segunda-feira, 8 de junho de 2015

Será o tempo, apenas o tempo...


«Se os jogadores são bons com Jesus serão melhores»

"A família sportinguista está dividida. De um lado, os que apoiam a decisão de prescindir dos serviços de Marco Silva; do outro, os que lamentam os moldes em que a saída do treinador se processou; no limbo, os que se dividem entre cada uma destas posições. Em comum, um facto: todos aprovam a contratação de Jorge Jesus..."

Acredito que será o tempo, apenas o tempo, o único ingrediente capaz de sublimar a divisão que hoje por hoje viverá no reino do leão. Porque só o tempo trará um novo futebol, completamente diferente, seguro, equilibrado, empolgante e realizador, como há muito se desejava em Alvalade, desde que José Peseiro por lá passou. 

Todo o argumentário daqueles que amam e conhecem a beleza e os segredos do futebol, cairá pela base face à "boa imprensa" que nos últimos tempos privilegoiu quem nunca o terá conseguido, nem alguma vez o conseguiria. E o admirável universo sportinguista, infelizmente, continua e há-de continuar por mais algum tempo a professar uma religião que nunca o conduziria ao paraíso.

Lazlo Boloni teria alguma razão quando há quase três anos, bem longe de Portugal, teve a coragem de o afirmar:

"Nesta altura, dizer aos adeptos que vamos ser campeões é fácil, mas seria preciso matar Pinto da Costa, fazer o mesmo com o Filipe Vieira e talvez depois, contra o Braga, nos pudéssemos bater. Esta é a situação actual. São precisos resultados no Sporting, mas não podemos ser hipócritas ao ponto de ignorar que é necessário perguntar como é que se chega lá. Quando cheguei ao Sporting, o objectivo era levar a equipa à liderança, ou, no mínimo, ficar no segundo lugar. Agora contentam-se se forem à Europa? "

Mas quem verdadeiramente terá tido a capacidade visionária de entreabrir a porta do futuro do Sporting, prognosticando há quase um ano, que apenas Jorge Jesus o poderia conseguir em Alvalade, terá sido Rui Santos

Felizmente que Bruno de Carvalho terá tido a inteligência, ou a intuição, ou a sagacidade, ou a audácia, ou a coragem de compreender essa verdade "lapalissiana", a que uma boa fatia do mundo sportinguista ainda coloca tantas e tantas reservas.

E será o tempo, apenas o tempo, a dar razão a Boloni, a Rui Santos e... a Bruno de Carvalho!...

Leoninamente,
Até á próxima

6 comentários:

  1. Caro amigo Alamo,
    Tenho para mim que BC fez ontem um discurso direcionado ao interior do clube que classifico de histórico.
    Dando enfoque ao motor do clube, o futebol profissional, revisitou a história e disse sem rodeios:
    Desde 1965 (curiosamento o ano em que nasci) o Sporting ganhou 8 campeonatos!!
    Dei comigo a pensar no meu saudoso pai quando me contava histórias dos 7 campeonatos em 8 anos e nas apostas que fazia de quantos golos marcava o Peyroteo , quem perdesse pagava os pirolitos... O meu pai viveu o "Crónico" eu não...
    Sem eufemismos BC disse: Nós no futebol deixamos de ser grandes, passamos a ser um clube que ganha 1 campeonato a cada 10 anos!
    Se não fossem as modalidades ditas amadoras em que se sustentaria hoje a afirmação de que somos a maior potência desportiva nacional?
    Quem quiser ter medo das palavras que meta a cabeça na areia, mas a verdade é esta, no futebol deixamos de ser grandes!
    Sem desprimor que quem nos geriu nestes ultimos 50 anos e que concerteza quis ganhar, a verdade é que o insucesso tem sido o normal e o anormal tem sido ganhar!!
    Neste trajecto tivemos o tão famoso projecto Roquette, que fez um estádio novo, uma academia , não fez um pavilhão e que foi um estrondoso fracasso, quer ao nível desportivo quer económico. Assentava, como pilar principal, na formação de novos jogadores que seriam lançados na equipa principal. Acontece que os jogadores apareciam, mas quando despontavam na equipa principal o clube não resistia ao assedio dos clubes estrangeiros e vendia-os por patacos sem que esses mesmo jogadores deixassem riqueza de titulos no clube.
    Dizemos à boa cheia, melhor academia..Figo, Simão, Quaresma,Nani, Moutinho, Ronaldo..Quantos foram campeões no Sporting?
    Assistindo a um passar sistemático de presidentes com a mesma linha estratégica os sócios do clube decidem eleger BC um homem critico e desalinhado com o passado de presidencia de notáveis no clube.
    Pega num clube com um monstruoso passivo , fora das competições europeias e com problemas com a UEFA devido ao fair play financeiro,, um clube de bons rapazes, com ética e postura e que coloca o seu capitão de equipa num rival com comissão de venda. Enceta um processo de reformas estruturais internas com um drástico corte de despesa e tenta potenciar as receitas. No final de 2 anos de exercicio consegue numeros positivos nunca vistos na SAD leonina desde a sua criação. Mesmo em recessão, consegue ter um incremento de competitividade generalizado nas diferentes modalidades e até no futebol consegue ganhar a TP. Mas sabe que se quiser chegar mais alto, levar o clube ao lugar que é seu por direito, incontronavelmente tem de investir , tem de dotar o clube de mais e melhores condições para lutar pelos titulos que tanto desejamos. Anuncia um fim de ciclo e outro que se abre, começando pela contatação do melhor treinador português a trabalhar em terras lusas. Sabe que só podemos dar esse salto se lutarmos recorrentemente pelo acesso direto a LC apelidada como liga milionária. Tem ele e a sua equipa (como tanta vez se despreza quem com ele trabalha é assustador) a perfeita noção do risco que correm, de a bola bater na trave e não entrar mas sem medos assumem o risco. Não estar ao lado da direcção nesta altura, não lhes dar o credito da duvida, não acreditar que é possivel, não estar com a direcção e ao lado daqueles que nos querem ver a definhar de ano pra ano é para mim um acto de traição ao Sporting!
    Gritam os pavões..Ah e a ética?? Ética? Num país onde o presidente do Benfica diz que é mais importante as pessoas que estão na liga do que jogadores e o presidente do FCP que oferece prostitutas a arbitros , querem que sejemos o que? Os meninos do coro bem comportados?
    Como sócio do SCP estou na trincheira na luta e defesa desta direcção nas terriveis lutas que se avizinham, sem medos!
    Abaixo o Sporting de José Roquette!
    Viva o Sporting de João Rocha!
    Disse..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro João Antunes, em que linha quer que eu assine? Com nick, nome o que quiser.
      Acho que não devemos dramatizar este ataque cerrado dos "velhos de Alvalade" ) deveria dizer "velhos do Restelo" ...mas não resisti !). Afinal, estamos no dealbar de uma catástrofe: primeiro; a prova provada de que, com menos, se pode fazer mais; de que, tivesse o Sporting sido gerido por gente competente e, hoje, outro leão rugiria, Ou seja, os grandes economistas, os grandes gestores de empresas que passaram pelas direcções sucessivas dos últimos 20 anos, fizeram ...merda!
      Em segundo lugar e consequência do primeiro, a AG do próximo dia 28, na qual deverão, ao que consta, vir à luz do dia casos de gestão danosa e/ou de incompetência. E, para os primeiros, o Ministério Público é capaz de estar atento.
      É preciso desviar as atenções do público, em geral, e de comprometer a própria CS com posições anti-BdC, para que se crie uma cortina de fumo, suficientemente espessa e forte, para que as conclusões da auditoria à gestão imobiliária pós-Santana Lopes surja desacreditada.
      Acho que aquilo a que agora assistimos é apenas o pré, o fácio está para vir - forte e feio, porque há hienas acossadas no seu território.
      O apelo de Dias da Cunha à mobilização geral dos anti-BdC não deixa dúvidas.
      Mas também não tenho dúvidas de que essa gente está preocupada com a salvação da própria pele e não com o Sporting.
      SL

      Eliminar
  2. Caro João Antunes... Parabéns!
    Acertou em cheio, de novo: Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. João Antunes subscrevo inteiramente!!
    O discurso de Bruno de Carvalho ontem foi HISTORICO!
    Pôs o dedo na ferida!
    E a verdade é que doeu!
    Doeu porque é a verdade!
    Mas a mesmo tempo que doeu, fez-nos bem ( ou deveria) pois, sabemos o que fazer!
    Temos que romper com o passado das ultimas décadas!
    Estou incondicionalmente com Bruno de Carvalho porque vejo que Bruno de Carvalho está incondicionalmente com o SCP!
    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  4. As minhas preocupações..., ou dúvidas, acerca da contratação de Jesus, estão bem explicitadas na famosa observação de Boloni... Para além disso, não mudei a minha opinião acerca das características '''''fisicas''''' do novo treinador do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL... (e espero, e esperarei, a primeira intervenção dele para reavaliar esta questão)

    Não aceitarei, de melhor grado, a forma como Marco Silva, foi expulso... ainda que a, suposta, ética que está em causa, possa ter um fundamento técnico, mais ou menos estratégico e até financeiro, que deva ser (reconheço a minha sub-avaliação do modus operandi - é falta de hábito), no mínimo, avaliado e quiçá, até valorizado... (Em tempo de guerra não se limpam armas... e em tempo de guerra há sempre danos colaterais... infelizmente cairão estes, sobre o nosso antigo técnico)

    Mas param por aqui... as minhas, já suficientes, dúvidas... E não se iludam... o meu lado... foi, é e será SEMPRE... O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.... e mais afincadamente o defenderei, quanto mais dias se prolongarem estas infâmias intelectuais que têm vindo a ver a luz do dia, ou a obscuridade da noite, a cada página de verborreia jornalística, a cada comentário, a cada parecer canalha...

    A falta de dinheiro era uma menoridade... agora é um paradigma...
    A sapiência técnica era um (ás) trunfo.... agora é uma questão de estrutura...
    Os pedidos eram um projecto... agora são uma confrontação...
    A restruturação foi uma 'fuga para a frente'... agora é uma deriva...

    Estes, e outros, argumentos... só fundamentam apenas a minha necessidade (diria mesmo obrigatoriedade) em engolir o(s) meu(s) próprio(s) sapo(s) para que possa continuar UNIDO ao grande, e único, verdadeiramente importante desiderato... o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL....

    BdC mexeu, definitivamente, com este sistema.... e com toda a MERDA que gravita há volta dele... Produzirá isto efeitos que nos sejam proveitosos...? Não sei... Espero que sim... mas não sei...!!! O que eu sei..., é que a guerra - conforme previsto - já REcomeçou... e o alvo é exatamente o mesmo... NÓS...!!! (que surpresa... pelo menos que fossem mais criativos...)

    O discurso "DE" presidente fez-se em Alenquer... e fez-se muito bem... Direi mesmo que terá sido o melhor discurso que fez logo a seguir ao da eleição... Histórico, ou não... apetece-me dizer exatamente o mesmo que disse naquela assinalável noite... e que teria 'caído que nem ginjas' como remate das palavras proferidas... (pois parece que há por ai uns 'taxas e taxinhas' que ainda não interiorizaram a coisa...)

    "O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ..."

    "...E CONTINUARÁ A SER"

    p.s. até o 'Manel de Sarilhos' já responde ao 'Palhaço Rudolfo'... E ver o 'Simãos' (não é erro ortográfico) a sair da hipócrita fleuma, é de chorar a rir... (mas este já eu conheço... de outras paragens..., e nunca me enganou...!!!)

    SL

    ResponderEliminar
  5. Realmente o Manel agora é acérrimo defensor do BdC... quem diria... "baixa a bolinha ò Rodolfo..." Ahahah..

    ResponderEliminar