quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Mais vale tarde que nunca!...


FPF CRIA COMISSÃO PARA ESTUDAR NÚMERO DE TÍTULOS DO SPORTING (LINK)



Finalmente e após um longo e inexlicável tempo de espera, a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) terá entendido aprovar a criação de uma comissão técnica independente para estudar a categorização das competições internas, cujo resultado será apresentado em Assembleia Geral do organismo para apreciação e eventual ratificação.

Uma batalha que se ficará a dever à denúncia e ao porfiar do presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, que defende que ao Sporting deverão ser atribuídos 22 títulos de Campeão Nacional, em vez dos 18 que lhe são conferidos pela FPF, enquanto tacitamente tem aceitado ao longo de muitos anos que o Benfica se tenha apropriado de três títulos alcançados numa denominada "Liga Experimental", que se disputou simultaneamente com o Campeonato de Portugal nas épocas de 1934/35 a 1937/38.

Os argumentos do Sporting e de Bruno de Carvalho prendem-se com as quatro vitórias nos Campeonatos de Portugal, prova que se realizou entre 1921 e 1938 (total de 17 edições) e que também foi ganha por FC Porto (4), Benfica (3), Belenenses (3) Olhanense, Marítimo e Carcavelinhos.

Actualmente e de forma a servir exclusivamente os interesses do Benfica, desde o consulado de Gilberto Madail e estando em causa alegadas falsificação e rasura de actas federativas, o primeiro campeonato nacional reconhecido acaba por ser exactamente o da época de 1934/35, com a citada "Liga Experimental".

Aguarda-se com natural expectativa a divulgação pela FPF da constituição da citada Comissão Técnica Independente, no sentido de avaliar o grau de competência, probidade e isenção das personalidades convidadas por Fernando Gomes e a sua Direcção.

A regeneração do Futebol Português já ontem seria tardia. Contudo e apesar de tudo...

Mais vale tarde que nunca!...

Leoninamente,
Até á próxima

16 comentários:

  1. Perdão por copiar o comentário que fiz noutro lado.

    Que estupidez. Isto precisa de uma comissão independente para quê??

    Qualquer funcionário da secção relevante terá o poder de tomar a decisão, que nem é decisão nenhuma: é claro como água que o Sporting tem 18 campeonatos nacionais e 4 camponatos de Portugal, ambas as competições principais e que definiam o Campeão Nacional em Portugal.

    Até no Wikipédia diz isso:
    https://en.m.wikipedia.org/wiki/Primeira_Liga

    Depois, se o benfica diz que tem 36 campeonatos, ou está a contabilizar campeonatos de Portugal (pré-1938) ou está a contabilizar ligas experimentais. Isto é lógica simples.

    Ou se diz que o Campeonato de Portugal atribuía o título de campeão e o Sporting tem 22 títulos de campeão nacional, ou então retiram-se 4 títulos ao benfica porque não vamos contabilizar ligas experimentais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na escola primária costumava ensinar-se que não se somam alhos com bugalhos.
      De 1921 a 1938 havia uma competição (disputada por eliminatórias) que continuou, a partir daí, com a designação Taça de Portugal.
      Em 1934 foi criada uma nova competição (disputada em poule) chamada Campeonato Nacional (nos 3 primeiros anos em fase experimental).
      Mais recentemente foram criadas outras competições: Supertaça e Taça da Liga.

      Tratam-se obviamente de competições distintas que não se podem somar umas com as outras. Quando muito fará algum sentido somar os títulos conquistados entre 1921/38 à Taça de Portugal. Nunca ao Campeonato Nacional.

      Eliminar
    2. O grande problema de que o caro José Manuel, pelos vistos, ainda hoje se ressente, terá sido o de na escola primária onde terá tido a desventura de ter andado, não lhe terem ensinado o que eram alhos e muito menos bugalhos. Apesar de heroicamente tentar desviar o rabinho da seringa e de, com nova dose de azar para ele, a "cartilha" que fielmente terá sobre a mesa de cabeceira e, através da sua leitura diária, ter encontrado o melhor método para adormecer, o que está em causa será apenas e tão só, estabelecer qual a prova de âmbito nacional entre 1921 e 1938, que atribuía aos vencedores o título de campeão nacional...

      O resto será andar por aí a discutir o sexo dos anjos! Quando falham todos os argumentos racionais, entra em campo a "chico-espertice" da saloiada!!!...

      Eliminar
    3. José Manuel, então está-me a dizer que os 36 do benfica incluem vitórias numa liga experimental?



      Eliminar
    4. Para quem se interessar por semântica esse poderá ser tema interessante. A mim interessa-me saber que a competição que se disputou entre 1921 e 1938, com um determinado nome, continuou a disputar-se com outro nome, neste caso "Taça de Portugal". Note-se que a Taça de Portugal que se disputou a partir de 1939 até meados dos anos 40 (quando foram alterados os estatutos da prova), era a mesma competição, com os mesmo estatutos e com a mesma forma de apuramento daquela que se disputou entre 1921/38.

      O Campeonato Nacional, disputado em poule de todos contra todos, é uma competição que foi criada apenas em 1934. Tendo também tido ao longo de seu percurso vários nomes, manteve sempre a natureza da competição, pelo que se somam os respectivos vencedores.

      Ou seja até 1934 houve um vencedor da única competição que se disputava designada "Campeonato de Portugal", salvo erro, e a partir de 1934 passou a haver dois vencedores: um vencedor da Taça de Portugal e outro vencedor do Campeonato da Primeira Liga (mais tarde chamada Campeonato Nacional de 1. Divisão).

      Como foi claramente referido pelos órgãos directivos da FPF de 1938, a Taça de Portugal foi o nome da competição que deu sequência ao Campeonato de Portugal. Por isso concordo que os vencedores do "Campeonato de Portugal" e da "Taça de Portugal" sejam somados. Como são somados os vencedores do "Campeonato da Liga", do "Campeonato Nacional da 1. Divisão" e do "Campeonato da Primeira Liga".

      Eliminar
    5. O caro José Manuel, como uma grande maioria dos seus correlegionários, apenas sabe o que lê na cartilha! E então arroga-se ao direito de vir para aqui pregar a sua "religião", nem se dando conta que está a discutir aquilo que impropriamente classifica de semântica, com um agnóstico puro e duro, muito duro de roer! Não lhe chamo mentiroso porque não o conheço de lado nenhum, mas sempre lhe vou dizendo que, assim como muitos cristãos não acreditam na virgindade de Maria, também eu não acredito na grande mentira em que a "cartilha" que segue o fez acreditar: é a mais pura das mentiras que em 1934 tenha começado o Campeonato da Primeira Liga! O que começou e se manteve excepcionalmente durante quatro anos foi uma LIGA EXPERIMENTAL!...

      Vá meu caro, não leia apenas a "cartilha"! Busque outros compêndios muito mais evoluídos e verdadeiros e quando o seu saber chegar ao ponto de ser capaz de assumir a cátedra que agora apenas a sua presunção sustenta, então poderemos conversar!...

      Eliminar
    6. Eis o que foi aprovado em 1938 no Congresso Nacional de Futebol e posteriormente vertido em Relatório da FPF:
      «Actualmente as duas grandes competições nacionais são o torneio das Ligas e o Campeonato de Portugal, que devem passar respectivamente a campeonato nacional e Taça de Portugal»

      Em 1938 os órgãos do futebol decidiram isto e não outra coisa qualquer. Assim, a Taça de Portugal é a competição que dá sequência ao Campeonato de Portugal. E o Campeonato Nacional é a competição que dá sequencia ao Campeonato da Liga (que teve o seu arranque, em modo experimental durante 4 anos, em 1934).

      Confundir factos históricos com pretensas "cartilhas" diz muito de quem usa essa argumentação, mas diz muito pouco sobre os factos históricos.

      Eliminar
    7. O caro José Manuel à medida que vai lendo os comentários que tenho feito ao repositório da "cartilha" que por aqui tem tentado fazer, começa a demonstrar, finalmente, que embora com alguma dificuldade já terá começado a entender o cerne da questão que as vigarices dos seus correlegionários, pela calada das noites e à revelia do orgão máximo da FPF, engendraram com "rasuras e falsificação das actas", no consulado de Gilberto Madail.

      De modo que neste último comentário que faz, acaba por repetir quase textualmente aquilo que eu tinha afirmado no meu comentário anterior, pelo que se houver "alguma confusão de factos históricos com pretensas cartilhas", essa confusão apenas existe no seu pobre espírito. Resumindo e simplificando:
      1 - Houve um Campeonato de Portugal entre 1921 a 1938 que apurava o campeão de Portugal.
      2 - Houve um ensaio experimental entre 1934 e 1938, chamado Liga Experimental, que não apurava coisa nenhuma, pelo simples facto de que constituia apenas um ensaio.
      3 - A partir de 1938 passaram a existir duas provas, o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal.

      O resto, meu caro José Manuel, não passa de "lampionices, invencionices e vigarices, muitas vigarices"! E cada um toma as que quer!...

      Eliminar
    8. Houve mais coisas. Houve uma decisão tomada no Congresso da Federação (equivalente à actual Assembleia Geral da Federação) que diz que o Campeonato de Portugal continua disputar-se com o nome de "Taça de Portugal" e o torneio da Liga experimental passa a chamar-se Campeonato Nacional.
      A decisão foi tomada, foi escrita e publicada... em 1938 e não pelo Madaíl. São factos históricos. Essa conversa das pretensas falsificações do Madaíl é que está ao nível de uma qualquer cartilha.
      Ou seja: os títulos conquistados entre 1921 e 1938, no Campeonato de Portugal devem ser somados à Taça de Portugal.

      Eliminar
    9. Ó meu caro José Manuel, pois terá sido exacta e alegadamente na acta do Congresso que refere que, também alegadamente, a "porca terá torcido o rabo"!
      Dizem as más línguas que no consulado de Madail terá sido rasurada e falsificada a acta de modo a aparecer escrito aquilo que o caro agora defende como se tivesse estado presente nesse Congresso. Porém, felizmente que existem referências do testemunho de alguns dos presentes e, ao que consta, na sua versão a "bota não baterá com a perdigota"...

      Mas será tempo de darmos por finalizada esta nossa troca de opiniões. Lamento, mas o meu tempo não é elástico e já lá irão dezenas de anos que concluí que os anjos não terão sexo, para andarmos por aqui os dois a discutir o sexo deles. Nessa condição, o caro ficará com a sua "encartilhada opinião" e eu com a satisfação de poder desfrutar a felicidade que me oferece a liberdade do meu espírito...

      Passe bem e seja feliz também.

      Eliminar
  2. Queres ver que o Carnide vai já para as quatro estrelas... Passa tudo a oficial... Isso é que era... inovação

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admira-te.
      Isto agora, por estar à beira do fim, já é tudo feito à frente de toda a gente. Vergonha zero.

      Eliminar
  3. E será que "são mesmo independentes"? - É que com o "poder" dos DDT's, possivelmente escolhem uma comissão de lampiões para "branquear" a posição anteriormente assumida pela FPF..

    SL

    ResponderEliminar
  4. Não passa de manobras de diversão para não se falar dos e-mails que comprometem a FPF.

    ResponderEliminar
  5. Expliquem-me isto: O Sporting foi campeão de Portugal 22 vezes, mas apenas tem 18 campeonatos! Mas se as galinhas dizem que o Campeonato de Portugal deu origem à Taça de Portugal, então, ter-se-á que começar a chamar ao vencedor da Taça o campeão de Portugal! Sendo assim, esta época os galináceos já não poderão ser campeões cá do burgo...

    ResponderEliminar
  6. Os Lampiões têm de retirar os campeonatos a mais que somam à conta de ligas experimentais. São gente de baixo nível, mentirosa e aplaudem a corrupção. Exactamente como se exemplifica pelo José Manuel.

    ResponderEliminar