primeiro?!... O melhor é ir logo para o forno, bem temperado e cuidado!... Domingos Paciência e os homens fortes da SAD, têem de deixar de permitir que o medo os invada. Se outro remédio não houver, que comprem um cão!!!...
Leoninamente,
Até à próxima


2 comentários:

  1. Rinaudo pode jogar, os cartão foram limpos

    ResponderEliminar
  2. Caro (a) @oel@,
    As minhas desculpas, pela indecisão de (a), mas analisando o sugestivo "Nick" não fui capaz de saber se me estava a dirigir a leão ou leoa!... O meu respeito é igual para um ou para outra e a indecisão continuará, porque nunca hei-de saber a quem mais admirar!...
    O meu obrigado pelo comentário. Horas depois de escrever o post que comentou, chegou-me a informação de que, com o início da fase de grupos, ficariam limpos os cartões das pré-eliminatórias e do "play-off" e Rinaudo poderia jogar, daí o novo post que de imediato publiquei, com a minha penitência.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar