quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Quando ele diz que isso demora dois ou três anos...

Está jogada a primeira parte desta meia-final e não se pode dizer que o Sporting tenha de algum modo hipotecado as suas possibilidades de estar no Jamor. Uma vitória sem sofrer golos em Alvalade oferece essa certeza aos leões.

A derrota de hoje, que até considero injusta, terá proporcionado à equipa leonina e ao seu técnico, a possibilidade de se redimirem perante os adeptos, numa significativa e boa parte, da profunda decepção que haviam causado há três dias em Alvalade,

Arbitragem de nível quase aceitável, mas no lance do vídeo acima, ocorrido aos 90 minutos, e que poderia ter dado o empate ao Sporting, não terá havido, no meu entender, falta de Bas Dost. A única falta que consigo descortinar, será a falta de jeito do guarda redes que, perfeitamente à vontade, soca mal a bola sem que ninguém o estorve e a seguir choca com dois jogadores, sendo um deles o da sua própria equipa, aquele que mais terá contribuído para o desequilibrar e projectar para o relvado. 
Acresce ainda que o lance é claramente fora da área de protecção do guarda-redes, num movimento perfeitamente normal e em que Svilar goza de um estatuto rigorosamente igual ao de qualquer outro jogador, mas com uma péssima e parcialíssima avaliação de Godinho.

Olhando apenas para a nossa equipa, julgo ter visto da parte de Marcel Keizer um ligeiro abandono de certos clichés que terão estado na origem do decepcionante decréscimo de rendimento ultimamente verificado. Mas parece-me perceber que de tanto desejar tornar mais sólida a defesa, estará a menorizar o objectivo principal daquele futebol que anunciou à chegada.

Mas para além disso, terá de olhar com mais critério para aquilo que um simples e despretensioso "treinador de bancada" como eu, conseguiu detectar:

Renan ficou muito mal na fotografia do primeiro golo.
Tiago Ilori - pese embora o auto-golo! - e Cristian Borja - mesmo deparando em estreia absoluta com um futebol completamente diferente! - deram outra qualidade à defesa leonina.
Gudely e Bruno Gaspar, voltaram a ficar-se por uma confrangedora medíocridade, apenas disfarçada pelas ajudas que resultaram do recuo de Bruno Fernandes, que por via disso, raramente pôde contribuir com o seu talento para o resultado que certamente desejaria. Valeu-lhe apenas que os deuses lhe tivessem oferecido a possibilidade de executar aquele livre directo fabuloso. 
Wendel, que muito pouco ajudou o desamparado Luiz Phellype, ainda foi capaz de desperdiçar dois golos cantados e Jovane Cabral terá sido de importância fundamental para a equipa do Benfica: conseguiu perder, se não estou a cometer algum pequeníssimo erro, todas as bolas que recebeu dos companheiros, não merecendo por isso que tão cedo lhe seja dada nova oportunidade.

Keizer, se quiser elevar a equipa para outros patamares, terá de ir mais longe nas convocatórias e na escolha dos titulares, do que aquilo que já foi hoje. Todavia, contudo...

Quando ele diz que isso demora dois ou três anos...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Peço desculpa, mas Ilori foi um desastre completo!! E Keiser é uma múmia paralítica!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. com os jogadores que tem a sua frente fica mais dificil bruno gaspar gudjel diaby entre outros fica complicado fazer melhor

      Eliminar
    2. Meu caro, se se está a referir a Ilori, eu diria que fica complicado é fazer pior!! Se se está a referir a Keiser, eu recordo-lhe que quem aposta recorrentemente nestas inutilidades é o Holandês!! Posso garantir que Thierry Correia, Bruno Paz ou mesmo Jovane moralizado são de longe melhores que estas encomendas!! Se é para lutarmos pelo 4º lugar, é altura de lançar estes jovens!!

      Eliminar
    3. Se este comentário de "paulo10833" é dirigido ao autor do blog, permita-me dizer que, no meu entender, Tiago Ilori não fez assim uma tão péssima exibição. Um auto-golo até o melhor central do mundo comete e para primeira amostra, direi mesmo que gostei. Quanto ao Keizer, caiu de paraquedas num dos futebois mais difíceis e corruptos da Europa. Por mim, ainda terá outro tanto tempo de complacência. Noto que vai aprendendo e melhorando. No final da época falarei, mas também penso que esta será a melhor ocasião de lançar os jovens que o Paulo refere e outros, e muitos outros...

      Eliminar