sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Será meio caminho para a Glória!...


SPORTING DEVORADOR

«A chegada a Alvalade de três jogadores com potencial para discutir a titularidade é um sinal demasiado forte do empenho que o Sporting está a colocar na corrida para o título de campeão nacional. Wendel, Vietto e Rúben Ribeiro são soluções de alto nível para uma equipa que, sem eles, já estava a funcionar (quase) com a perfeição de um relógio suíço. Por isso, o único problema que o Sporting pode vir a ter daqui em diante… é de abundância.

Jesus é um adepto das ‘mexidas de Janeiro’. Confirmou-o no Benfica, logo na sua primeira temporada, quando entraram na Luz os brasileiros Airton, Éder Luiz e Kardec. Na época de estreia no Sporting, também em Janeiro, os leões receberam Coates, Schelotto, Zeegelar e ainda Bruno César. A fórmula volta a ser repetida, mas agora com apostas de um nível ainda superior.

O plantel fica de tal forma recheado, que não deve ser afastada a ideia de que os leões querem até muito mais do que o campeonato. O Sporting chega vivo – e bem vivo – ao início do ano. Está em todas as provas e com legítimas condições para lutar por tudo até ao fim. Se já havia a possibilidade de fazer descansar alguns jogadores sem que o nível da equipa perdesse muita qualidade, agora o cenário é ainda mais entusiasmante. Jesus fica com o melhor plantel em Portugal e está obrigado a conquistar títulos.»
(Nuno Farinha, Saída de Campo, in Record)


Começa a nascer em mim a profunda convicção de que, finalmente, a secular parábola de Santo António de Lisboa, que lá por terras de Pádua terá afirmado "in illo tempore", o primado das obras sobre as palavras - "... cessem as palavras e falem as obras!" - Bruno de Carvalho e toda a sua ínclita "entourage" terão concluído pela riqueza e verdade intemporal dessa proclamação e ter-se-ão atirado ao trabalho como foguetes, "com garras e dentes" e tal empenho e determinação, que parece terem deixado toda a concorrência absolutamente pregada e sem qualquer reacção, nas estacas da partida!...

De facto ler esta crónica de um dos mais empedernidos "pontas de lança" com que o nosso vizinho do outro lado da rua vinha sucessiva e implacavelmente marcando e ampliando há longos anos os golos ditados pela "cartilha da corja escarlate a caminho da Carregueira", será desfazer as poucas e ténues dúvidas que ainda pudessem restar nos espíritos mais refractários!...

Derrotá-los em silêncio e bem antes do jogo começar, será qualquer coisa muito parecida e ainda mais eficaz que o "código postal"...

Será meio caminho para a Glória!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Sou leitor do blog mas nunca comento. Desta vez tenho que comentar a escolha de palavras: sinal "demasiado" forte. Porquê "demasiado"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só o leitor MB saberá responder à sua própria questão, na exacta medida em que serei incapaz de adivinhar as palavras que terei escrito que acabaram por ter o condão de lhe levar o tal "sinal 'demasiado' forte"!
      Sou leão, não sou "bruxo" e muito menos "general-doutor"! Terei contudo todo o gosto em explicar o que quer que seja, se me ajudar a compreender o seu comentário.

      Eliminar
    2. Na óptica de um benfiquista será assim.Ou será de um Blaugrana?
      Nuno Farinha já provou por várias vezes não ser sério e ser ele próprio um insulto á classe dos jornalistas e profissionais da C.Social e só passa entre os pingos da chuva porque em Portugal,esses reles são "mato".

      SL

      Eliminar
    3. É retórica. O uso da palavra "demasiada" implica excesso.

      Se o Sporting se está a reforçar bem e a mostrar empenho, a palavra demasia não se adequa, a não ser que o Nuno Farinha queira mostrar um potencial incómodo pelo "sinal demasiado forte do empenho que o Sporting está a colocar na corrida para o título de campeão nacional."

      Eliminar
    4. Este segundo comentário de MB aponta claramente a sua crítica na direcção de Nuno Farinha, ao contrário da que eu havia entendido antes como dirigida a mim próprio. Nesta condição estaremos, MB e eu próprio, em perfeita sintonia. E tanto assim é que o excesso e a conclusão que MB retira, foram exactamente os motivos pelos quais trouxe para aqui esta crónica de um "lampião carregado de azia"!...
      O amigo Balakov, dá uma substancial e correcta achega, pelo que em vez de repetir apenas subscreverei o seu comentário...

      Tudo para concluir, se me permitem, que quanto mais "raiva, ódio e azia" provocarmos no "estado lampiânico", mais assertiva será a conduta dos dirigentes leoninos!...

      Imagine-se então o que seria a chegada de Pity Martinez!!!...

      SL

      Eliminar
    5. Pity Martinez é muito bom mas não me parece que saiba defender e tenha aquele contributo defensivo de Gelson e Acuña. Vamos ver se se adapta (se vier), se fosse assim tão fácil, tinhamos o Iuri Medeiros e o Matheus Pereira a brilharem nas nossas alas. Não nos podemos deixar deslumbrar até vermos o jogador no relvado de Alvalde.

      Por cá também há Nakajima, Raphinha para o ataque e ainda Lucas Evangelista e João Novais para o meio-campo. Se conseguissemos fechar estes 4 jogadores da Liga NOS ou para Janeiro ou para a próxima época, iriamos assegurar uma equipa com consistência e profundidade no meio-campo e no ataque. São jogadores que se não acabarem no Sporting, vão emigrar ou para o Porto ou para o Benfica.

      Eu contrataria Lucas Evangelista, Raphinha e João Novais. Talvez ainda Nakajima.
      Dependendo das vendas e dos emprestados, decidiria quais seriam reforços de Inverno, de Verão ou não valeriam a pena vir. São todos jogadores jovens com talento, margem de progressão e muitos anos de mercado.

      Sairiam ou agora ou no Verão (para emprestar e vender): Bryan Ruiz, Alan Ruiz, Petrovic/Palhinha, Douglas, Mattheus Oliveira, Iuri Medeiros, Gelson Dala, Jonathan Silva e Ary Papel.

      Se já vêm Wendel, Rúben Ribeiro e Vietto com um possível custo combinado de mais de €20 milhões, optar por estes jogadores da Liga NOS seria mais seguro, até porque poderiamos emprestar jogadores para reduzir custos ou manter o jogador a contratar emprestado até ao final desta época, para aliciar o clube vendedor.

      Eliminar
  2. A conta chega no final da refeição, neste caso da época. Haja capacidade para a pagar...
    Se resultar em indigestão, terão um grande problema entre mãos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Problema maior ainda do que qualquer "indigestão", ou a falta de dinheiro para pagar a conta do "restaurante", será a FOME! Esse sim, esse o verdadeiro problema do mundo!!!...

      Eliminar