sábado, 6 de junho de 2015

O que é um dilema? E no futebol, o que será a ética?!...

Ave  híbrida, filha da "santa aliança",  com o tradicional monco

Contou-me um passarinho há momentos, uma história digna do cérebro tortuoso e maquiavélico de quem há mais de 30 anos atravessou a ponte da Arrábida em cruzada contra os mouros, demandando o control do "pântano". Que conseguiu e nele reinou de forma absoluta até há pouco, destronado que foi por um imperador mouro do mesmo quilate, com quem anda de núpcias. E ainda haverá por aí alguns leões que apreciam muito falar de ética, enquanto outros vão coleccionando títulos. Enfim, eu até nem tenho nada contra a ética, desde que por processos que nada terão a ver com a dita, o Sporting não ponha a "mão no prato", anos, lustros e décadas a fio! Penso que me fiz entender: em Roma sê romano!...

Voltando ao que o passarinho me contou, mandando a ética à urtigas e utilizando, EXACTA E RIGOROSAMENTE, as mesmas armas daqueles que nos têm surripiado títulos atrás de títulos, Bruno de Carvalho e a  sua gente, que de parva nada tem, terão pensado, disse-me o passarinho:

Se nos armamos em gente de princípios e ética inatacáveis, pagamos 2 milhões ao Marquinho e ele vai a correr assinar o seu "glorioso contrato" a Carnide, esquema há muitos meses montado pela "central goebbelsiana do arcanjo gabriel" e que só não terá sido perceptível aos tolos. Nesta condição, vamos deixar de ser "ursos" e passemos a ser os leões que sempre deveríamos ter sido,  vamos apresentar a carta de despedimento ao rapaz, com a respectiva nota de culpa e invocando "justa causa".  Deste modo, enquanto o processo se arrasta nos "céleres" caminhos da justiça portuguesa, o rapaz vai continuar contratualmente ligado ao Sporting e não poderá comprometer-se com nenhum outro clube! A menos que aceite o despedimento sem indemnização, para ir a correr para os braços do seu amor, sendo que terá toda a legitimidade para o fazer, em profundo respeito por aquilo que estabelecem os preceitos legais e em conformidade como os seus inabaláveis princípios éticos! E todos serão felizes para sempre!...

Usa-se dizer, na terra que me acolheu há mais de 40 anos, uma expressão típica que não resisto a aqui deixar: 

"Ora bende lá bocês"!...

Deste modo, não haverá Marco Silva para ninguém e o Carlos Vieira até já disse que tem o dinheirinho de lado, mas... só mais lá para o Natal! A menos que... o Marquinhos abdique e o seu "glorioso amor" em vez de dar um milhão ao Júlio Mendes para trazer outro Vitória para a Luz, o dê ao Marquinhos para que o prejuízo não seja tão grande! E nesse caso, quantos se tramarão?!... 

E remato perguntando a todos:

O que é um dilema? E no futebol,  o que será a ética?!...

Leoninamente,
Até à próxima

11 comentários:

  1. Álamo, você, neste comentário , retrata, com toda a exatidão e perspicácia, a realidade deste caso. Se o Sporting tivesse dado logo os 2 milhões de € ao S. Marco, ficando ele com os bolsos cheios e livre para assinar pelo Carnide. Os sportinguistas ainda não se aperceberam que o futebol português se rege por um código de não valores, e quem for passarinho será frito. O paradoxo, é que os sportinguistas, pedem moralismo para as ações do seu clube, e depois elogiam os dirigentes e vitórias dos nossos adversários que só se valem do chicoespertismo.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Alamo,
    Etica ,aglutina um conjunto de valores e principios que elevam de tal forma os comportamentos que, quando praticados de forma exacta, sao inatacaveis.
    Um bom exemplo foi o processo de renovacao de JJ com o Benfica.
    Ingratidao pura do Jesus perante um comportamento de pura amizade e etica de LFV.
    Nunca quis renovar com ele mas jamais deixar o home no desemprego, isso nunca.
    O novo rico ate tinha 4 opcoes pro home!!
    Mas o home fala mal mas dormiu com a almofada e pensou, mas o orelhudo pensa o que?? Que sou um pau mandado dele??
    E la deu sopa ao pneuzeiro e foi a vidinha dele...
    Ingrato este Jasus, tudo feito na maior lizura e etica !!
    Neste podre e nojento futebol portugues ainda andam ai papagaios a apreguar que o voz rouca e o mau.. Se for anjinho nem agua bebe!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que afinal a trincheira da ética no futebol vai sofrendo em cada dia mais deserções! Se calhar porque cada vez haverá menos sportinguistas a gostar que os tomem por parvos e lhes chamem lorpas! Se calhar um dia destes a trincheira da dita ética do futebol fica vazia e os mais de três milhões do fantástico universo sportinguista gritarão em uníssono... BASTA!...

      Eliminar
  3. Estava difícil chegar lá, mas mais vale tarde que nunca...

    ResponderEliminar
  4. Pois é caro Álamo,

    Mais uma vez não poderia estar mais de acordo com o que o meu amigo escreve!

    Curiosamente, alguns passarinhos (que creio serem da mesma espécies dos que avisaram o Álamo) também me disseram ao ouvido que uma das maiores virtudes desta "operação Jesus" é de, não só espetar um tiro no porta-aviões dos galináceos (que não sei se recuperam tão cedo), como também revelar á saciedade a falta de vergonha e os arranjinhos que estavam 'camuflados' na comunicação (anti) social desportiva neste País. A mesma funciona para elevar tudo o que emana do clube de carnide como algo divino e para criticar de forma feroz tudo o que Bruno de Carvalho faz ou diz.

    É que perante alguma "ordem" dessa tal "central goebbelsiana" logo os paus mandados espalhados por essa redacções respondem rápida e afirmativamente, não só replicando o que emanou da "central" como também criando uma núvem de poeira para os adversários...

    Estimo bem que esta gentalha continue a ser desmascarada e que, perante o ridiculo a que estão expostos, desapareçam de cena. Se tal não acontecer, cabe-nos a nós, Sportinguistas, irmos desmascarando o que esta gente por aí tem andado a fazer...

    Marco Silva... saiu a rir-se para as câmaras (mais uma vez) de uma reunião onde recebeu uma nota de culpa que visa o seu despedimento por justa causa... Além disso, sempre os recadinhos para os adeptos e associados leoninos... Pode-se enganar alguma gente durante algum tempo mas, não se pode enganar toda a gente durante todo o tempo!

    Dos cínicos e ínvios não reza a história!

    Força Sporting Clube de Portugal!

    ResponderEliminar
  5. Ética no nosso futebol? Só por exercício imaginativo!
    Subscrevo por inteiro os seus comentários e deixo-lhe uma pergunta: onde nos levaram e deixaram o comportamento ético e as alianças de FSF & sucessores (e, nestes, incluo BdC)?

    ResponderEliminar
  6. A génese nobre e elitista do Sporting está a morrer a cada dia que passa, se BdC já personificava o proletariado, JJ é cúmulo do proletariado.

    ResponderEliminar
  7. AINDA JESUS:LONGE DO PRETO E BRANCO


    Fosse o mundo a preto e branco e o veredicto estaria inapelavelmente traçado: Vieira ? Guilty!

    Há, porém, na vida e sobretudo nesse mundo estranho que é o futebol, muitas zonas de cinzento que talvez recomendem algumas cautelas a quem procura culpados.

    Mantenho a opinião de que dificilmente saberemos alguma vez toda a verdade quanto a este processo e se calhar ainda bem: a lavagem de roupa suja envolvendo o Benfica é algo que todos dispensamos.

    Reafirmo também que não tenho grandes dúvidas de que para o desgaste da relação entre Vieira e Jesus contribuiu também uma certa guerra de egos, para além de diferentes visões sobre projectos, formação ou o futuro do Benfica.

    A vitimização de Jesus logo empunhada publicamente por gente que deveria ter tento na lingua e na pena como RAP ou Leonor Pinhão confirmou apenas a melhor tradição inquisitorial dos portugueses: Vieira no pelourinho e temos as culpas expiadas e punidas.
    Acontece que, de facto, as muitas zonas de cinzento que vamos conhecendo nestes últimos dias, desmentem um pouco a tese da cabala contra o pobre Jorge Jesus, empurrado de forma ignóbil do Benfica.
    É hoje público que há pelo menos 2 meses que JJ ia mantendo contactos com gente ligada à SAD do Sporting.
    Mais: na sua edição de ontem o insuspeito “Expresso” avança mesmo alguns pormenores: em sondagem efectuada há 2 meses junto de alguém do Sporting, Jesus pretendia saber pormenores importantíssimos para alguém que deveria estar de corpo e alma no Benfica; “se o jogador X poderia jogador na posição Y ou como era o ambiente no balneário do Sporting”.

    Sabe-se agora também que as conversas de há 2 anos com Godinho Lopes forem muito mais do que simples sondagens: Jesus chegou inclusivamente a avançar com uma lista de jogadores pretendidos.

    Parece, pois, que para além de uma alguma ingenuidade de Vieira e de mais um salto no desconhecido que pode revelar-se arriscado (para sermos simpáticos…) é no mínimo intelectualmente desonesto fazermos de Jesus a vitima e de Vieira o impiedoso algoz.
    Pergunto-me se a cabeça de Jesus estaria a 100% no Benfica e se a sua vontade seria, de facto, continuar: ao lembrar agora a forma pouco efusiva como Jesus festejou campeonato e Taça da Liga (qualquer semelhança com o Jesus eufórico de há 1 ano será mesmo mera coincidência…), fico sem grandes dúvidas.

    Dizia Vieira em Agosto de 2014 que “os grandes erros que o Benfica cometeu aconteceram na hora da vitória; disse JJ há não muito tempo que tinha atingido o topo pelo que não fazia sentido sair para outro clube português.


    É assim no futebol e no Benfica: tudo linear, tudo simples. É isso, não é ?


    RC
    Publicada por Cosme em 12:43

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é caro Cosme! No Benfica é tudo limpinho, limpinho! Em todos os outros clubes, uma porcaria completa! Se Hitler ainda fosse vivo e tivesse o poder que chegou a ter, apenas se aproveitava o Benfica! O resto, marchava tudo para a câmara de gás! Nem os alemães arianos escapavam! E o mundo ficaria COMPLETAMENTE purificado!...

      Eliminar
    2. Cosme, quem nos garante a nós que, desde há 3 ou 4 meses, JJ adivinhava que, no Benfica, já tinha a rota do Catar traçada?

      Eliminar
  8. Ora aí esta "o monco do perú bleu e rouge", as cores das "nádegas"...
    E engraçado mais rouge que bleu...porque assim "o conseguiu o colinho"...!

    Já o afirmei nem sei quantas vezes que (desconhecendo o que se passava nos bastidores...) MS era o "meu" treinador...
    Já agora dizer também...que JJ nem era da minha especial simpatia, não pela sua falta de competência, mas por uma não empatia com a maneira de ser da pessoa...
    É claro que agora "vou ter de reciclar as ideias"...pois eu nunca deixaria de apoiar o treinador do "meu"Sportong...!
    Mas é engraçado... a maior parte dos "comentadeiros" atacam o JJ e esquecem aquilo que Vieira se preparava para fazer ao treinador que lhes tinha dado em seis anos tantas vitórias...se JJ se tivesse deixado ir na conversa...

    Vieira queria baixar a factura "e correr" com JJ para fora do benfica e por isso, de "panelinha feita" com JMendes, preparava-se para o "encaixotar" ou para França ou para as areias do deserto arábico...
    Felizmente JJ, ao contrário de muitos ...ama verdadeiramente o idoso pai e não o quis deixar neste período assaz dificil da vida desse "Leão de Ouro" e recusou-se a sair para fora do País...
    Aí Vieira "tentou" então ficar com ele, mas a preço de saldo e "absolutamente descansado" porque estando fcporto com o "Lotropego" assegurado, nunca haveria a possibilidade de ele rumar a Alvalade por falta de capacidade financeira e assim, com "todas estas certezas", Vieira pôde dar-se ao luxo de "gozar" com JJ...

    Mas enganou-se BC o Presidente "que não dorme" aproveitou esta oportunidade quase unica de colocar à frente da equipa do Sporting...um treinador com carisma e que parece saber do oficio e zás...numa "jogada de mestre" deu a JJ a possibilidade de realizar o seu sonho e o de seu pai e aí o temos de Leão ao peito...

    Traição...
    Falta de ética...
    Pouca vergonha...
    Gritou "toda a escumalha" que dia e noite se afadiga para destruir o Sporting...
    À escumalha alheia ...juntaram-se alguns daqueles que sempre vegetaram á sombra do "Leão Rampante" e vá de desancar a torto e a direito no Presidente do Sporting, que se é verdadee que tem alguns defeitos...tem também muitas virtudes, sendo a amor de todas...o amor que tem ao seu e nosso Clube...

    Vamos ter calma, pela minha parte não vou regatear o apoio total a BC...
    Os outros...que cada um faça... o que lhe ditar a consciência...!!

    Sporitng Sempre...!!
    Abr e SL

    ResponderEliminar