segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Não se espantar se o varrido vier a ser ele próprio!...



Agora que a falta de objectivos na prova maior desta pequena aldeia de futebol que somos, lhe parece ter colocado numa bandeja uma até há pouco inimaginável margem de erro, creio bem que a Marcel Keizer se apresentará neste momento a possibilidade de varrer para longe de si os equívocos que, depois de um inesperado êxito no arranque, permitiu que acabassem por constituir, infelizmente para si e para o Sporting, o seu núcleo duro que logo no seu primeiro dérbi lhe ofereceram a "pobreza" que as suas magoadas palavras ontem constataram!...

Agora ou assume os equívocos que o levaram a premiar a falta de talento e categoria e a quase ignorar o pouco que se aproveitava de uma escola com créditos mundiais e até os que os modestos milhões deixados na gaveta conseguiram trazer para Alvalade no Mercado de Inverno, rodeando-se de uma mão cheia de "zeros" que, paulatina e quase maquiavelicamente lhe têm vindo a empobrecer o projecto e a amargurar a legião de adeptos que já começava a idolatrá-lo e desata a dar minutos, e escola, e experiência, e futuro, a quem reúne o talento, a raça, a vontade e o querer que falta àqueles que tem insistido, pouco inteligentemente, em privilegiar.

A Keizer parece-me apenas restarem dois caminhos: varrer rapidamente com vigor e empenho toda a mediocridade que o afundou, ou...

Não se espantar se o varrido vier a ser ele próprio!...

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. É sempre podemos, praticar uma vez mais, e fazer aquilo em que, de facto, não temos concorrência... COMEÇAR DE NOVO... (A genial Elis e o incomparável Ivan não diriam melhor..).

    ResponderEliminar
  2. Inteessante a desresponsabilização de quem o contratou...E os jogadores? Cuidado! São intocáveis! Não lhes digam nada ou ainda corremos o risco de uma rescisão com justa causa! Assim vai o nosso Sporting.

    ResponderEliminar
  3. E quem é que é o responsável pelo despedimento do Peseiro e dos seus adjuntos? E quem é que é o responsável pelo hipotético despedimento do Keizer e seus adjuntos? E quem paga a fatura? «Futebol: fácil, fácil...» Mas afinal qual é a ideia desta gente?! Trazem um treinador com a bandeira da formação... E este revela-se o treinador que menos aposta na formação! E o Moreirense só já está a cinco pontos. É preciso ser muito incompetente, com tão grande orçamento para fazer um campeonato tão miserável! E isto vale para quase todos os presidentes do clube nos últimos 40 anos. Ainda que neste ano, as arbitragens não possam servir de desculpa. Estes dirigentes do futebol da equipa principal, de agora, são mesmo muito fraquinhos. E a falta de qualidade do plantel não serve de desculpa, porque os planteis do Braguilha e do Moreirense não são superiores. Nesta esteira, O jefferson do Sporting não era titular, na época transata, no Braguilha?! O Varandas não podia dizer em público, como disse, na semana passada, que o plantel tinha falta de qualidade! Isto é motivar os jogadores?! Não há desculpas. Os recursos que o treinador tem à sua disposição na equipa principal, nos sub-23 e nos jogadores emprestados terá que dar para ficar sempre à frente do Braguilha. E se não fica é porque os dirigentes leoninos são muito incompetentes. E têm sido mesmo. A desculpa de que não foi ele a escolher o treinador já não colhe, porque a equipa piorou depois do despedimento do inepto Peseiro. Para apostar na formação, tinha ficado com o Tiago Fernandes, como eu, na minha grande ignorância, sempre defendi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Herlder Mestre à presidência, já!!!...

      Eliminar
    2. Não nos podemos esquecer do passado recente e da nossa quase extinção. O trabalho de Cintra, ainda que meritório na união, vem duma velha escola de mecenas que, a troco de dinheiro, fazem o que lhes dá na real gana, passando por cima de critérios que, num clube da dimensão do Sporting, não podem ser ignorados. A contratação de jogadores, ainda por cima num período com poucos recursos, tem de ser criteriosa, não só na qualidade mas no objectivo da equipa. Há jogadores de qualidade que não vingam no clube A e depois vingam no B... isso deve-se ao enquadramento do jogador na filosofia da equipa e do clube!

      Outro ponto é esta contínua indefinição sobre se devemos apostar na formação ou não. Para mim é um claro sim! Mas para isso temos de compreender que, como por exemplo o Ajax, não vamos ganhar sempre, e para ganhar precisamos de dar tempo a um ciclo de equipa. Ao atingir este ciclo estaremos mais perto de ganhar e mais vezes. O problema é que nós, embora sejamos adeptos da formação, usamo-la como jargão. Facilmente ao primeiro desaire exigismos resultados e o resultado são camiões de jogadores, trazido por mercenários, e, a espaços, nesse camião , vem um de jeito.

      Com este contínuo desnorte estamos sempre vulneráveis a BdC. Precisamos de alguém que seja sufragado pela verdade e que se mantenha fiel ao projecto de fazer da academia a base. Precisamos que alguém nos diga que nos próximos 3 a 4 anos não temos grandes hipóteses de ganhar.

      Não quero falar muito de Keizer porque, ao escolher um tipo que nem português percebe, é dificil esperar grande coisa. Acho que só poderia ter algum sucesso se tivesse trazido 4 ou 5 jogadores de qualidade e da sua confiança. Só quem nunca jogou é que poderia ter alguma esperança neste treinador.

      Abraço,
      Pedro

      Eliminar
  4. Eu habitualmente não sou tão impaciente...
    É claro que fico triste...
    É claro que acho que algo terá de ser mudado...

    Mas eu acho que se deve dar tempo ao homem de maneira a conseguir suprir a falta de pré-epoca...
    A equipa "não é lá grande espingarda..."
    Os jogos têm sido numa sucessão impensável...
    Tem havido bastantes leões...
    As arbitragens já o sabemos (e embora isso não possa servir de justificação...)
    São sempre a deitar-nos abaixo...(veja-se a estúpida expulsão do Risto...depois de ter sido agredido e sem consequências para o agressor...)...

    Por isso...ao contrário da maioria dos sportinguistas...
    Eu acredito numa melhoria da equipa, de maneira a podermos começar na próxima época..."logo de inicio..."

    Sou um adepto muito paciente (e que exijo...quando se "justifica" que o faça... e não "antes de tempo..."

    SL)

    ResponderEliminar
  5. Não fazia pior. Aliás, para, com este orçamento, estar em quarto lugar, até um pino...

    ResponderEliminar
  6. Paciência..., Projecto..., Ideal..., Formação..., Estratégia..., Resultados...

    Podia imaginar-me há 5..., há 7..., há 9, 10, 15..., 20 ou 30 anos atrás e posso garantir que os 'post's' online ou em formato tradicional foram iguaizinhos... Há de facto coisas que nunca mudam... Infelizmente...!!!

    p.s. Muito curioso um comentário que, por aí, hoje li... "Não há um único debate, fórum, painel ou comentário da (real) crise que o Sporting hoje vive" Muito curioso que para a painelagem, aparentemente, não haja crise... (4 lugar, humilhados e sem perspectivas de futuro...)

    ResponderEliminar
  7. Hoje passou novamente o jogo todo com as mãos nos bolsos. Uma aposta de risco hoje ao colocar 2 defesas que nunca tinham Jogado antes. Um acabou por ser o culpado no 2o golo. Entrada de Raphinha aos 88 minutos e 43 segundos. Está bem que os jogos têm 99 minutos e o tempo extra mas está mania de fazer substituições mesmo em cima dos 90 jogo após jogo não é normal.

    ResponderEliminar