quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Pode ser, um dia, quem sabe se seremos capazes de aprender!...


O MALHEIRO, O PRATA E O CLÁSSICO

«Quando decidi chamar a esta minha coluna, Factor Racional, sei porque o fiz. A racionalidade pode estar a espaços submersa em águas profundas, mas é nela que residem a solidez dos passos fortes, as análises equilibradas e a robusta raiz da confiança. Ela tem de estar sempre na moda, porque o barulho, a insanidade, podem tentar montar tenda mas chega o momento em que as pessoas se cansam e fartam de tanta imbecilidade e cretinice em torno do futebol.

Nesta semana enviaram-me um vídeo de um canal que não tenho, onde um comentador atacava desbragadamente «o Malheirinho e o Prata» e ainda tentava lançar a semente do ódio contra o melhor programa de comentário de bola da televisão portuguesa que se chama "Grande Área" na RTP3, onde se discute o jogo, os jogadores, as tácticas, as estratégias, se elogia e se critica consoante a actualidade, os resultados e as exibições, e não se perde tempo com o que se passa fora das quatro linhas.

Claro que respeito quem não gosta do Rui Malheiro e do Bruno Prata, estão no seu direito, uns até podem não gostar do cabelo de um e das camisas do outro, e isso é perfeitamente normal. Agora, vilipendiarem sem pudor dois homens sérios, com uma história de credibilidade e competência no campo da imparcialidade das análises é lamentável. Não pode valer tudo. Eu não ofendo quem proferiu essas palavras, é o meu estilo, apenas não lhe dou antena nem "share" de audiências nos programas em que participa e julgo que é assim que devem proceder as pessoas de bem. Quem não gosta, muda de canal e temos esse direito também.

Mas chegou o tempo dos leitores perceberem quem faz bem ao futebol e quem tenta meter lama na ventoinha para atingir quem não merece ser salpicado de sujidade. Ora, o bem convive mal com o lodaçal e não se pode deixar contaminar por ele. Como bem aqui escrevia ontem o Octávio Ribeiro: «são os parasitas, os cágados regurgitantes em torno deste maravilhoso fenómeno, o futebol, que o estragam e tornam azedo. Irão matá-lo, se deixarmos». Da minha parte não contem com irracionalidade. É um gosto escrever nesta grande instituição que se chama Record e um enorme prazer conviver nestas páginas com o Rui Malheiro e o Bruno Prata.

Hoje, temos um clássico importante. Há meses, contra-corrente, escrevi um artigo que se intitulava: «O Benfica ainda não perdeu nada». Punha água na fervura da soberba de alguns e chamava a atenção para as muitas jornadas que ainda vinham pela frente. Como sportinguista, o resultado que mais me interessa é a vitória sobre o Belenenses para depois poder esperar por um empate que tira pontos aos dois rivais. Para um amante do desporto-rei o que importa é a competitividade da Liga e uma luta a três, com um sensacional Braga de nota artística à espreita, é sempre mais espectacular que um título decidido em Dezembro.»


Às vezes "felizmente há luar" e bons samaritanos para ensinarem o dífícil, emerso e sinuoso "caminho das pedras" que os adeptos de boa fé ainda acreditam que exista neste "glorioso e invicto" pântano do futebol português!...

Pode ser, um dia, quem sabe se seremos capazes de aprender!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Por pura distracção juro não sei quem arbitrará o SCP-Belenenses de amanhã mas temo que seja alguém com missão especial.
    Por isso e só por isso (o futebol em Portugal sendo o que é) espero que o Sporting (de Portugal) saia do jogo com os três pontos. E, nesse caso, não tenho preferência especial sobre o resultado no clássico admitindo que o empate seja o resultado que no seu conjunto menos pontos proporciona às duas equipas rivais.
    Acontece que, mesmo assim, continuo a temer algo que parece ser possível em Portugal: que F.Gomes, PdC e LFV tenham feito um acordo permitindo a atribuição de três pontos em caso de empate. Não me espantaria sobremaneira. E não estou a brincar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo amigo Aboim Serodio, em novo e curioso "golpe de rins" o Conselho de Arbitragem da FPF resolveu manter sob sigilo até à hora em que se disputam os jogos, todos os árbitros nomeados. Claro que neste momento e "pout cause" o Benfica já será mais do que conhecedor do árbitro que estará nas Antas. Os restantes clubes terão de se contentar com o "sigilo" e com mais do que prováveis e desagradáveis surpresas!...

      Tal como o amigo também eu temo que Fernando Gomes e toda a "entourage" escarlate que o rodeia, uma vez que foi capaz de entregar numa bandeja ao Benfica, três títulos de campeão nacional ganhos numa "prova experimental", também será muito capaz de inventar um resultado que permita a entrega de três (3) pontos a cada um dos do clubes que amanhã jogam nas Antas!...

      Eu também não estou a brincar. Quem parece que andará a brincar será a Procuradoria Geral da República, o Ministério Público e a Polícia Judidiária! Mas isso já não surpreenderá ninguém: eles serão mais de 14 milhões!...

      Receba aí s.f.f. com honras de estado e um vira do Minho no máximo de som, o nosso ministro Mário Centeno, muito provável vencedor da eleição para a presidencia do Euro Grupo! O homem bem merece, acredite. Fez mais pelos portugueses em dois anos que nas duas décadas anteriores fizeram os outros ministros das finanças que por cá tivemos! Esta é a minha opinião, sujeita naturalmente ao contraditório...

      Deixo-lhe um grande abraço e os desejos de boa sorte para amanhã para todos os sportinguistas...

      Eliminar
  2. Sobre Centeno a RTPi não se proibiu de dizer que se trata de um benfiquista, exactamente quando eu esperava conhecer a marca das suas cuecas! Não me perguntem porquê! Pelo programa Grande Area jã sei que serà o caralho Jorge de Sousa a arbitrar o Porto-venfique. Aconselho o Calafate a assistir ao Grande Area com as duas orelhas abertas!

    ResponderEliminar