VENCER DÉRBI PARA... 'GANHAR' NO CLÁSSICO
Bater o Belenenses em Alvalade permite aproveitar tropeção de águias ou dragões... ou dos dois
«‘O jogo da época’. Foi com este grau de responsabilidade que os jogadores do Sporting abordaram o duelo de Paços de Ferreira, tal como será sob esta bitola que haverão de subir ao relvado de Alvalade para defrontar o Belenenses. O objectivo, esse, é comum: tomar de assalto a liderança da Liga, beneficiando de eventuais escorregadelas do Porto.
O alerta subiu assim que os dragões deixaram dois pontos na Vila das Aves. Jorge Jesus passou para o exterior a ideia de que o empate do Porto não condicionara a preparação dos leões na véspera da visita a Paços de Ferreira, mas Record sabe que a mensagem transmitida para o interior foi diferente da que o treinador difundiu na conferência de imprensa posterior ao triunfo que aproximou o Sporting do 1º lugar. A estrutura leonina reforçou, junto dos jogadores, a obrigatoriedade absoluta de vencer na Capital do Móvel. Foi já em estágio que os leões assistiram ao tropeção do Porto, ficando então a saber que voltaram a depender apenas de si próprios para atingir o desígnio máximo: conquistar o campeonato.
Ultrapassado o ‘Petit trauma’ em que resultaram 6 pontos perdidos contra o novo treinador do Paços, o Sporting reforçou posição na luta pelo título. Aproveitou a escorregadela do Porto e conquistou o direito a chegar à liderança já na próxima sexta-feira. Ora, é aqui que se cruza a ligação entre a obrigatoriedade (cumprida) de vencer o Paços de Ferreira e a importância vital de bater o Belenenses na próxima jornada.
Mais um ‘jogo do ano’
Sexta-feira é dia de decisões: ao dérbi entre Sporting e Belenenses, segue-se o clássico entre Porto e Benfica. Os leões têm perfeita noção de que só poderão sorrir no rescaldo do duelo entre águias e dragões se vencerem o seu próprio desafio. Será mais um ‘jogo da época’, para encarar com o máximo de seriedade e espírito de compromisso, sendo precisamente essa a mensagem que a estrutura vai reforçar até à hora de os jogadores voltarem a entrar em campo, cerca de duas horas antes do duelo entre águias e dragões.
Balneário assume compromisso
Depois de uma época atribulada, o balneário leonino reforçou laços e redobrou empenho nos objectivos colectivos. A mentalidade dos reforços contribuiu para esta melhoria, assim como o espírito de grupo promovido pelos que já estavam. Mathieu, Coentrão, Battaglia, Bruno Fernandes foram recrutados por responderem, entre outros parâmetros naturalmente importantes, aos requisitos que treinador e presidente entendiam como vitais: mentalidade vencedora, espírito de grupo e compromisso para com os objectivos do clube. Neste sentido, foi igualmente importante o contributo de elementos como Patrício, Coates, William e Bas Dost. Eis os pilares do ‘novo’ Sporting no ataque ao título de campeão.»
Depois de há pouco mais de 24 horas ter aqui perspectivado a próxima sexta-feira, fiquei com a ideia de voltar ao tema para o rematar de forma algo mais virada para o interior da savana. Porém, alguém no jornal Record terá ganho a coragem que a outras cores é costume sobrar e abusar e surpreendeu-me pela antecipação, publicando este excelente texto que acima vos deixo. Gostaria de ter escrito o que António Adão Farias talvez tenha conseguido muito e bem melhor do que eu.
Fica assim aqui e deste modo, prestada a minha homenagem ao facto de que os afectos jamais deverão ou poderão constituir entrave à isenção e competência...
O bom jornalismo pinta-se de todas as cores!...
Leoninamente
Até à próxima
Fica assim aqui e deste modo, prestada a minha homenagem ao facto de que os afectos jamais deverão ou poderão constituir entrave à isenção e competência...
O bom jornalismo pinta-se de todas as cores!...
Leoninamente
Até à próxima
Sem comentários:
Enviar um comentário