terça-feira, 12 de novembro de 2019

Então é assim...


Comunicado da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto

«Face à divulgação de notícias que dão conta de que as claques "Juventude Leonina" e "Directivo Ultras XXI" deixaram de ser reconhecidas pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) como grupos organizados de adeptos (GOA), tornando-se ilegais, importa a esta Autoridade corrigir e esclarecer:

1- É obrigatório o registo dos grupos organizados de adeptos junto da APCVD, de acordo com a Lei n.º 39/2009, de 30 de Julho, na sua actual redacção, que estabelece o regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espectáculos desportivos. O incumprimento do referido registo veda liminarmente a concessão de apoios por parte dos promotores do espectáculo desportivo (n.ºs 1 e 2 do artigo 14.º).

2- De acordo com o previsto na mesma Lei, o promotor que atribua qualquer tipo de apoio a um grupo organizado de adeptos, está obrigado a manter "um registo sistematizado e actualizado dos filiados no mesmo" – n.º 1 do artigo 15.º, o que viabiliza a atribuição dos apoios "técnicos, financeiros e materiais concedidos a grupos organizados de adeptos" (n.º 3 do artigo 14.º) – e que, por sua vez, "são objecto de protocolo com o promotor do espectáculo desportivo".

3- O registo pode ser suspenso pelo promotor do espectáculo desportivo, como previsto no n.º 3 do art.º 15.º, sendo que, nos termos do n.º 4 do mesmo artigo, aquando da suspensão o promotor do espectáculo desportivo cessa a concessão de apoios ao grupo organizado de adeptos e informa a APCVD, de imediato e de forma documentada, justificando as razões da sua decisão.

4- Cumprida a formalidade de comunicação à APCVD, de forma documentada e justificada, esta Autoridade actualiza o estado do registo relativo aos respectivos GOA.

5- Se a suspensão perdurar pelo período de um ano, o promotor terá a obrigação de anular o registo, comunicando-o, de forma documentada à APCVD, nos termos do nº 5 do art.º 15.º.

6- Neste contexto, o Sporting Clube de Portugal comunicou à APCVD, no dia 29 de Outubro de 2019, de forma documentada e justificada, a suspensão do registo dos grupos organizados de adeptos "Juventude Leonina" e "Directivo Ultras XXI".

Assim, tendo sido cumprida a formalidade que a Lei estabelece, resultante da decisão de um clube, não cabe à APCVD emitir qualquer juízo ou autorização, mas sim actualizar a situação dos registos dos respectivos GOA.

Importa ainda esclarecer que, por imperativo legal, enquanto vigorar a suspensão do registo, encontra-se liminarmente vedada a concessão de qualquer apoio aos grupos organizados de adeptos alvo da suspensão de registo por parte dos respectivos clubes.

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto
Viseu, 12 de Novembro de 2019».

Então é assim...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Agora o assunto é com as autoridades. Acbou a bagunça. Ainda agora se soube que o Sporting vai pagar uma multa de 19 mil euros por mau comportamento das claques no jogo com o Vitória de Guimarães.
    Não aplaudem os jogadores, aos 10 minutos do jogo ja estão a vaiar. Não servem para nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De, João Correia 12/11 /2019 23h00
      O grande problema das claques é muito simples.A chamada torneira da mama fechou, assim como os previlegios.Nao existem bilhetes de borla para os jogos, bilhetes para vender na candonga e ficar com o dinheiro,viagens de avião de borla.As gemebox mais baratas, em que muitas delas eram vendidas a um preço muito mais elevado,É caso para perguntar qual o motivo para não quererem que elas gemebox, focem vendidas na secretaria do clube. Era para vender no mercado negro.Muitos viviam à conta disto. Quando a Juv Leo foi criada pelos filhos de João Rocha, foi para apoiarem o clube, e não se servirem do Clube. Estes órgãos sociais antes de tomarem posse já eram insultados. O Sporting vai continuar na instabilidade e turbulência por muito tempo. Vai ser engraçado quando se souber quem está por detrás desta vergonha. É também quem anda a manipular as claques,isto já se sabe à algum tempo. Segundo consta as autoridades já estão em campo.Sporting sempre, SL.

      Eliminar
  2. Bonito serviço!! Agora podem fazer a porcaria que quiserem e boa sorte para os identificarem!!
    E já agora, para alguns iluminados, as multas vão acontecer na mesma no caso de mau comportamento de adeptos, ok???

    ResponderEliminar