segunda-feira, 21 de julho de 2014

Resistir à tentação de copiar o mal dos outros !!!...



Tenham calma amigos sportinguistas! Não, eu não aderi ao "canal das galinhas"! O meu monitor do computador é enorme e tem qualidade. O meu amigo e sportinguista Quaresma, não o cigano, mas o Senos "ilhaboto", ensinou-me, agora que era preciso ver o nosso Sporting na Taça de Honra, a escolher entre umas boas dúzias de sites onde seria possível ver o "strem" do canal benfa e, com razoável qualidade, lá estive eu a ver os leões a trabalharem para mais um título.

Confesso que ainda cheguei a ir à casa de banho, por uma boa meia dúzia de vezes, para ir vomitar o que me entrou pelos ouvidos, carregado de mau hálito, vindo da boca de um pretenso "calado", com a dentadura absolutamente cariada. Confesso também que foi com dificuldade que resisti ao impulso de desligar o som, perante os sucessivos "rocketes lampiónicos" daquele Zé, que quando abria a matraca era para dizer merda! Mas lá resisti até à entrega da Taça, porque sem som... não é a mesma coisa !...

Claro que não resisti a ver uma transmissão sem aquela poluição sonora benfa e esperei pelo nosso Fernando Correia, roubando duas horitas ao meu descanso e lá aguentei no sofá à espera da SPORTINGTV.

Bem sei que estamos ainda no arranque e que à medida que se for apreciando a obra que se vai realizando, havemos de melhorar em cada dia. E é desse melhoramento que agora venho falar.

Começo por referir que terá resultado o meu pedido junto do grande sportinguista que é Juvenal Carvalho, para que intercedesse junto dos responsáveis, no sentido de passar a aparecer nas transmissões dos jogos, o tempo de jogo. Ou então terão sido os próprio responsáveis a aperceber-se da lacuna. Qualquer que tenha sido o caso, os utentes do nosso canal, nos quais me incluo orgulhosamente, mesmo silenciosos, agradecem. 

De seguida direi, que perdoo tudo ao "monstro sagrado" que é o nosso Fernando Correia! Mas aqui para nós, ardo em ânsias de o ver adaptar o seu discurso à nossa SPORTINGTV, abandonando o tom relatador que o fez famoso através da rádio. Podem as duas situações ser extremamente parecidas, mas não serão exactamente a mesma coisa. Ele há-de adaptar-se e conseguir dizer o mesmo com menos palavras, já que agora tem a ajuda das imagens, que nós vemos e não precisarão, naturalmente, de tanta intervenção.

Já as palavras do sportinguista e comentador José de Pina, me surgiram com um humor cáustico de verdadeiro leão que, naturalmente, me deliciaram. Mas cuidado. Nenhum de nós, sportinguistas, desejará que na nossa SPORTINGTV, se confirmem as ponderadas palavras de José Manuel Ribeiro em O Jogo:

"... No fim, seja na UEFA, na FIFA, na FPF, na Benfica TV, no Porto Canal ou, agora, na Sporting TV, a verdadeira natureza das criaturas está logo no título: são armas pessoais. Melhor: são metralhadoras! Nem que só disparem rajadas de autoelogios.".

É isso, é preciso separar o humor cáustico, bem vindo e apropriado, do autoelogio que transporta em si algo que não faz parte do nosso ADN... 

Acredito que haveremos de resistir às tentações de copiar o mal dos outros!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Sim, o Pina tem de saber separar isso, não queremos parecer instrumento de propaganda, e sim de diferença na informação de um clube. E já agora, Calados à parte, estava a ouvir o Valdemar Duarte e chego à conclusão que o mal do Fernando Correia é geral, são relatadores a adaptarem-se à TV ou seja o mal não é de um ou de outro é de um grupo que cresceu na rádio.

    F.S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente, caro F.S.: " o mal do Fernando Correia é geral, são relatadores a adaptarem-se à TV ou seja o mal não é de um ou de outro é de um grupo que cresceu na rádio" !...

      Mas Fernando Correia, como um dos melhores homens de futebol na rádio, tenho a certeza que terá uma adaptação rápida!...

      SL

      Eliminar
  2. Mas o k eu gostei de ouvir os comentadores foi dizer k o benfica era o clube com mais taças de Honra com 18 e o sporting com 12,so eles é k estão bem acho k as outras televisoes deviam ser todas desmanteladas por andarem a dizer k o sporting tem mais de 30 taças de Honra.

    Nelson de Viseu

    ResponderEliminar