terça-feira, 7 de junho de 2011

Entre a Verdade e a Realidade ...

Luis Godinho Lopes e Miguel Sousa Tavares são duas realidades da vida pública portuguesa. Por caminhos tão diferentes, como diferentes serão os seus carácteres, as suas ambições, as suas virtudes, os seus defeitos...
Um é lider, embora contestado, de um gigante adormecido. Mas tem feito o possível e o impossível por merecer essa liderança e por acordar esse gigante.
O outro tem feito por merecer, sem contestação, a riqueza intelectual que trouxe do ventre materno e o pragmatismo, lucidez e inteligência que lhe terá sido transmitido pela herança paterna.
A grande diferença entre os dois, não estará tanto nas duas realidades distintas que as suas vidas encerram ou significam, mas sobretudo naquilo que cada um entende sobre A verdade !...
Godinho Lopes foi a Belém apresentar cumprimentos ao Presidente da República e aproveitou para, depois de enaltecer as virtudes do gigante, clamar, qual D. Quixote e contra "moinhos de vento", pela verdade desportiva ! Como lapidarmente comentou a nossa muito querida e lúcida "LeoaAssanhada" e eu humildemente subscrevo, "... Definitivamente continuo a não entender/gostar de ver o meu clube no beija-mão dos poderes políticos. Será mesmo necessário ?...".  Eu complementaria, sem questionar e peremptoriamente, que ... não havia necessidade !!!... Mas o presidente do Sporting Clube de Portugal assim não o entendeu e resolveu, porventura esquecendo-se que ali estava em representação de todos os associados do clube e que para tal não o mandataram, apelar ao PR pela verdade desportiva.
Sousa Tavares criticou duramente, em artigo que hoje o jornal A Bola deu à estampa, essa mesma apresentação de cumprimentos ao Presidente da República e, muito particularmente, o apelo que Godinho Lopes na ocasião terá endereçado a Aníbal Cavaco Silva, sobre a necessidade do triunfo da verdade desportiva. A sua base de argumentação é alicerçada na convicção de que o Sporting Clube de Portugal e os seus dirigentes, deveriam cuidar mais da problemática envolvente de uma estrutura organizativa que conduza à obtenção de uma eficaz e profícua realidade desportiva, ao invés de se dispersarem na defesa de utópicas concepções de verdade desportiva. E deu como exemplo o seu F.C.Porto, onde os títulos conseguidos esta época no futebol, basquetebol, andebol e hoquei em patins, constituem a melhor demonstração da sua tese sobre a realidade desportiva.
Sem pretender comentar a justeza das posições de cada um, nas acções que desenvolveram e nas posições que defenderam - quem sou eu para o fazer! - quero aqui apenas manifestar a minha profunda convicção de que ambos estarão a evidenciar lamentáveis lapsos de memória.

Godinho Lopes exaltou a verdade desportiva e esqueceu a realidade desportiva !...

Sousa Tavares exaltou a realidade desportiva e esqueceu a verdade desportiva !...

Leoninamente,

Até à próxima

1 comentário:

  1. Estimadíssimo Leonino,
    Em 1º lugar, perdoe-me por ter demorado quase 2 dias a responder aos seus gentis comentários. Estive fora e não pude dar a sequência no devido tempo. É uma visão simplista demais, entendo, mas é uma que partilho consigo: a sensação de que de facto não vale a pena. Portugal é como é e assim continuará a sê-lo durante muitas e longas décadas, parece. Nessa medida, "viva o Sporting", pois, e pouco mais ... embora para mim seja fácil dizê-lo porque não resido em Portugal, por opção. Porém, tenho um irmão, mãe, pai, et cetera. E desse modo, como posso não sentir desânimo por uma série de "formatos" que continuam os mesmos? Eles não são iguais, uns e outros, e há diferenças, pese embora esta noção tenha muito de uma natural inclinicação que - em caso de escolha - faz-me sempre virar à Esquerda. Refiro-me a PS's e PSD's. Mas realmente é difícil dar importância, apesar das diferenças: alguém acredita que Portugal vai mudar, ou que as concretas vidas da esmagadora maioria das pessoas vai mudar? Não é complicado adivinhar que não, e o problema é mesmo este ...

    Leoninamente,
    Subscrevo por inteiro a visão que faz do - para já - Sporting, e seu presidente. Está a tentar, está a mostrar, está a fazer mais e (porque não) melhor, ou muito melhor, comparativamente aos que o antecederam. Pelo menos é isso que transparece, naqueles pequenos sinais que sempre importa analisar.
    Irá a realidade desportiva do Sporting alterar-se?, e poderemos dessa forma esperar ou antever que os novos líderes do Sporting sabem o que é preciso para que tal aconteça? Não podemos em boa verdade dizê-lo. O tempo responderá à pergunta ... lá para Setembro, Outubro e Novembro. Em futebol quer queiramos quer não, as exibições e os resultados são o espelho das opções. E precisaremos delas e deles para aferir sobre a qualidade dessas mesmas opções.

    Sobre o Miguel Sousa Tavares, o seu papel é fácil Leoninamente: tem o rei na barriga, ganha que se farta. Para ele está - obviamente - tudo bem. Interessam-lhe lá os ecos daquilo que o presidente e dirigentes do seu clube faz; o FC Porto soma vitórias e prestígio, e arrisco dizer que caso o mesmo se verificasse com o Sporting, a passividade e perdão por todas os actos e maneiras que atentam contra a verdade desportiva seriam o normal registo de muitos de nós ... desde, claro está, que o clube coleccionasse vitórias. Não digo que seria a minha, mas também não digo que não seria. Não obstante, são no mínimo "lapsos de memória", como diz, e lapsos que só vinculam o próprio (MST). Tem ele visibilidade e boa fama mais do que suficiente para prestar um bom serviço ao seu clube, sendo que esse bom serviço seria no caso censurar os seus próprios dirigentes, e suas (não desportivas) práticas. Mas, é sua escolha não fazê-lo. Prefere glorificar as vitórias e esquecer tudo o resto.

    ResponderEliminar