sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Quando a esmola é grande...


BORJA CONVENCE E GANHA A ESQUERDA

«Chegar, ver e... convencer. Cristián Borja não demorou sequer uma semana a convencer Marcel Keizer a conceder-lhe uma oportunidade a titular. O lateral-esquerdo foi apresentado oficialmente no dia 30 de Janeiro, treinou-se pela primeira vez em Alcochete no dia seguinte, 31, uma quinta-feira e, depois de ter sido suplente não utilizado logo no domingo seguinte, no dérbi com o Benfica, em Alvalade, para o campeonato, estreou-se de leão ao peito diante do eterno rival, na quarta-feira, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Noventa minutos em campo, o melhor em campo dos leões para A Bola e, desde já, a garantia de que o seu principal objectivo na chegada a Alvalade vai ser cumprido. "Vim para trabalhar e lutar pela titularidade aqui no Sporting. Sou um lateral com muita saída e defensivamente forte também. Espero adaptar-me rapidamente ao futebol português e ajudar a equipa", afirmou Borja na zona mista do Estádio da Luz, depois do primeiro jogo pelos leões.

Os números da estreia de Cristián Borja são, de resto, auspiciosos. Não acusou a estreia, muito menos o ritmo de um dérbi - afinal, levava já 19 partidas oficiais pelo Toluca, do México, antes de rumar a Alvalade.

O lateral-esquerdo colombiano de 25 anos foi o quinto jogador do Sporting com mais passes efectuados, 35, ficando apenas atrás de Coates e Tiago Ilori na eficácia - 80 por cento. A verdade é que, dos 35 passes do lateral, 15 deles foram feitos para o meio-campo adversário, mantendo precisamente a mesma eficácia nesse capítulo.

Foram 61 toques na bola - só Bruno Fernandes (98), Tiago Ilori (67), Acuña (67) e Coates (64) fizeram mais - e um total de dez duelos directos com adversários, três deles pelo ar. A eficácia? Setenta por cento, apenas atrás dos 71,4 de Tiago Ilori. Cometeu ainda duas faltas, não tendo sofrido qualquer infracção.»


Não seria capaz, sem violar a minha consciência, de por aqui negar que me agradou bastante a prestação de Borja, a muita distância de titulares anteriores. Mas, há sempre um 'mas' quando se trata de ler a apreciação da redacção do jornal em causa sobre questões leoninas... Alguma coisa menos boa o rapaz terá feito e que me passou despercebida, para agradar tanto àquela gentinha, cuja 'isenção e comprometimento' conhecemos de sobejo...

Quando a esmola é grande...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Quando der o primeiro 'pisão', de preferência ao 'Feli(Z), veremos se tem o mesmo tratamento... (passa logo a 'mole')...

    ResponderEliminar