sexta-feira, 21 de junho de 2019

Acudam-me que estou a ficar doido!...



Andei anos e anos a tentar entender as razões pelas quais Francisco Geraldes nunca passou de um convicto apaixonado pelos livros a um convicto apaixonado pela profissão que escolheu e que naturalmente lhe irá dando o sustento, capaz de exibir com inteligência, força de vontade, determinação, profissionalismo e satisfação geral o talento que sempre lhe foi reconhecido. De que lhe servirão afinal as leituras?! Ainda hoje não consigo entender. Mas os factos dizem-me que de treinador em treinador, estará a caminho de se voltar a ver grego... na Grécia! Mas terá de haver, forçosamente, qualquer coisa que talvez possa explicar porque a Sporting SAD teimou, e conseguiu, que antes de partir, renovasse o contrato e que não permitisse sequer uma choruda opção de compra, em mais um descoroçoante e incompreensível empréstimo. O problema será meu, que volto a não compreender!...

Ter-se-à assim gorado a hipótese de uma eventual saída de Bruno Fernandes em busca dos seus legítimos sonhos, ser colmatada com a prata da casa. E, nessa condição, vamos sabendo pelos jornais, que a SAD por Hugo Viana, ou Hugo Viana pela SAD, tem calcorreado meio mundo em busca de quem possa fazer o papel mais aproximado possível da nossa estrela das duas últimas épocas...

Disseram os jornais que a primeira opção a sério, terá sido o médio ofensivo ucraniano Ruslan Malinovsky, 26 anos. Porém os belgas do Genk terão aberto demasiado a boca para a capacidade do Sporting. Com um valor de mercado de 12,5 M€, terão exigido 10 M€, o que a todos se afigurará razoável. Mas o Sporting entendeu ir pregar para um freguesia mais modesta...

Entre outras pistas que fomos lendo por aí e fazendo-nos desentendidos, não ligando aos rumores, mas sempre atentos, soubemos que um novo alvo tinha sido fixado: Lucas Robertone, também médio ofensivo do Vélez Sarsfield, 22 anos e com um valor de mercado de 4 M€. E o Sporting para não perder tempo e resolver de vez o assunto, fez uma proposta de 5 M€. Ora os argentinos, gente séria e acima de qualquer suspeita, como é seu timbre habitual, percebendo de imediato com o tipo de negociadores que estavam a lidar, recusaram a proposta. O Sporting, a fazer fé nos rumores nunca desmentidos, terá passado a proposta para 8 M€, garantia dada a um dos nossos jornais desportivos, aqui citado, porque para ler a notícia original tem que ser paga a côngrua e a vida não está fácil para alimentar rumores, pelo próprio presidente do  presidente do Vélez Sarsfield, Sergio Rapisarda.

E eu por cá, sempre metido no meu cantinho, fui pensando:

1- Francisco Geraldes, não serve, enquanto não mudar de nome para Geraldovsky ou Geraldone, ou por outra razão qualquer que ninguém ainda teve tomates para vir dizer aos sportinguistas.

2 - Malinovsky, com 26 anos, um jogador feito e já com quatro temporadas no campenato belga onde foi campeão, com um valor de mercado de 12,5 M€ não serve por o Genk ter pedido 10 M€.

3 - Robertone, com apenas 22 anos, sem fazer sequer ideia do que é o futebol europeu - e é sabido como qualquer jogador argentino demora uma ou duas épocas a entender e adaptar-se ao futebol de cá! -, com um valor de mercado ridículo quando comparado com o médio ucraniano, pois serve sim senhor, toma lá 8 M€ e se torceres o nariz, decerto que a gente vai parar, sem soluçar, ao número redondo da dezena!...

Já deixei de ver TODOS E QUAISQUER programas televisivos de comentários sobre Desporto, muito particularmente sobre futebol. São TODOS tão reles e baixos que votei TODOS ao mais puro e duro ostracismo. Ponto final.

Já deixer de comprar e ler jornais desportivos, por afinarem pelo mesmo diapasão dos programas desportivos das televisões. Ponto final.

Como amante do desporto, muito particularmente do futebol, esforço-me por acompanhar a actualidade desportiva pela única via que me resta: a informação online! Mas a saramagada, a pessegada, a chouriçada, as missas cantadas, os terços e os rosários, são tantos, tantos, que eu já não sei para onde me virar... 

Sou assinante 'premium' - anual! - do jornal Record, por entender e julgar até hoje, ser a única via que me garantia aquele mínimo de isenção e verdade que poderia classificar de... aceitável, vamos lá. Mas hoje, todos aqueles jornalistas que por lá andam acampados, tão atarefados andam com a coscuvilhice do mercado do futebol, que nem uma linha noticiaram acerca dos novos campeões nacionais de Futsal Sub20! Quando terminar a minha asinatura anual, vou mandar o jornal Record à merda, CERTO???!!!...

Acho que esgotei a minha capacidade para aturar tanta estupidez! Confesso-me absolutamente incapaz de 'descobrir' uma fonte em que possa beber, com um mínimo de credibilidade, verdade e ética jornalística, a actualidade desportiva que vai por esse mundo...

Alguém conhece e me recomenda esse 'paraíso'???...

Acudam-me que estou a ficar doido!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. O Homem que jogue à bola e deixe os livros. Também nunca percebi a boa imprensa que tem nos blogs. Falhou com todos os treinadores.
    Formação, há boa, assim, assim e muito má.
    Geraldes substituir Bruno Fernandes? Realmente deve estar doiso. Trate-se.

    ResponderEliminar