quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Não compreender o óbvio!...



Em declarações à Rádio Renascença, Delfim, antigo médio campeão nacional pelo Sporting em 1999/2000 e membro da lista de Pedro Madeira Rodrigues, que foi derrotada nas últimas eleições, admite como inevitável uma futura saída de Bruno Fernandes, convicto no entanto que a esse facto corresponderá uma entrada de muitos milhõies nos cofres da SAD leonina.

«É inevitável que um jogador com esta qualidade, mais cedo ou mais tarde, tenha de sair. O Sporting tem um orçamento que não deve ser ultrapassado. Mantendo-se neste patamar, Bruno Fernandes receberá boas propostas para sair e o Sporting pode encaixar um valor histórico»

Recorde-se que o médio leonino tem contrato até 2023 e está blindado com uma astronómica cláusula de rescisão de €100 milhões, sabendo-se que decorrem apesar de tudo neste momento, contactos entre as partes, alegadamente no sentido de colocar os valores salariais auferidos pelo jogador em patamares compatíveis com o seu talento, compromisso, desempenho e importância no plantel leonino, a que acresce agora o seu indiscutível estatuto de capitão, não sendo de excluir, naturalmente, a hipótese de os dirigentes leoninos pretenderem do mesmo modo passar a cláusula de rescisão para um valor substancialmente acima do actual.

Mas, curiosamente, se quanto a Bruno Fernandes, Delfim não tem dúvidas sobre o facto de ele ser, hoje por hoje, peça fundamental na equipa de Marcel Keizer, o mesmo já não será verdade absoluta no caso de Nani. Entretanto transferido para o Orlando City, na sua opinião o extremo não fazia a diferença em campo.

«Entidade patronal e jogador chegaram a consenso. O Nani não é um jogador barato. Acrescenta mas não faz a diferença, como faz o Bruno. Assim, criaram-se condições para minimizar custos e abrir portas a um projecto que o jogador tinha em mente, pese embora ser um jogador à Sporting e muito querido pelos adeptos.»

Ora aqui está, finalmente, um sportinguista a emitir, sem peias, pruridos ou tergiversações, uma opinião carregada de realismo, frieza e racionalidade verdadeiramente leoninas...

Pode ser que estas desapaixonadas afirmações de um antigo campeão pelo Sporting, venham a ser a luz que ilumine a mente de tantos outros sportinguistas que teimam em continuar a...

Não compreender o óbvio!...

Leoninamente,
Até à próxima

13 comentários:

  1. Nani é mais do que isso para os adeptos... É uma referência do futebol mundial formado no Clube. E se o clube perde esses valores os adeptos perdem a empatia com a equipa.

    ResponderEliminar
  2. compreender compreendem, querem destabilizar. Siga a Música.

    ResponderEliminar
  3. Não me parece que haja mentes cuja luz racional seja capaz de ofuscar a luz do rei-sol.
    Curiosamente (digo eu), vai diminuindo o número daqueles que falam abertamente no destituído. Nem sequer falam do seu "best-seller do mal-dizer".

    ResponderEliminar
  4. Desculpe o contraditório, mas não compreender o óbvio é permitir que um jogador como Nani, capitão, referência leonina, jogador formado na Academia e último campeão europeu do plantel, saia do clube pela mesma porta pequenina de um Castaignos, dando uma imagem triste e que em nada dignifica uma instituição com a grandeza do Sporting.

    Vir a praça pública justificar a saída de um símbolo do clube, com a redução da massa salarial, só torna a situação ainda mais vexatória.

    SL

    ResponderEliminar
  5. E será que o Nani não ambicionava, igualmente, esta aventura em terras do Tio Sam? O Sporting terá que fazer uma renovação quase completa no seu plantel. E, neste sentido, terão que sair muitos jogadores que nada acrescentavam em termos futebolísticos, mas, sim, apenas na folha salarial. As coisas têm que ser vistas com racionalidade e não com o emocionalismo bacoco do bota abaixo. Concordo, totalmente, com estas saídas. O Sporting conseguirá mais qualidade para o plantel e mais barata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou em crer que a Lua Cheia de ontem, catorze vezes mais luminosa, deve ter somado a sua luminosidade à luz que Delfim fez incidir sobre certos espíritos ditos leoninos! Pena que só ontem isso tenha acontecido e, pior ainda, que não tenha iluminado todos de igual modo! Mas somos um Clube onde a esperança nunca morre!...

      Eliminar
  6. Basta ir ver as estatísticas dos extremos dos 3 grandes este ano e a racionalidade deixa de existir, bastando comparar golos e assistências sem falar no próprio simbolo que ele é. Mas depóis lembro me das declarações do Nani sobre a rescisão de Bruno Fernandes e assim a racionalidade já faz sentido outra vez...Mas como diz o caro Álamo, é o obvio!

    ResponderEliminar
  7. Delfim não é sportinguista , jogou no SPORTING ,tal como patricio , Moutinho e outros que tais . são coisas diferentes .

    ResponderEliminar
  8. Nani não faz a diferença? O Bruno faz mais vezes, sim. Mas dizer que o Nani não faz a diferença é (obrigado pelas palavras) não compreender o óbvio.

    É o segundo jogador com mais assistências do clube (atrás de Bruno).
    É também o segundo melhor marcador da equipa, se descontarmos penaltis. Tem inclusive mais golos marcados que o próprio Bas Dost em bola corrida (não há prémio para quem adivinhar quem é o melhor marcador)

    No momento da "venda" do capitão, o número de minutos que cada extremo dos 3 grandes necessita para cada golo/assistência:

    Raphinha: 765
    Cervi: 235
    Corona: 226
    Salvio: 213
    Zivkovic: 213
    Brahimi: 210
    Diaby: 176
    Rafa: 123
    Nani: 123

    "compreender o óbvio"

    ResponderEliminar
  9. Para Delfim ficam os números que "acrescentam pouco" de Nani:

    https://misterdocafe.blogspot.com/2019/02/o-extremo-dos-grandes-com-melhor.html?m=1

    SL

    ResponderEliminar
  10. Uma sugestão; Vão ver os números de Nani na presente época e comparem com os dos extremos dos nossos rivais ou mesmo com qualquer extremo nosso!! Depois que venha o Delfim explicar o inexplicável, com lua ou sem lua!! Eu não me esqueço dos tempos de JEB e de Godinho Lopes em que cada asneira gestão era sempre pintada com as cores duma gestão racional!! Pensem nisso!!

    ResponderEliminar
  11. Enfim... que seja para o bem do SCP!

    ResponderEliminar
  12. Naquele período "misterioso" que foi para mim e para muitos outros, o da qualidade do futebol envolvente do Sporting imediatamente após a chegada de Keizer, concretizado naquela série de vitórias e de futebol de transição de pé para pé em espaços interiores, foram Nani e Bruno F. os principais responsáveis e aqueles, únicos no plantel capazes de tecer tal qualidade e tipo de jogo. Depois, a partir de Guimarães, esse futebol desapareceu o que coincidiu com o afastamento por problemas físicos de Nani. Deve no entanto referir-se que nos despiques de 1x1 sobretudo ao nível físico, neste momento da carreira, o jogador já não apresentava os níveis de eficácia da sua anterior passagem pelo SCP. Apesar disso a única razão pertinente que encontro para a sua saída só poderá ter por base não a iniciativa do Sporting em dispensá-lo, mas antes, a vontade do jogador (em final de carreira) de garantir mais 3 anos de um contrato financeiramente relevante, e o não levantamento de entraves, pelo respeito que a instituição deve ter pelo atleta e pelo seu passado ligado ao clube. Só esta pode ser a razão correcta. Qualquer outra, seria inadmissível...

    ResponderEliminar