domingo, 11 de setembro de 2011

Para o Sporting, tolerância zero !!!...

O jornalista que acompanhou e relatou a transmissão que a TVI efectuou, do jogo que o Sporting disputou ontem em Paços de Ferreira, afirmou por diversas vezes aquilo que a qualquer espectador atento e sério pareceu óbvio: Paulo Batista utilizou neste jogo um critério de tolerância zero em todos os lances em que julgou a intervenção dos jogadores do Sporting, o mesmo não acontecendo quando se tratou de julgar os lances em que intervieram os jogadores pacenses!...
Foi assim que marcou o livre indirecto de que resultou o primeiro golo do Paços de Ferreira: Rodriguez na ânsia de aliviar a bola para longe da baliza, acabou por ver sair do seu pé uma valente rosca que levaria a bola a sair pela linha final, não fosse Rui Patrício deslocar-se nessa direcção e apanhá-la, evitando o pontapé de canto. Era exactamente isso que PB esperava para marcar livre indirecto a escassos metros da baliza e que resultou em golo. Ou me engano muito ou já vi este filme aqui há uns anos num Porto-Sporting!... Calha sempre aos mesmos.
E foi assim também que cerrou as pálpebras a uma entrada violenta de um jogador pacense sobre Rinaudo, aplicando os pitons na coxa do argentino e que lhe deveria ter valido imediata ordem de expulsão. Para azar de PB, pouco tempo depois a cena repete-se sobre outro jogador do Sporting e, como pareceria mal, porque a primeira cena ainda estava fresca, lá teve o pobre do árbitro que sacar da cartolina amarela e mostrá-la ao jogador do Paços. Como era a segunda vez, viu-se obrigado a expulsar o jogador por acumulação de amarelos.
Está na cara que a APAF, obrigada a meter a viola no saco no caso da recusa dos árbitros aos jogos do Sporting, concertou com todos os seus associados uma estratégia inteligentíssima e paradigmática do tipo da árbitros que vegetam no futebol português: arbitrar os jogos do Sporting, porque não há outro remédio, mas submeter o clube à tolerância zero.
Nem sabe o jornalista, ao tecer tal comentário, o que a APAF lhe reserva.
E nem imaginam todos os comentadores, analistas desportivos e ex-árbitros que torçam o nariz aos três penalties da Luz e tenham a coragem de dizerem o que pensam. A gloriosa APAF, qual leoa assanhada em defesa da sua prole, há-de derretê-los nos quintos dos infernos.
Por isso, bem avisados andaram os jogadores leoninos, que mesmo sofrendo na carne as consequências desta tolerância zero ora decretada, marcaram mais um golo que o adversário. É que parece que, independentemente daquilo que o árbitro fizer, quem marca mais um golo que o seu adversário, ganha e averba três pontos!... Ah, grandes leões !!!...
Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Até quando é que o Sporting pode ganhar um jogo por marcar mais um golo que o adversário? Já que vamos vendo de tudo, qualquer dia nem isso chega.

    Álamo, não diga que a APAF parece uma leoa assanhada, diga que parece outro animal, mas não o animal que está relacionado com o nosso símbolo... (estou a brincar). Diga que parece uma porca a defender os seus leitões.

    Nem tudo foi bom, mas estas vitórias podem dar muito.

    ResponderEliminar
  2. É sempre a mesma coisa... Também eu me lembrei logo desse lance no Porto... Aliás... penso que até à data foram os únicos dois lances do tipo que se marcaram em Portugal... Felizmente desta vez com outro resultado...

    Agora que marcámos três golos... penso mesmo que que a próxima reunião da federação ou liga (ou o raio que os...) vai determinar cotas de golos para cada clube... ou penáltis (ontem já tivemos um jogo teste...!!! e como em Portugal se tem sempre muitas certezas do que se faz... foi logo a contar que é para tornar a coisa mais real... PALHAÇOS...!!!)

    ResponderEliminar
  3. Contra tudo e contra todos, a unica coisa que se pedia era a vitoria, nao preciso de exibiçoes de encher o olho, sei que falta entrosamento, vao continuar a haver falhas, mas desde que se marque mais um que o adversario, eu fico feliz. Isto de jogar contra 14 eh muito complicado, mas quando se ganha, como se ganhou ontem, reviravolta no marcador 0-2, para 3-2, (algo que o Sporting nao conseguia fazer ah 13 anos), ainda mais gosto da.
    P.S. Duarte Gomes, continua a prestar um excelente serviço ao seu clube, ontem ''ofereceu'' 2 penaltys ao clube de Carnide, o 3º entao eh escandaloso, mas este senhor eh reicidente neste tipo de penaltys, lembram-se deste? http://www.youtube.com/watch?v=IyEUiDUXDuQ
    P.S.2. Volto a referir que nao consigo acentuar o que escrevo, mas como o alamo bem referiu, o adepto do Sporting tem QI suficiente para conseguir ler.
    Um abraço SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Cantinho do Morais,
    Obrigado pelo comentário e não me leve a mal a imagem da leoa na defesa das suas crias. Apenas quis simbolizar o máximo desvelo maternal da natureza que é, naturalmente,leonino. Mas a imagem da porca que sugere é muito mais feliz que a minha. Seja então a APAF uma porca enorme e sejam os árbitros os esfomeados e insaciáveis bácoros.
    Quanto ao futuro, eu acredito que temos ali um plantel que nos vai dar muitas alegrias. Assim sejamos capazes, todos os sportinguistas, de dar tempo ao tempo, de parar com os assobios e as vaias e oferecê-los às equipas adversárias e aos árbitros.
    Um abraço amigo e calorosas saudações leoninas

    ResponderEliminar
  5. O que me irritou foi ele dizer isso e rir-se como se tivesse muita piada.Resultado vi o resto do jogo sem som.
    Estamos entregues aos bichos esta época...quando o Sporting entrar em campo já entra a perder e sempre em inferioridade numérica.

    ResponderEliminar
  6. Caro ZeBi,
    O meu obrigado pelo comentário. As palavras de quem me lê, constituem um dos dois únicos alimentos da motivação que me acompanha nesta jornada quase diária que empreendi há cinco meses. O outro é o meu amor ao nosso Sporting!...
    Palhaços é o termo exacto, preciso, para designar a corja reunida na APAF. Mas acredito que as coisas poderão ser alteradas e que um novo e diferente poder na FPF possa para isso contribuir. Daí a importância dos jogos de bastidores a que estamos a assistir. Até que isso seja conseguido, teremos de continuar a marcar mais que os 11 adversários que defrontarmos e somar-lhes mais 4 "urubus" do apito. É a nossa sina, é o nosso fado !...
    Saudacões amigas e leoninas

    ResponderEliminar
  7. Caro Mauro Silveira,
    Como é bom saber que mandou os acentos às malvas.
    Acredite que no nosso mundo apenas existem pessoas com um coeficiente superior de inteligência e capacidades. Ou conhece outra maneira de se escolher um clube e ser sportinguista?!... Por isso qualquer sportinguista e eu em particular, lê o que escreve sem necessidade de intérprete ou explicador. Fundamental é não ficar parado num canto, à espera que a crise passe.
    A nomeação de Duarte Gomes para um jogo com um adversário com a qualidade do Vitória, não foi inocente. Vitor Pereira não tem coragem de enfrentar os "pássaros", é um fraco sem personalidade e sem caráter. Se assim não fosse, este árbitro, depois de confessar publicamente o seu afecto vermelho com quotização em dia, apenas arbitraria os jogos do seu clube, quando defrontassem os últimos da tabela classificativa e se não houvesse uma outra qualquer alternativa.
    Vamos aguardar agora a classificação do observador. Parecendo que não, será um pormenor com muita importância, para compreendermos em que ponto está a força do sistema. Só uma nota poderá ser atribuida: negativa e baixa. Caso isso não aconteça, a conclusão será óbvia.
    O trabalho dos observadores e o seu futuro no futebol - com os consequentes e significativos proventos materiais - está a ser cada vez mais avaliado a juzante da estrutura da arbitragem, pelos inúmeros analistas da comunicação social e escrutinado cada fim de semana por milhões de tele-espectadores. E o nome de cada um começa a ser "escarrapachado" em tudo quanto é sítio. Isto são condicionantes que obrigam a quem quer continuar esta rentável actividade, a ser cada vez mais competente e isento e determinará classificações dos árbitros que cada vez mais hão-de reflectir as verdadeiras capacidades dos mesmos. Veja-se a guilhotina da perda das insígnias da FIFA que neste momento pende sobre Olegário Benquerença e que comentei aqui em 23 de Junho passado no post intitulado "Quem aposta comigo?!..."
    Devagar, bem devagarinho a arbitragem portuguesa terá obrigatoriamente de se transformar e só os pratos de lentilhas e o baixo coeficiente de inteligência continuam a impedir os seus sujeitos de não conseguirem ver que vai nu o "rei sistema" que os acolhe.
    Os desportos profissionais norte-americanos deram há muito o exemplo de como se podem regenerar os sistemas. E o resultado todos podem hoje confirmar: os estádios e pavilhões estão repletos!... Os espectadores não são parvos e quando lhes cheira a vigarice os recintos ficam às moscas... Que o dirigismo português seja capaz de bem analisar o que se passa no desporto português e no futebol em particular.
    Já vai longa a minha dissertação. Com as minhas desculpas por isso, creia que foi um gosto dirigir-lhe pessoalmente este comentário ao comentário que teve a amabilidade de me deixar.
    Saudações amigas e leoninas

    ResponderEliminar
  8. Estimada Dina,
    Como lhe agradeço a amabilidade do seu comentário!... Sem qualquer espécie de preconceitos, que de todo não fazem parte da minha personalidade, confesso a minha satisfação por cada comentário do elemento feminino que se destaca no universo dos meus leitores. É um tabu que vai sendo destruído e eu não perco uma única oportunidade de o relevar. Bem haja por isso.
    Compreendo a sua revolta e o corte do som. Mas vou-lhe dizer que com seu gesto, além de não ter conseguido fazer chegar a sua reprimenda à morada certa, deixou de ter possibilidade de apreciar outros erros ou eventuais motivos de aplauso dos profissionais em causa. Já tive gestos semelhantes e o arrependimento não demorou a chegar. Não deixa de ser um absoluto auto-flagelo...
    Quanto à desilusão e conformismo que noto no seu último parágrafo, quero deixar-lhe uma palavra de ânimo sportinguista: contra ventos e marés, havemos de prosseguir o nosso caminho! E havemos de celebrar com alegria um dia destes, talvez mais próximo do que julga, o sonho que todos trazemos na alma e no coração!...
    Quem foi capaz de esperar 18 anos, também será capaz de esperar agora só mais um ou dois. Por mim parece-me já ouvir ao longe o combóio do êxito sportinguista a chegar...
    Com muita amizade, calorosas saudações leoninas

    ResponderEliminar