terça-feira, 27 de setembro de 2011

De Rui Calafate

De Rui Calafate, recebi uma mensagem que teve a amabilidade de me fazer chegar, como comentário ao meu post de domingo "O Sporting já ganha, a comunicação nem por isso!...".
Porque a mensagem que tive o privilégio de receber, constituiu um esclarecimento importante para mim e pode constituir também para todos os sportinguistas que me lêem, um documento esclarecedor sobre a pessoa, o trajecto e os propósitos deste distinto sportinguista, que teve a lhaneza de me permitir fazer o uso que quisesse da mesma, deixo aqui a sua reprodução integral: 


Boa noite Álamo
Queria agradecer as suas simpáticas palavras, manifestando a minha disposição para continuar a escrever o que acho ser oportuno e importante sobre o nosso clube.
Relativamente à dúvida que tem esclareço, tal como noutro blog fiz com a maior das educações e simpatias. Preferia elogiar do que criticar. Se critico, e tento ser justo, é porque algo está mal.
Elogiei a contratação do pedro sousa para assessor da SAD e disponibilizo-me para nestes primeiros passos na assessoria/consultoria de comunicação dele o ajudar com alguns truques e técnicas, de forma gratuita e desinteressada.
Relativamente ao cargo de Director de Comunicação do Sporting, aproveito para esclarecer que não tenho neste momento disponibilidade profissional para o mesmo e já informei disso noutros fóruns e a quem de direito. A minha empresa celebra dois anos de vida em Outubro e precisa muito de mim ainda. Logo, as minhas críticas são alertas numa área em que tenho conhecimento técnico para dizer algumas coisas com credibilidade.
Por isso não tenho nenhuma disponibilidade para neste momento ou nos próximos tempos exercer esse cargo de prestígio e seria uma honra em defesa e promoção do nosso clube, mas não posso.
Com os melhores cumprimentos e agradecido pelas palavras de estima. SL
Rui Calafate sócio 6095

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Caro "Ao serviço da República",
    Obrigado pelo comentário, que naturalmente respeito, mas que não partilho, porque nunca negarei a lógica como argumento maior nas minhas conclusões. Não está em causa a liga ou o seu putativo dono, mas como Eduardo III de inglaterra, apetecer-me-ia dizer que "Honni soit qui mal y pense" !...
    SL

    ResponderEliminar
  2. Antes fosse meu caro mas temo que não. Não é por pensar mal. É também por concluir com bases lógicas que, na minha opinião, esse individuo andar a querer mais do que aquilo que pede.
    Se bem se lembra, logo após as eleições, este profissional da comunicação conduziu uma campanha de destabilização e de mal dizer como vi poucos a fazer. Ainda a poeira não tinha assentado e já vinha ele mandando postas de pescada.
    Pode vir agora com falinhas mansas que eu já o topei faz tempo. "De forma gratuita e desinteressada"???? Pena é que ele não de desinteresse pelo Sporting, pelo menos parava de dizer mal só porque sim. Quer exemplos? Muito bem. Este individuo continua a dizer mal da diretora de comunicação (ai cotovelo) e faz por que toda a gente o veja. Aponta erros e defeitos mas sempre numa forma jocosa e menosprezando a pessoa, dando a entender que com ele tudo seria diferente e melhor! Já o que foi de bom feito nem uma palavra. NEM UMA!! Uma coisa eu aprendi ao longo dos anos e que na minha atividade profissional eu tomo como lei no1, que é o seguinte: Nunca direi mal de uma processo, método ou opinião (já nem falo de dizer mal como esse individuo, que demonstra uma falta de educação e solidariedade atroz) sem que antes tenha feito algo semelhante, para que possa dizer que está mal mas com bases e referências. Agora esse individuo fez o quê? Onde? Quais são os seus méritos? Onde estão os seus louvores?
    Uma coisa sei, nunca irá ter problemas de coluna pois está sempre de bicos em pé!


    SL
    Sócio 7149

    ResponderEliminar
  3. Caro "Ao serviço da República", (Parte I)
    Torna-se óbvio que ambos temos uma visão diferente sobre Rui Calafate e a "comunicação do Sporting"!...
    Sobre Calafate, penso que lhe reconhecerá o direito de ter opinião sobre a comunicação sportinguista. Como eu lhe reconheço a si o mesmo direito e o caro, com toda a certeza, o fará em relação à minha pessoa. São regras básicas de vivência em democracia e dos alicerces universais da civilização ocidental.
    Se a posição dele for severamente crítica em relação ao trabalho desenvolvido por Irene Palma, só a ele caberá a decisão de explicar as razões. A si ou a mim, caber-nos-á a absoluta liberdade de concordar ou discordar com a sua opinião e o assunto encerrará naturalmente nesse ponto.
    Utilizar a posição pessoal de uma pessoa, para pôr em marcha um processo dedutivo tendente a consubstanciar um artificial processo de intenções por parte da pessoa em causa, decididamente não me parece correcto. O caro estará no direito de o fazer, pela minha parte recusar-me-ei, hoje e sempre a seguir esse caminho.
    Sobre a comunicação do Sporting, quanto a mim o cerne verdadeiro da questão, o caro ao afirmar que "...sobre o que de bom foi feito... nem uma palavra. NEM UMA!..." coloca-se em absoluto antagonismo com Calafate, comigo e com uma multidão de sportinguistas que não encontram nada que de bom tenha sido feito até agora pela sra. Irene Palma.
    À comunicação de uma grande instituição como o Sporting, caberá, do meu ponto de vista, tanto como apresentar uma imagem credível e intocável do clube e de toda a sua estrutura,desencadear acções tendentes a prevenir os violentos ataques que com uma regularidade maquiavélica são desferidos contra essa mesma instituição e, na impossibilidade de conseguir levar a bom termo essa indispensável e importante tarefa, dar respostas adequadas no tempo e no modo, no sentido de limitar, reduzir ou mesmo eliminar os estragos. Para que qualquer departamento de comunicação seja capaz de alcançar todos esses desideratos, torna-se condição "sine qua non" construir uma imagem de credibilidade, competência e, diria mesmo, de temeroso respeito.
    Desde que tomou posse, a sra. Irene Palma não consegui até hoje aatingir um único desses objectivos.
    Analisando todas comunicações do presidente aos sócios do Sporting, confesso-lhe o meu constrangimento por ver em todas elas o representante máximo do meu clube, sem enquadramento motivador, com imagem de video amador e metido numa camisa de onze varas a "vomitar" palavras de pouco ou nenhum impacto na massa adepta sportinguista.

    ResponderEliminar
  4. Caro "Ao serviço da República", (Parte II)

    Debruçando-me sobre as sucessivas apresentações de novos jogadores, relembro-lhe que nem uma única se verificou à hora pré-determinada e todas elas revelaram o profundo amadorismo com que foram planeadas e realizadas, com o pressuposto pateta de que bastaria a presença da beleza da directora para salvar o evento. Foi a perspicácia e a desenvoltura de Carlos Freitas que salvaram a quase totalidade das mesmas, sendo que da directora de comunicação, para além da beleza que não discuto, apenas pudemos apreciar as "gaffes", a falta de tacto, de sentido de humor e de maleabilidade, enfim a incompetência que o elemento feminino não foi suficiente para disfarçar.
    Referindo-me finalmente ao papel preventivo das campanhas orquestradas contra o Sporting, dir-lhe-ei que a influência dissuasora da senhora nos jornais, rádios o televisões foi ZERO e a sua resposta aos mesmos foi ZERO no tempo, ZERO no modo e ZERO nas consequências. Se quizer que lhe explique as razões, dir-lhe-ei que a credibiliadade da senhora nos orgãos de CS é ZERO.A respeitabilidade é ZERO. E o temor que neles determina está abaixo de ZERO.
    Quando um pasquim conhecido e em fase de abençoada pré-falência, atira para a primeira página, numa tentativa desesperada de salvar as vendas desse dia, o pedido de reforma por incapacidade de Izmailov, o que fez Irene Palma?!... Um comunicado bolorento, sem imaginação e sem exigir a responsabilização que a delicadeza da situação deveria impor.
    Quando Luis Duque constatou a necessidade de um verdadeiro profissional de comunicação no futebol, foi buscar Pedro Sousa à RR. Quem leu o comunicado do Sporting sobre esse mesmo assunto, redigido pela dita senhora, teve um aperto de vergonha no coração, pelo ridículo a que o Sporting foi exposto.
    Diga-me então, o que tem Rui Calafate a ver com tudo isto?!... Bate palmas para não ser acusado de estar a tentar roubar o lugar à senhora?!... E nós, sportinguistas, batemos palmas também e engulimos a "trampa" que nos impôem, caladinhos, silenciosos e bons meninos?!...
    As respostas a estas questões, deverão ficar para si, porque depois desta extensa mas necessária resposta ao seu comentário, considero esta pequena polémica entre dois leões, absolutamente encerrada. Porque, pelo respeito que o caro me merece como sportinguista como eu, acho que não devemos continuar. Não pretendo convencê-lo com os meus argumentos. Apenas explicar-lhe o meu pensamento sobre a matéria que apenas por mera coincidência é partilhado por Rui Calafate. Ele afirma que não quer o lugar da senhora, explica porquê e eu acredito. Pelo meu lado, mesmo pedindo a sua exoneração o mais rapidamente possível, juro a pés juntos que não quero o lugar dela, pela simples razão de que não seria capaz de fazer melhor. Recordo-lhe que criticar Cavaco Silva e eu faço-o amiúde, não significa que sonhe e deseje ser Presidente da República.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar