quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Abrenúncio, "vade retro" Satanás !!!...

Amanhã em Zurique vamos ter um jogo complicado, mas prevejo que possamos assistir a bom futebol. Os suiços, exibindo tradicionalmente os cuidados defensivos celebrizados pelo ferrolho helvético, não se valem dos famigerados autocarros utilizados pelos técnicos de, pelo menos, dez equipas da I Liga portuguesa que, de há quase duas décadas a esta parte, vem desvirtuando e ferindo de morte o futebol português. Com o aplauso generalizado da crítica da especialidade, vão-se colocando nos cornos da Lua os técnicos portugueses e elogiando os pontinhos conseguidos com os repetidos empates. Para a quase generalidade dos jornalistas desportivos o elogio que tecem a qualquer sistema ultradefensivo deixa a perder de vista os encómios dirigidos a uma equipa equilibrada que cumpra os objectivos do jogo. Bem ao geito dos árbitros que temos que, na dúvida sobre um fora de jogo, protegem sempre a equipa que defende.
Recentrando a minha ideia inicial, anima-me a forte esperança de ver Domingos Paciência utilizar na Suiça, o mesmo onze com que conseguiu sair de Paços de Ferreira com uma vitória, ressalvando naturalmente a substituição de Elias, cuja presença está vedada pelos regulamentos da UEFA. Será, na minha opinião, uma oportunidade - mais uma?!... - para Matias Fernandez dizer de sua justiça, se pretende sair do anonimato e do comodismo por onde tem andado perdido, ou se lhe basta treinar, fazer uns meínhos e receber o ordenado ao fim do mês. Se eu estivesse no lugar de Domingos dificilmente lhe voltaria a abrir as portas da titularidade, caso ele voltasse a repetir Aveiro.
Ontem assisti, no programa Trio de Ataque da RTPN, à apresentação da eventual constituição da equipa do Sporting, segundo a perspectiva de ROC, comentador residente afecto ao nosso clube, para o jogo de 5ª feira. E um arrepio percorreu o meu corpo, ao deparar com a inclusão de Polga e Carriço no centro da defesa!... Não pela ideia peregrina do senhor das sondagens - o tal do "chapéus há muitos, seu palerma"! -, mas pelo receio que me assaltou de que Domingos Paciência estivesse a ver o programa e pudesse, de alguma forma, ser tão negativamente influenciado.
Confessando as minhas limitações - ou presunções?!... - no campo das tácticas, dos movimentos, das transições e do jogo entre linhas, digo de forma pragmática e sem adornos e floreados, que colocaria a jogar de início os mesmos que terminaram o jogo no rectangulo verde da Mata Real, com a já citada substituição de Elias por Matias. E mandava às malvas a opinião de todos os ROCs do nosso querido mundo sportinguista. É que já não tenho pachorra para suportar mais alterações. Esgotei a minha capacidade com um tal de "PalSerge" e não sei se conseguirei manter o plasma ligado, se voltar a ver Domingos enterrar-se até ao pescoço. Abrenúncio, "vade retro", t'arrenego Satanás!!!...
Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Esse ROC é patético!! Envergonha e enterra o clube como nenhum outro! Fico com vergonha de o ver a falar do sporting, tá sempre a meter-se em discussoes estéreis sobre o nosso clube, em vez de criticar os outros. Muito Fraco!!
    O Sr Álamo não o quer substituir?? ;)

    SL

    ResponderEliminar
  2. Estimado André,
    Mais uma vez, obrigado pelo comentário. Começa a ser habitual e eu fico contente amigo.
    Sobre o ROC, eu não duvido do seu sportinguismo, mas que cada vez mais o saldo final da sua intervenção em cada programa é negativo para o Sporting, teremos de admitir. E tenho pena, quando vejo ao seu lado, um jovem escorreito e inteligente a defender com unhas e dentes e com razão ou sem ela, o seu Porto!...
    Tanto ROC como APV já não andarão por ali a fazer nada, mas por estas e por muitas outras é que a estação vai ser privatizada...
    Sobre a pergunta que me faz, meu caro amigo, só por brincadeira e por isso não lhe levo a mal.
    Sou um acérrimo apologista do método de redução ao absurdo quando a argumentação começa a periclitar e os trunfos escasseiam. Por isso jamais passaria do primeiro programa, porque para mim seria sempre absurdo mostrar "fair-play" com um companheiro de painel como APV, portador de um benfiquismo idiota e que eu não suportaria mais de um minuto. O mesmo direi do moderador, a quem eu não permitiria nunca o cinismo e a perfídia com que aborda os temas sportinguistas. Um dia teria de lhe fazer um desenho, para que compreendesse a grandeza do Sporting e aí... rua, pois claro!... Eu, que não ele, que provavelmente só o futuro patrão despedirá...
    Um abraço amigo e leonino

    ResponderEliminar