sábado, 10 de setembro de 2011

A ferros e com sangue, suor e lágrimas !!!...

Quase não tenho palavras para definir o meu estado de espírito neste momento. Mas acho que devo pelo menos, imitar os bravos leões que estiveram hoje em Paços de Ferreira. Como Domingos Paciência tem dito recorrentemente, parece que tudo de mal acontece a esta equipa. Apetece-me dizer, para reforçar as suas palavras, que a lei de Murphy não larga o Sporting.
Parece que Domingos e os jogadores leram o que ontem escrevi aqui. Domingos quase colocou em campo a equipa que eu vaticinei. Apenas meteu duas pequenas nuaces à moda dele, que depois se viu obrigado a corrigir com as substituições que fez. Os jogadores, terão compreendido finalmente que só a ferros e com sangue, suor e lágrimas, poderiam trazer 3 pontos de Paços.
Amigos sportinguistas, pese embora no nosso seio existirem opiniões diferentes que serão naturalmente tão respeitáveis como a minha, penso que nos 14 jogadores hoje utilizados por Domingos Paciência estará, quase obrigatoriamente, o onze base que  terá de utilizar ao longo do campeonato, mexendo o menos possível, aprimorando em cada semana o necessário entrosamento e corrigindo os erros que em cada jogo forem sendo cometidos.
A melhor defesa que o Sporting possui, foi hoje colocada em campo. Com erros aqui e ali - aquele segundo golo do Paços ainda me dói !... - mas a reacção nas bolas paradas foi hoje completamente diferente. E Insúa fez o primeiro jogo, Onyewu o segundo e Rodriguez o terceiro. Quando se habituarem uns aos outros, estou em crer que os sobressaltos e o sofrimento usuais nos 90 minutos de cada jogo, nunca mais voltarão.
A linha média com Rinaudo é outra coisa. O Sporting não se pode dar ao luxo de prescindir da valia e categoria de Fito  e muito menos da dinâmica, força e garra que coloca em campo e dos empurrões permanentes para a frente a que submete os seus companheiros. Nada de lateralizações permanentes e atrasos consecutivos, para a frente é que é o caminho. Sempre o disse e o tempo deu-me razão! André Santos - com todo o enorme potencial que já revela - que ponha ali os olhos e que aprenda, porque ainda terá de comer muito sal para chegar aos calcanhares do argentino. Mas que aprenda depressa, porque pode ser necessário já amanhã e a equipa não se pode ressentir, se isso acontecer depressa, caso a sua aprendizagem for demorada.
Schaars e Pereirinha não jogaram mal, mas terão de evoluir um pouco mais. Para serem titulares no Sporting terão de subir mais alguns degraus, na agressividade, na raça e na garra com que terão de se bater. Porque serão precisos, mais cedo ou mais tarde. A época é longa.
Elias jogou o seu primeiro jogo. Não conhece ninguém, nem ainda percebeu o futebol que Domingos pretende implantar. Não jogou mal e até marcou um golo importante, mas quando sentir a segurança que é ter Rinaudo nas costas e se aperceber que é um pouco mais à frente que o Sporting necessita que ele jogue, vai ser um furor, porque está ali um grande jogador.
Izmailov não sabe jogar mal, mas hoje notei-lhe muita indecisão. Precisa de se habituar a Elias para não pisar os mesmos terrenos e isso só se conseguirá com treinos, treinos e mais treinos.
Capel parece ser do Sporting há muito tempo e transporta dentro de si uma mística e uma garra semelhante à de Rinaudo. Está e estará de pedra e cal na extrema esquerda.
Bojinov foi o que teve a prestação menos conseguida. Domingos terá de estudar profundamente o atleta e o homem, porque me dá a ideia de que, sendo bem perceptível o seu valor, faltará por ali qualquer coisa.
Rubio já conhecíamos melhor e repetiu o que de bom já lhe víramos fazer. Está a crescer e estou certo de que muitas alegrias nos dará num futuro bem próximo.
Wolfswinkel marcou hoje o primeiro golo oficial pelo Sporting e eu fiquei a apreciar a alegria com que o festejou. Penso que este golo o colocou como titular na equipa. É frio e assertivo na área e na hora da verdade. E Domingos não vai desperdiçar um jogador destes.
No "flash-interview" do final do jogo, Domingos Paciência disse que o sofrimento provocado por esta vitória arrancada a ferros, terá sido a melhor coisa que poderia ter acontecido a esta equipa. Ele saberá muito bem porque fez tal afirmação. Mas eu suspeito que o que hoje aconteceu, já foi por ele previsto e repetido dezenas de vezes nas palestras habituais. Faltava a realidade dar-lhe razão, por isso Domingos estava duplamente feliz: pela vitória que lhe trouxe tempo e calma para continuar a trabalhar e pela contribuição que o jogo lhe ofereceu no fortalecimento da base psicológica com que desejará apetrechar os seus homens.
Mas Domingos Paciência, para além disso, nem sonha a alegria que esta vitória sofrida, arrancada a ferros e com sangue, suor e lágrimas, trouxe ao fabuloso universo leonino !!!...
Leoninamente,
Até à próxima 

Sem comentários:

Enviar um comentário