sábado, 3 de setembro de 2011

Afinal, Godinho Lopes manda em quê?!...

Há algum tempo os sportinguistas foram surpreendidos com a presença de Roberto Severo no sorteio do play-off para acesso à fase de grupos da Liga Europa, como responsável pelo pelouro das Relações Internacionais.
Hoje alguns jornais diários, em notícias de pouco destaque e por isso remetidas para páginas menos nobres, deram conta de que Diogo Matos, antigo futebolista formado no Sporting, onde se sagrou campeão e venceu a Taça de Portugal em 2001/2002, terá assumido o lugar de Director da Academia Sporting/Puma. Até agora director comercial da nossa academia, Diogo Matos terá tido papel de relevo no arranque do projecto Escolas/Academia Sporting, bem como na participação do clube no NexGen Séries. As capacidades e o dinamismo revelados, deverão ter levado Luis Duque a propor a sua nomeação como responsável pela nossa jóia mais acarinhada.
Não estão em causa as personalidades nem as competências destes dois ilustres sportinguistas. Muito provavelmente, terão sido excelentes escolhas e, no mínimo, satisfazem o requisito há muito reclamado pelo universo leonino: serem sportinguistas de corpo inteiro. Mas este divulgar a conta-gotas, quase pé ante pé, do famoso organigrama que Godinho Lopes prometera divulgar num remoto dia primeiro de Junho, é tão surpreendente como inexplicável.
Hoje, no site do Sporting, Godinho Lopes falou aos sportinguistas! Impunha-se, face aos desenvolvimentos que o último dia do mercado de transferências trouxe para o clube. Mas o que disse Godinho Lopes?!... Uma mão cheia de nadas, uma repetição dos lugares comuns habituais, sugerindo haver assuntos que deverão ficar em absoluta reserva...
Não há pachorra para este tipo de comunicação. Bem prega Rui Calafate no Sporting Apoio ou no Leão da Estrela, além do que escreve no seu blog pessoal, de que a comunicação do Sporting é uma pequena lástima. Bem chama a atenção do vice-presidente responsável por essa área, para o trabalho que (não) se está a fazer. Bem lamenta a sua eterna ausência - confessando amiúde que não sabe se ele já voltou das férias na Croácia - bem como a inexistência de uma verdadeira política de comunicação no Sporting. Bem aconselha a bonita jovem que Carlos Barbosa colocou no pedestal de directora de comunicação, com a publicação de um verdadeiro manual de conduta para quem tem uma responsabilidade tão grande dentro de um clube com as exigências do Sporting Clube de Portugal. São tudo vozes que vão prégando, aqui, ali e acolá, no deserto de surdez e falta de imaginação que campeia por aqueles lados. E por sua vez, o senhor vai fazendo repetir, aqui, ali e acolá, que "o Sporting está de volta"!... Mas qual Sporting, o dele?!...
Parece estar a acabar o estado de graça do nosso Presidente. A um início fulgurante de mandato, que reanimou de esperança as hostes leoninas, onde eu me incluí carregadinho de fé, começa a suceder uma ameaçadora e desconfio que interminável série de "gaffes", silêncios, segredos, erros e o mais que por aí há-de andar e que nós desconhecemos.
Afinal, Godinho Lopes, presidente do Sporting Clube de Portugal, manda em quê ?!... 
Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Àlamo,

    Para perceberes os sermões do Calafate tens que perceber os interesses que ele representa.

    Sem saberes isso nunca vais perceber onde ele pretende chegar.

    O seu último post é uma vergonha, um cavalgar puro e simples dos maus resultados, sem qq contributo para o Sporting, apesar de muito popular.

    Infelizmente o Sporting precisa de muito mais do que isso de cada um nós.

    ResponderEliminar
  2. Caro Vitor Ribeiro,
    Claro que percebo os interesses que ele representa. Tão bem como percebo os interesses que Passos Coelho representa e milhares de outros po esse Portugal fora.
    Outra coisa será não reconhecer que muitas das coisas que diz são correctas. E isso nós vemos em cada conferência de imprensa do Sporting, em cada comunicação do Presidente e por aí fora.
    A minha opinião não se baseia exclusivamente no que Calafate diz. Mas o que ele diz, o que muitos outros dizem e o que eu vejo com os meus prórios olhos, tudo serve para eu formar a minha opinião. E a minha opinião é que o Sporting está muito mal neste campo.
    Poderá o caro não ter a mesma opinião. Se assim for, aceito e respeito civilizadamente. Mas não julgue que é difícil perceber onde Calafate a maior parte das vezes quer chegar. Só que há coisas onde penso que ele está cheio de razão.
    O aproveitamento dos maus resultados é um lugar comum no horizonte sportinguista. Como sportinguista, não alinho com essa franja. Mas jamais adoptarei a teoria das prostitutas perante a violência dos proxenetas. Há coisas que não vão bem no Sporting. E se atentar no subtítulo do meu blog, verá aí a razão de ser de tudo o que escrevo. Para mim, nada nem ninguèm estará jamais acima do Sporting. O Sporting é o meu grande amor!!!...
    Mas gostei do seu comentário. Mostra o seu sportinguismo e a atenção com que segue e defende o nosso glorioso clube. Só por isso, não o conhecendo, ficarei a considerá-lo.
    Um abraço e calorosas saudações leoninas

    ResponderEliminar