domingo, 26 de junho de 2016

Os típicos autocarros que lhe "surripiaram" o título!...


Ataque organizado

«A selecção alemã a dar mais uma grande lição ao mundo, sobre a forma de colocar os jogadores em campo quando o adversário defende com muitos. Lição muito importante que todo o futebol em Portugal deveria olhar com atenção.

Hummels e Boateng adiantados, e abertos. Caso Hummels seja pressionado, de imediato Boateng reage e recua para lhe dar uma opção de passe mais segura pela direita. Kroos a garantir uma opção segura pela esquerda, e a cobertura no caso de Hummels tentar agredir o bloco adversário em condução. Kimmich largo e profundo, mas apenas com a largura necessária tendo em conta o posicionamento do bloco eslovaco, uma vez que com a bola do lado contrário interessa mais receber na profundidade do que em apoio. Hector largo e profundo no corredor mais perto da bola. Com largura máxima por forma a abrir a equipa eslovaca onde interessa que ela abra, ou então para receber com espaço. Khedira dentro do bloco atrás da pressão a aproximar-se da bola. Draxler prepara-se para se mostrar atrás da pressão, assim como Muller. Todos no corredor central, mas sempre a possibilitarem soluções de passe diferentes para o portador da bola. Ozil, também dentro do bloco mais afastado da bola, e Gomez a segurar e a provocar a linha defensiva com a possibilidade de ruptura. E quando perdem a bola? Reacção fortíssima e agressiva sobre a bola.

Dito isto, alguém imagina onde estará Neuer?»
(Blessing, in Lateral Esquerdo)

Só há um treinador em Portugal cuja interpretação de jogo e trabalho de campo se aproximam desta filosofia. Mas a meu ver, não terá tido ao seu dispôr na época transacta, protagonistas deste quilate ou, se relativamente próximos, nunca terá conseguido por razões várias e sobejamente conhecidas, que todos estivessem em momentos de forma e rendimento semelhantes. 

Na época que amanhã arranca, com a excepção desejável e previsível de apenas quatro, é muito provável que a situação melhore. E mesmo com a chegada um pouco mais tardia desses jogadores nucleares, a situação nunca terá paralelo com aquela com que esse treinador foi confrontado há um ano. 

Nessa suposta condição será muito interessante apreciar o que fará a equipa desse treinador, quanto encontrar pela frente...

Os típicos autocarros que lhe "surripiaram" o título!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário